EDIÇÃO 98 » COLUNA NACIONAL

Criatividade Como Vantagem Competitiva

Questione as nuances mais sutis


Fábio "F1oba" Maritan
Existe um grande equívoco, principalmente por parte de jogadores iniciantes, de tentar encontrar a “fórmula mágica”, o segredo metódico para se vencer no poker. Oras, num cenário onde todos aplicam um método para se vencer regularmente, não há mais vencedores nem perdedores, sendo que no fim tudo se resumiria a uma atividade extremamente custosa e maçante. O grande alívio é que, mesmo com o conhecimento acessível e muito difundido, principalmente com os avanços tecnológicos, a fonte está longe de secar.

Ao longo da evolução das estratégias do jogo, muitos expressaram seus pensamentos acerca de como lograr êxito nas mesas. Adquirir esse conhecimento, seja em livros, vídeos ou qualquer outro meio, é muito válido, porém cabem algumas ressalvas. Fato é que aquela estratégia é o resultado da adaptação que aquele jogador faz para o ambiente competitivo em que ele está inserido. Uma vantagem competitiva que é carimbada com um prazo de validade que é alcançado à medida que aquele conhecimento vai se tornando mais universal ou “manjado” naquele meio. Sendo assim, o maior valor que se tem ao ser apresentado às novas estratégias é absorver o que há de bom e aplicável na realidade em que você está situado, fugindo de regras e verdades universais.

Voltando para a vantagem competitiva, o que há de comum em diferentes estratégias vencedoras? Todas são resultado da criatividade, do pensar de um jogador ou pequeno grupo deles para se diferenciar naquele meio. Esta é a maior vantagem competitiva dos times de poker bem-sucedidos no mercado. Ter um pequeno grupo de jogadores com objetivos similares, discutindo inúmeras situações diárias com objetivo de estar à frente de um grupo muito maior de jogadores. Pronto. Não há fórmulas nem regras, há pensamento lógico e criatividade para fugir do senso comum.



Ser criativo dentro do poker é sempre estar questionando as nuances mais sutis, na infinidade de possibilidades que jogar poker proporciona. O norte, o objetivo, é sempre acumular fichas de maneira não-convencional, maximizando os ganhos. Questionamentos como, por exemplo, por que determinada aposta não pode ser maior ou menor aqui, contra esse tipo de jogador, dessa posição, com tal histórico? Que tipo de reação terei se minha aposta aqui for maior que o pote e não um convencional meio pote? Por que não abrir maior pré-flop nessa situação específica? O que representa eu pagar essa aposta dessa posição, com esse stack efetivo, contra esse vilão em especial? Enfim, tratar o poker com um nível de profundidade exigido para se vencer com constância.

O poker moderno exige um nível de comprometimento cada vez maior dos jogadores profissionais. Tenha certeza que o esforço de se manter à frente dos demais competidores, pensando nas estratégias para se vencer e regado a muita dedicação e disciplina traz, lá na frente, uma gratificante recompensa. Por fim, um bom coach é aquele que vai compartilhar sua experiência ao mesmo tempo que estimula a criatividade e o pensar em cada ação daquele aluno de forma contínua, aplicada àquela realidade corrente. Sendo assim, procure profissionais que estejam recentemente vivendo com êxito a realidade que almejam. No mais, sucesso nas mesas e até a próxima.


NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 98

Ano 9 - setembro, 2015

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
FichasNet Garantimos o melhor negócio online na compra e venda de créditos.
Vem aí o WPT Uruguai no Enjoy Punta del Este!
Aumente seu stack agora! Stack fichas

NEWSLETTER

Receba nossas novidades em seu e-mail.

Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2017. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×