EDIÇÃO 60 » COMENTÁRIOS E PERSONALIDADES

Jeitão de Tilt - Parte IV


Alan Schoonmaker
Nos artigos anteriores mostrei que a o perigo do tilt é muito maior do que vocês acreditam – principalmente para aqueles que jogam online e estão em transição para o live. Foram 14 os problemas analisados. Sozinhos, eles podem parecer inofensivos, mas deixe acumular três ou quatro e sua sessão será catastrófica.

Infelizmente, não existe fórmula ou maneira de eliminá-lo completamente. Mas podemos reduzir as chances de que o temido tilt nos pegue desprevenidos.

Primeiro, devemos aceitar o fato que estamos sempre em risco. Se você negar essa realidade, vai se dar mal. Você ignorará os avisos, correrá riscos tolos e pagará um preço alto por sua negação.

O TILT

A maioria das pessoas acha que "tilt" significa que você está jogando de modo descontrolado. A definição que temos usado é: "tilt é quando você está cometendo erros por razões emocionais que normalmente não cometeria”.

Em sua versão sutil, o tilt pode sair bem mais caro do que na descontrolada. Se você ficar maluco, pode perder um cacife ou dois, mas provavelmente identificará o perigo e desistirá. Mas ao cometer pequenos erros provocados pela emoção, provavelmente continuará jogando mal e perdendo dinheiro.

PREVENINDO O TILT


O velho ditado, "mais vale prevenir do que remediar", certamente se aplica ao tilt. Existem alguns passos que ajudarão. Alguns são adaptados de uma série que escrevi em 2004, outros são novos:

- Evite “gatilhos”;

- Ajuste-se ao ritmo mais lento dos jogos ao vivo;

- Monitore rigorosamente o seu próprio jogo;

- Pergunte constantemente: "Por que eu fiz isso?";

- Não se engane;

- Não tente ficar no zero a zero;

- Quando estiver em dúvida, vá para casa.

Evite “gatilhos”

Um gatilho é qualquer coisa que dispare o tilt. Levando em consideração que fatores que alterem negativamente meu estado emocional podem ser facilmente ignorados por você, isso torna esse item muito pessoal.

É claro que não podemos desviar daqueles três outs no river e de alguns outros gatilhos, mas você pode evitar jogar em lugares barulhentos e as perdas excessivas, por exemplo.

Digamos que, em uma mesa de cash-game, você ficará muito mal se perder três buy-ins. Então, jamais gaste mais que dois. Se o barulho realmente irrita você, jogue em lugares mais calmos, ou não jogue.

Ajuste-se ao ritmo mais lento dos jogos ao vivo   

Um ritmo mais lento, no poker, cria tédio, reduz a concentração e provoca erros primários. Em “Jeitão de Tilt – Parte I”, eu recomendei usar isso a seu favor: "Primeiro, estude os jogadores. Segundo, use o tempo extra para pensar cuidadosamente antes de agir".
    Se cumprir bem estas duas tarefas, o sua preocupação será menor, suas decisões melhorarão e você conseguirá resultados melhores, e, consequentemente se sentirá melhor consigo mesmo.

Monitore rigorosamente o seu próprio jogo
Pergunte continuamente a si mesmo: "Quão bem estou jogando?" e "Quais erros estou cometendo?". Monitorar-se tem os mesmos dois benefícios do tópico anterior: melhores decisões e tédio reduzidos. Em vez de esperar incontrolavelmente por cartas boas, você estará ocupado observando e pensando.

Pergunte constantemente: "Por que eu fiz isso?”

   
Analise friamente as causas dos seus erros, especialmente os que você normalmente não comete. Se você não souber por que está cometendo erros sérios, faça um intervalo e reveja cuidadosamente suas jogadas, os seus pensamentos e sentimentos.
Procure padrões. Errar uma vez não significa muito, mas se isso vem acontecendo com frequência, provavelmente, você está reagindo emocionalmente. Ou seja, você já está em tilt – e pode ser que a situação fique ainda pior.

Não se engane

Jogadores de poker enganam a si mesmos sobre muitos assuntos relacionados ao tilt. Por exemplo, eles podem ignorar seus “gatilhos” ou subestimar os seus efeitos. Para ele, é difícil admitir que alguma coisa realmente os aborrece.
Além disso, provavelmente, se enganarão sobre as suas capacidades de lidar com o estresse. Então, podem não identificar os próprios erros ou ainda atribuí-los a quaisquer outros fatores, menos às suas emoções.
Reconhecer falhas passionais é essencial para não sofrer grandes derrotas. Você pode querer negar isso, ou pode pensar que rapidamente irá readquirir o seu equilíbrio, mas por que correr o risco?
Incontáveis jogadores insistem que não estavam “tiltados”, enquanto, na verdade, todos à mesa podiam observar o contrário.

Não tente ficar no zero a zero

As palavras mais idiotas no poker são: "Eu quero ficar no zero a zero." Quando essas palavras vêm à sua mente, meu amigo, pode ter certeza, você está já entrou em tilt. Nesse estágio, suas emoções já estão interferindo na mais importante decisão que devemos tomar no poker: continuar jogando ou parar?
Caso tenha chegado a esse ponto, seja inteligente e faça a coisa certa: vá para casa.


Quando estiver em dúvida, pare


Se parecer que você pode estar em tilt, não espere a confirmação chegar, e não pense que você é tão bom que vai ganhar assim mesmo. "Eu posso não estar jogando o meu ‘A-Game’, mas ainda sou melhor do que esses patos". Não seja arrogante, você dificilmente irá se recuperar rapidamente.

Talvez você consiga, mas os riscos são muito maiores do que o retorno esperado. Vários “tiltados” já dizimarem seus bankrolls. Não faça isso também.

Lembrem-se: sempre haverá outro jogo de poker, mas não outro bankroll.



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×