Poker e o baseball são dois esportes muito diferentes, mas por incrível que pareça existem algumas coisas em comum entre as duas modalidades. Você sabia que o termo “hit and run” do cash game é uma jogada muito usada no baseball? E os bonés que os jogadores costumam utilizar nas mesas, você já deve ter visto muitos que pertencem as equipes da Major League Baseball (Liga Profissional de baseball dos EUA), e nem fazia ideia disso. Para ficar por dentro de todos estes detalhes, confira a edição dessa semana da coluna “Outros Esportes”.
Jason Mercier já venceu dois braceletes de ouro da WSOP, mas quem lhe acompanha nas mesas de poker não são as joias e sim os gorros do Miami Marlins
Quem usa o boné de quem?
Jason Mercier nasceu em Hollywood, Flórida, e sempre que pode usa alguma indumentária das equipes profissionais do seu estado natal. Destaque para os gorros e bonés do antigo Florida Marlins, atual Miami Marlins.
Um dos maiores jogadores de todos os tempos, Dan Harrington não vai aos feltros sem o seu boné verde do Boston Red Sox.
Dan Harrington e seu boné verde do Boston Red Sox
Não tenha vergonha de correr
O hit and run no poker é uma situação onde o jogador, após ganhar uma boa quantia em dinheiro abandona o jogo de cash game. Nos feltros a atitude é considerada covarde, porém nos campos de baseball quando um técnico chama o “hit and run”, a ordem é ser agressivo.
O “hit and run” no baseball é usado para diminuir a ineficiência do ataque. A jogada consiste em uma sincronia entre rebatedor e corredor. O jogador que está em base, geralmente na primeira, corre em direção à base seguinte no momento do arremesso, já o rebatedor por sua vez, precisa fazer contato com a bola, caso contrário o corredor pode ser eliminado com muita facilidade.
O anel e o troféu de campeão do mundo conquistados pelo Boston Red Sox em 2004
As World Series
O sonho de todo jogador profissional seja de poker ou de baseball é vencer a World Series.
A World Series of Poker (WSOP) existe desde 1970, e é uma série de torneios disputados em Las Vegas no Rio All-Suite Hotel & Casino. O vencedor de cada torneio leva um bracelete de ouro para casa. O jogador com mais títulos é o norte-americano Phil Hellmuth, são doze no total.
No baseball, a World Series é a grande final da MLB (Major League Baseball), principal liga profissional dos Estados Unidos. A decisão reúne os campeões da Liga Americana e da Liga Nacional, que em uma série melhor de sete vão decidir a temporada. Entre os maiores campeões, destaque para a supremacia do New York Yankees, equipe dona de 27 títulos.
O vencedor da World Series do baseball não leva um bracelete para casa, mas se engana quem pensa que os campões ficam de mãos vazias. O clube leva o The Commissioner's Trophy, e os jogadores e treinadores recebem como recompensa pela conquista valiosos anéis.
Em 2004, o Boston Red Sox encerrou um jejum de 86 anos sem títulos, e para comemorar o feito, mandou fazer um anel de 42 mil dólares para todos os membros do grupo campeão.
O ace Matt Cain (foto) ajudou o San Franciso Giants a vencer a World Series em 2010
É impossível vencer sem um ás no campo
O ás é a carta mais valiosa do poker. Quando alguém sai com um par, o jogador precisa fazer muito esforço para segurar o sorriso. No baseball não é diferente. Quando um treinador tem a sua disposição dois aces (ás), o time dificilmente vai ter uma temporada ruim.
No esporte dos arremessadores, contar com dois jogadores de elite é um trunfo importantíssimo. E o ace é isso, aquele arremessador capaz de conseguir muitas vitórias.
Especialista em esportes desconhecidos, encontrou no poker um porto seguro. Converse com ele cinco minutos, e ele vai citar umas cinquenta pessoas. Vinte delas não existem, dez você não conhece e o resto ele falou o nome errado.