Especiais » Poker e Outros Esportes

Jerry Buss – Uma estrela nos feltros

Conheça a história do homem que mudou Los Angeles


19/02/2013
» comente


Jerry Buss ganhou um lugar na calçada da fama de Hollywood

Faleceu na tarde dessa segunda-feira, 18, o Dr. Jerry Buss, médico que além de ser um apaixonado pelo poker era proprietário do Los Angeles Lakers. Confira o especial da Card Player em homenagem a esta lenda dos esportes:

Quando o Dr. Jerry Buss saiu do interior dos Estados Unidos, muitos duvidavam que aquele pacato homem pudesse fazer a diferença na grande cidade, mas ele fez. Ao chegar à Los Angeles, o médico, agora funcionário da Universidade do Sul da Califórnia, fez uma compra que mudaria o seu destino e o de milhões de pessoas.

No total, Buss pagou 67 milhões de dólares para adquirir as equipes do Los Angeles Lakers (time de basquete), do Los Angeles Kings (time de hockey no gelo), o ginásio The Forum e o rancho Jack Kent Cooke. No ano da compra, 1979, essa foi a maior transação da história dos esportes.


Jerry Buss ao lado de Kobe Bryant

Já em 1980, o Lakers se sagraria campeão da NBA. O destaque da equipe foi um calouro, o jovem Earvin “Magic” Johnson. Na década, a equipe venceria mais quatro títulos, sempre com a dupla dinâmica “Magic” Johsnon e Kareem Abdul-Jabbar liderando o esquete roxo e amarelo.

Já o Los Angeles Kings batalhava para vencer as suas partidas, mas em 1989, Jerry Buss faria o impossível. Em uma troca com o Edmonton Oilers, o dono do time conseguiu contratar Wayne Gretzky, o Pelé do hockey no gelo. Essa contratação mudou o esporte, e fez do Kings um time popular, algo impensável anteriormente.

Após a aposentadoria de “Magic” Johsnon e Kareem Abdul-Jabbar, Buss arquitetou novamente a construção de outra grande dupla, dessa vez, o Lakers teria Shaquille O’neal e Kobe Bryant.

Mais uma vez o Dr Buss acertou em cheio, e o seu time venceu mais três títulos. Sem Shaq, a equipe perdeu o brilho, mas o dono não deixou o time se enfraquecer. Com a vinda do espanhol Paul Gasol, vieram mais duas vitórias.

Sob o comando de Jerry Buss, o Lakers venceu 10 títulos, a melhor marca da liga entre 1979-2013.


Jerry Buss comemorando um título da NBA

O poker

O poker sempre fez parte da vida de Jerry Buss. Apaixonado pelo esporte da mente, ele disputou a World Series Of Poker (WSOP) por 25 anos. Em 1991, o amador chegou até a fazer mesa final no Evento 7: Limit 7 Card Stud, em que ele ficou na terceira posição. Buss também participou do programa High Stakes Poker.


Jerry Buss jogando poker



Diego Scorvo

Especialista em esportes desconhecidos, encontrou no poker um porto seguro. Converse com ele cinco minutos, e ele vai citar umas cinquenta pessoas. Vinte delas não existem, dez você não conhece e o resto ele falou o nome errado.


Leia Também



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2019. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123