Especiais » Poker e Outros Esportes

Tiger Woods, o Phil Ivey do golf


02/04/2012
» comente

Na nossa seção “Outros Esportes”, veremos que o poker e os demais esportes praticados ao redor do mundo têm muito mais em comum do que você pensa.

Esporte individual. Duelos épicos. Jogadores talentosos. Premiações milionárias. Phil Ivey e Tiger Woods. Já percebeu que o golfe tem muito a ver com o poker, certo? Na nossa coluna de estreia, você conhecerá as semelhanças entre esses dois esportes que conquistam cada vez mais adeptos nos cinco continentes.

Em ambas as modalidades o valor das premiações assusta. Veja bem, o título do Main Event da WSOP, a maior série de torneios de poker do mundo, rendeu ao alemão Pius Heinz cerca de oito milhões de dólares; e a Fedex Cup, maior evento de golfe dos Estados Unidos, quase dez milhões ao seu campeão, o norte-americano Bill Haas. Valores superiores aos que o tenista Novak Djokovic conseguiu por vencer os torneios Australia Open, Wimbledon e US Open.

CAESARS CUP E RYDER CUP

A maioria dos grandes jogadores de poker vem das Américas ou da Europa. Então, por que não colocá-los para se enfrentar? Partindo dessa premissa, a Caesars Cup foi criada. No ano de 2013, ela irá para sua terceira edição. O evento foi inspirado na Ryder Cup, torneio de golfe que desde 1927 coloca americanos e europeus como adversários. As duas competições acontecem de dois em dois anos e mesclam jogos em duplas e partidas individuais.

Uma das diferenças é que na Caesars Cup os jogadores do time americano podem ser de qualquer parte da América – Norte, Central e Sul. A atribuição dos capitães também muda. Na Ryder Cup, os líderes de cada equipe não jogam. Suas funções estão limitadas a escolher os integrantes de suas seleções e colocá-los nos melhores duelos possíveis. Já na competição de poker, todos vão para o jogo.

Na última edição da Caesars Cup, disputada em outubro de 2011, na cidade de Cannes na França, o time americano foi liderado pelo polêmico Phil Hellmuth. A equipe europeia teve como capitão o francês Bertrand “Elky” Grospellier. Os dois astros participaram das partidas individuais, e os americanos levaram a melhor. Hellmuth venceu Max Lykov, e Johnny Chan derrotou “Elky”.



PHIL IVEY E TIGER WOODS

Negros em esportes dominados por brancos. Sucesso prematuro. Grandes conquistas e problemas conjugais. Phil Ivey e Tiger Woods podem possuir personalidades diferentes, mas quando se trata da história dessa dupla, as comparações são inevitáveis.

Além da semelhança física, os dois são ícones. Woods foi o golfista mais novo a vencer 14 grandes torneios de golfe, os majors; e Ivey, o primeiro a conquistar oito braceletes de ouro da WSOP antes dos 35 anos.

Porém, apesar dos feitos, ainda falta bastante chão para eles se tornarem os maiores vencedores em seus respectivos esportes. Enquanto Tiger tenta alcançar Jack Nicklaus, que conquistou 18 majors em sua carreira, Ivey corre atrás de Phil Hellmuth, que tem 11 braceletes da série mundial de poker.

E não é só com o golfe que os caminhos do poker se entrelaçam. Nas próximas colunas, veremos que o esporte mental está por todo cantos, e presente em muito mais modalidades, de uma maneira ou de outra.



Diego Scorvo

Especialista em esportes desconhecidos, encontrou no poker um porto seguro. Converse com ele cinco minutos, e ele vai citar umas cinquenta pessoas. Vinte delas não existem, dez você não conhece e o resto ele falou o nome errado.


Leia Também



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2019. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123