EDIÇÃO 74 » COLUNA NACIONAL

Teoria do Poker — Pot-Limit Omaha

Aumentando e pagando pré-flop


Felipe Mojave
No artigo desta edição, vou voltar a falar um pouco sobre alguns quesitos da Teoria do Poker em Pot-Limit Omaha.

Todos sabemos que o Omaha é uma modalidade que vem ganhando muito espaço e, mesmo já com muitos praticantes, ainda assim, o nível de jogo não é tão forte e sua estratégia também não é difundida como a do Texas Hold'em. Outra grande verdade é que, diariamente, dezenas de jogadores de Hold'em aprendem e se envolvem com o Omaha, tornando o jogo cada vez mais forte e competitivo.
Neste artigo, vou falar sobre um assunto técnico bastante interessante: pré-flop, dar raise ou não?
Em minha opinião, esse é um dos fatores mais subjetivos do poker e que gera mais dúvidas nos jogadores — e posso dizer que muitos, até hoje, não sabem a razão pela qual são norteados antes de tomar essa decisão. Desse modo, acredito que este artigo servirá tanto para os novatos quanto para os mais experientes.

Digamos que você acabou de receber AAKK (double suited). A chance de você receber essa mão é de cerca de 50.000-para-1, ou seja, a cada 50 mil mãos, você receberá A-A-K-K double suited apenas uma vez. Agora você entrou em um duelo contra um oponente que está segurando 4567 (single suited). Frente a uma mão bastante comum como essa, sua chance de vencer é de aproximadamente 62%.
Em uma comparação direta com o Texas Hold'em, quando você segura um A-A ou K-K, geralmente, você vencerá em 70 ou 80% das vezes. Essa é uma discrepância muito grande entre as modalidades, e foi exatamente daí que nasceu a questão de aumentar ou não quando você segurar uma mão forte no Omaha.

A princípio, vocês devem saber que o Omaha é um jogo de flop, dependente deste, e por isso é necessário evitar o all-in pré-flop na maioria das circunstâncias.

"E se eu aumentar apenas com A-A-X-X, sendo sempre favorito, e com as demais mãos eu entrar de limp?" Bom, o grande problema nessa estratégia é que o seu jogo será muito previsível e você matará um dos fatores-chave do jogo de Omaha: fazer com que seus oponentes cometam erros contra você.

"E seu eu entrar sempre de limp?" Essa estratégia seria muito melhor do que apenas aumentar com A-A, mas ainda está longe de ser a mais lucrativa. Quando você não aumenta pré-flop e tem uma mão muito forte, você não faz os seus oponentes (que também estão entrando de limp) pagarem o suficiente para ver o flop. Além de perder a vantagem matemática, você não ganhará a mesma quantidade de potes se estivesse usando uma estratégia de aumento.

Aumentando pré-flop com uma variedade maior de mãos, você vira um jogador imprevisível. Além disso, puxará mais potes, já que está diminuindo a quantidade de oponentes e melhorando as chances matemáticas de vencer. Outro fator importante é que você força seus oponentes a pagarem apostas maiores quando você tem a melhor mão e ganha, com frequência, mais oportunidades de blefar.

"E se você variar entre o limp e o raise, combinando e explorando o que há de melhor em cada estratégia?" Essa seria a minha sugestão, e é exatamente a técnica que uso. Mas é preciso tomar cuidado porque quanto mais elementos você misturar em sua estratégia, mais complexa ela fica. Então, fique atento para não se perder.

Espero que vocês tenham entendido este conceito teórico e que tenham curtido este artigo. Para deixá-lo mais completo, a tabela de mãos iniciais que criei e que havia publicado anteriormente na edição 57 da Card Player Brasil.


NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×