EDIÇÃO 87 » COLUNA NACIONAL

Principais motivos que influenciam no fracasso de um jogador de poker em potencial

Tudo é relativo, Einstein já dizia


Fábio Eiji
Quando se fala em poker, um primeiro ponto, importante de ser marcado, é que o “talento” é altamente relativo. O poker é um jogo multidisciplinar e tem diferentes dimensões, como a lógica-matemática, estratégica, além de psicológico (em vários aspectos, como capacidade de concentração, organização e empatia), emocional, entre outros. Isso nos mostra que ter facilidade em uma área pode ajudar, mas não é suficiente. É possível, por exemplo, ser vencedor mesmo conhecendo pouco ou nada dos conceitos matemáticos, mas compensando essa falha com uma enorme capacidade de observação e ajuste aos adversários, característica advinda principalmente da experiência acumulada nos feltros e, talvez, na vida fora deles.
 
Ao mesmo tempo, dominar todos os conceitos matemáticos e estratégicos não garante sucesso na carreira de um jogador que tenha dificuldade em controlar seu estado emocional, psicológico e financeiro. Um jogador que convive constantemente com tilts, que se afeta desproporcionalmente a cada bad beat, a cada derrota e que não gerencia corretamente suas perdas está fadado ao fracasso.
Visando auxiliar o leitor em início de carreira, compartilharei alguns dos motivos, que penso serem os principais, que influenciam no fracasso de um jogador de poker em potencial.
 


MANTER-SE CONFIANTE NAS DERROTAS
Quanto mais estudamos o jogo, mais compreendemos sua mecânica. O poker não trata-se apenas de mãos boas contra mãos ruins. Entender isso é um passo fundamental para não se deixar abalar pelas derrotas, cuja frequência é, sem dúvidas, muito maior que a de vitórias. Ser vencedor no poker é diferente de vencer um torneio, portanto, não estamos falando sobre apanhar menos, mas sobre qual a nossa capacidade de absorver as derrotas, analisá-las, aprender com elas e estar emocionalmente preparados para o próximo desafio.  
 
MANTER-SE HUMILDE NAS VITÓRIAS 
É difícil compreender as verdadeiras manifestações da tão falada variância no poker. Em pouco tempo, aprendemos que grandes períodos de perda fazem parte do cotidiano de qualquer jogador profissional, as famosas downswings. Porém, muita gente subestima o outro lado da variância, as upswings. É mais ou menos aquela história: quando perco, é por azar; quando ganho, é por competência. Nem uma coisa, nem outra. Principalmente quando falamos de torneios, é possível vencer mesmo sem a preparação adequada. Por isso que vitórias precoces podem ser muito prejudiciais na carreira de um jogador que não esteja psicologicamente maduro o suficiente para entender os limites de suas habilidades. Qualquer jogador que vencer um torneio certamente teve seus méritos e tem grandes qualidades necessárias para um jogador de poker; porém, como falamos na introdução, algumas qualidades não são garantia de sucesso no longo prazo.
 
PLANEJAR SUA VIDA FINANCEIRA
Esta é a parte mais delicada na vida de um jogador de poker, aliás, na vida de qualquer pessoa. Tenho a impressão de que nós, brasileiros, não somos educados corretamente a cuidar de nossa vida financeira. 
 
O poker é um jogo que envolve grandes quantias de dinheiro. Seja para um estudante médio que começa a trabalhar como dealer e ganha muito mais que a média dos empregos em sua idade e qualificação ou seja pelos (principalmente) jovens jogadores que começam a conquistar as primeiras vitórias nas mesas. Se for online, então. Afinal, os prêmios são em dólares.
 
Além da minha própria experiência, tenho muitos exemplos próximos de jogadores que ganharam muito, mas hoje tem muito pouco ou nada. É muito difícil conter a euforia enquanto se está jogando bem e as coisas dão certo, mas é preciso nunca perder de vista que passar por um período sem vitórias é comum e provavelmente acontecerá com todos.
 
Em um cenário ideal, o jogador que está investindo em sua carreira tem guardado um "colchão" no valor de 1 a 2 anos de seus gastos mensais, para que, caso as coisas não dêem certo no começo, a pressão pela necessidade de pagar as contas não interfiram diretamente em sua maneira de jogar.
 


O MELHOR PERFIL 
O que há em comum entre os três itens citados anteriormente? Em nenhum deles as habilidades dentro das mesas foi preponderante, mas a capacidade de gerenciar o dinheiro, os ganhos e o controle emocional foram os fatores que mais apareceram.
 
Como dito na introdução, são muitas as qualidades que fazem parte das características de um bom jogador de poker. Me sinto seguro em afirmar, contudo, que o jogador que tem maiores chances de sucesso tem como características principais a capacidade de concentração e observação e uma certa maturidade psicológica e emocional. Essas características ajudam a manter uma certa frieza com relação ao jogo de poker, evitando que sejam criados laços emocionais com o torneio ou sessão de cash game em questão e, dessa forma, permitem que melhores decisões sejam tomadas, além de evitar maiores frustrações quando as coisas não dão certo. Nem tudo é relativo, mas o poker é.


NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 87

Ano 8 - outubro, 2014

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
Aumente seu stack agora! Stack fichas
Curso Poker Fora da Caixa em Belo Horizonte - Massari Poker School
Fichas de Poker

NEWSLETTER

Receba nossas novidades em seu e-mail.

Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online



30% de desconto em todos os livros de poker. Até 3x sem juros. Você ainda ganha baralho Copag.

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2017. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×