EDIÇÃO 65 » COLUNA NACIONAL

Evolução

Estágios da evolução técnica dentro do jogo


Diógenes Malaquias

Nesta edição, vou falar sobre os diversos estágios de conhecimento que um jogador de poker passa durante sua evolução técnica dentro do jogo.

Este é um assunto bem interessante e serve para compreender melhor a dinâmica de uma mesa. Ao analisar, vejo claramente que passei por todas as fases que vou citar aqui.

O primeiro estágio é o do jogador que sabe apenas as regras do jogo, e isso gera um sentimento de diversão – afinal, é um novo jogo que aprendemos. Porém, me lembro de que no início de 2005, quando aprendi a jogar, eu sentia uma certa angústia. Saber as regras, mas não as estratégias, era incômodo. Seria o mesmo que ganhar uma Ferrari e não possuir habilitação para dirigir.

O segundo estágio acontece quando o jogador começa a entender de ranges – saber que uma determinada ação tomada no pré-flop limita as combinações de carta que o jogador pode ter no flop. No meu caso, foi como se um mundo novo se abrisse diante de mim.



O terceiro estágio eu chamo de estratégia básica. Aqui, vejo muitos jogadores empacados na mudança do segundo para o terceiro estágio. Essas pessoas sabem as regras, entendem de ranges, mas não têm uma estratégia básica de jogo montada com argumentos sólidos. As pessoas simplesmente jogam, jogam e jogam. Desenvolver esse terceiro estágio é o primeiro passo para quem quer ser profissional ou ter o poker como um hobby lucrativo.

O quarto estágio é entender a estratégia do adversário e adaptar a sua estratégia para reagir da melhor maneira. A maioria das pessoas chega ao quarto estágio sem passar pelo terceiro. A adaptação antes da estratégia básica. Não acredito que a ordem esteja errada. Mas o que acontece é uma acomodação que faz com que o terceiro estágio seja pulado. Infelizmente, esse é um dos pontos em que os profissionais irão lucrar em cima de você.

O quinto estágio é uma resposta ao quarto: entender como um bom jogador acredita que você joga e como ele se adapta para vencer seu jogo. Aqui, começamos a separa homens de crianças. As pessoas que atingem esse grau de evolução conseguem adaptar sua estratégia para responder à altura do adversário.
Um exemplo simples para esse quinto estágio é alguém que consegue mudar seu estilo de tight para loose e de loose para tight, dependendo de como seus oponentes o enxergam.



O sexto e último estágio você atinge quando consegue fazer seu oponente, um jogador estudioso e pensante, errar. Eu levei entre cinco e seis anos para chegar aqui. Acredito que é preciso, no mínimo, alguns poucos anos de dedicação e estudo para chegar a esse nível. É uma mistura de esforço com conhecimento técnico e tácito.

Um exemplo básico dessa situação está no meu artigo da Edição 55, em que falo sobre quais mãos podemos ir all-in pré-flop. Lá, eu indico e provo porque devemos ir all-in pré-flop com certas mãos marginais a fim de confundir nossos adversários.

Lembre-se que o poker é um jogo que evolui constantemente e, mesmo que você chegue ao último estágio, nunca se acomode ou, cedo ou tarde, terá que galgar novamente os degraus da evolução.





NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 65

Ano 6 - dezembro, 2012

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
Aumente seu stack agora! Stack fichas
Curso Poker Fora da Caixa em Belo Horizonte - Massari Poker School
Fichas de Poker

NEWSLETTER

Receba nossas novidades em seu e-mail.

Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online



30% de desconto em todos os livros de poker. Até 3x sem juros. Você ainda ganha baralho Copag.

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2017. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×