A família Harrington escolheu a dedo onde começar a sua vida. Nativos da Irlanda, os desbravadores fincaram a sua bandeira em uma cidade que não permite imperfeições. Em Cambridge, Massachussets, é preciso honrar as tradições intelectuais do local. Se o nome não é estranho, você está certo. A escolha foi uma homenagem a uma das mais antigas e prestigiadas universidades da Europa, a Cambridge University.
Se a honraria não fosse suficiente, a “filial” extrapolou todas as expectavas e fez das suas terras um local farto para a educação. Nas ruas de Cambridge residem a Universidade de Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), duas das mais conceituadas instituições de ensino do planeta. Foi nesse polo educacional que Dan Harrignton veio ao mundo, e por influência ou não, se tornou um dos jogadores de poker mais brilhantes e inteligentes da história do esporte.
Apesar de nunca ter se dedicado integralmente os jogos, Harrington dominava as peças do xadrez, lançava os dados de gamão com maestria e jogava as mãos de poker como poucos. Em 1971 foi soberano no estado de Massachussets ao conquistar o campeonato estadual de xadrez.
Aluno de Harvard, Harrington jogou algumas partidas de poker com o então promissor Bill Gates. Após se formar em direito, foi trabalhar no mercado financeiro e conciliou a vida na economia com a sua carreira no poker. Nesse período, Dan Harrington também fundou a Anchor Loans, empresa responsável por investimentos no setor imobiliário.
Na década de 1980, o jogador fez parte de um famoso grupo de poker em Nova York, o Mayfar. A alcateia era formada por nomes do calibre de Howard Lederer, Steve Zolotow, Erik Seidel e Mike Shictman. A turma anos mais tarde venceria 20 braceletes de ouro da World Series Of Poker.
Em 1995, Dan Harrington conquistou o Main Event da WSOP, e no final daquele ano resolveu se afastar dos feltros verdes. No período longe das mesas, fez da sua empresa, Anchor Loans, a maior investidora no ramo imobiliário dos Estados Unidos.
Oito anos após seu afastamento, Dan Harrington decidiu que era hora de voltar às mesas de poker, e em 2003 chegou à mesa final do Main Evet da WSOP, conquistando a terceira posição. Na temporada seguinte repetiu a dose, porém dessa vez ficou em quarto lugar, entretanto levou para casa cerca de 1,2 milhões de dólares, quantia duas vezes maior que a obtida no ano anterior.
Conhecido por seu estilo cerebral, Dan Harrington coloca-se a mesa empunhado do boné verde do Boston Red Sox, uma homenagem à Irlanda e ao estado de Massachusetts.
Além de ser dono de dois braceletes de ouro da WSOP, Dan Harrington é um os cinco jogadores que conseguiram vencer o Main Event da série e um título no World Poker Tour (WPT).
Eleito para o para o Hall of Fame em 2010, Harrington cravou de vez o seu nome no pórtico dos imortais. Autor de livros sobre o poker na sua carreira como escritor destaca-se a trilogia sobre o Texas Hold’em.
Atualmente Dan Harrington mora em Santa Monica na Califórnia, e divide seu tempo entre o poker e os seus investimentos.
MAIS:
» Confira a entrevista de Dan Harrington para a Card Player Brasil.
» Adquira os livros de Dan Harrington, em português, lançados pela Raise Editora.
Especialista em esportes desconhecidos, encontrou no poker um porto seguro. Converse com ele cinco minutos, e ele vai citar umas cinquenta pessoas. Vinte delas não existem, dez você não conhece e o resto ele falou o nome errado.