EDIÇÃO 34 » MISCELÂNEA

Tenha o Tempo Como Aliado - Isso é o mais importante


Dusty Schmidt

Eis um dos conceitos mais importantes que você precisa compreender à medida que desenvolve seu negócio de poker online: o dinheiro não deve ser seu foco principal. Ele vai vir se você melhorar sua habilidade no poker ao longo do tempo. O dinheiro é consequência.

O tempo é mais importante. O tempo (juntamente com o dinheiro) é o seu estoque no poker enquanto negócio. Toda vez que você se sentar para jogar, deve buscar agregar o máximo de horas qualitativas possível. Quando você perde tempo no jogo errado ou em uma mão não produtiva, está gastando horas.

Imagine um vendedor que ganhe 100% de comissão. Ele acorda todo dia sem nenhuma garantia; pode sair e fechar muitos negócios ou pode dar tudo errado. Não há garantias. Mas ele tem certo talento que o torna melhor que os outros, e esse talento se mostra todo dia. Se ele for a todos os compromissos, seu talento — sua “vantagem” contra a concorrência — se revelará o bastante de modo a se tornar estatisticamente relevante. Esse é um jogo de números. Quanto mais eficazmente ele gerenciar seu tempo e seus compromissos, mais sua vantagem se converterá em lucros.

No poker como negócio não é diferente. Seus ganhos específicos em qualquer dia dependem de quantos jogadores ruins estejam jogando, de como você está se sentindo, da qualidade das suas decisões, e assim por diante. Mas o essencial da sua habilidade vai permanecer constante.

Você basicamente precisa encarar seu tempo como se estivesse trabalhando durante um expediente pré-determinado. Não é sexy pensar no poker dessa maneira, mas é verdade. Alguns dias, você estará pensando claramente e as mesas estarão boas, então você vai ganhar $1.000 por hora nessas circunstâncias ideais. Outros dias podem não correr tão bem e, neles, você pode perder $500 por hora.
Em geral, sua média é de $250 por hora. Portanto, se você gastar 30 minutos vendo uma série na TV quando deveria estar jogando, terá pagado cerca de $125 para fazer isso. Os 10 minutos que você perde acompanhando um fórum qualquer lhe custam cerca de $42 (um sexto de $250). Eu encaro meu negócio de poker exatamente nesses termos. Se eu fizer outra coisa durante esse tempo que reservei para jogar, isso estará me custando dinheiro.

A melhor abordagem é fazer uma espécie de agenda. Por exemplo: “Vou jogar das 19h até meia-noite de quarta a sexta-feira, e das 16h a meia-noite nos sábados e domingos. Vou estudar das 20h às 22h nas segundas e terças”. Essa resolução me coloca nas mesas quando é mais vantajoso jogar — normalmente, os horários de folga dos americanos.

Mas você precisa se adaptar. Talvez a cada cinco ou seis dias, você cheque seus e-mails ou os resultados de uma partida, e perceba que as sessões têm sido um sonho. Você precisa tirar proveito disso: deve jogar e fazer o seu melhor durante esse período. Talvez o dia se torne uma maratona se elas permanecerem boas, talvez você jogue apenas até ficarem ruins. Se os jogos forem bons, você deve estar disposto a manter seus olhos abertos com fita adesiva se isso lhe mantiver nas mesas.

Você precisa aceitar que jogos bons não vão necessariamente acontecer durante os horários da sua agenda. Eles nem sempre vão cooperar com o que você deseja fazer.

As pessoas geralmente perguntam se há um número mínimo de horas que devem jogar. Minha resposta é: você deve jogar um bom número de horas por semana se quiser ganhar dinheiro de maneira consistente e permanecer atento ao seu jogo.

Mais uma vez, se você tiver uma vantagem em determinado nível, precisa jogar o bastante para torná-la estatisticamente significativa. Por exemplo, em situações ideais, digamos que você ganhe 55% das suas mãos e perca 45%. Esse hiato de 10 pontos percentuais entre seus ganhos e perdas representa sua vantagem, sua margem de lucros. O crescimento desses lucros vai depender de quanto você joga.

Além disso, quanto mais você jogar, mais vai compensar a variação e aperfeiçoar suas habilidades. Você precisa de repetição semana após semana. Como em qualquer esporte, precisa continuar se esforçando para melhorar.

Isso nos traz à questão de quanto tempo se deve gastar praticando e analisando o seu próprio jogo. Estudar certamente traz benefícios no longo prazo, e eu acho que é necessário fazer isso.

Mas você também precisa estudar continuamente mantendo isso em perspectiva. Ganhar é uma habilidade única, que requer improviso, cálculos rápidos e gerenciamento de tempo e emoções. Essas habilidades só podem ser lapidadas jogando. A proporção “jogo/prática” ideal para os novatos é de 80-20.
Eu também jogo golfe competitivamente, e na verdade prefiro jogar golfe a praticar minhas tacadas. O objetivo é colocar a bola no buraco em um cenário em constante mutação, ao tempo que se compete com oponentes que estão tentando fazer a mesma coisa. Quando mais eu me coloco nessa posição, lidando com as emoções e raciocínios que fazem parte do processo, melhor fico.

Eu valorizo o tempo que passo jogando poker como se fosse dinheiro de verdade; portanto, quando gasto tempo estudando e não jogando, é como se eu estivesse pagando determinada quantia para obter certa informação.

Eis um exemplo: eu ganho uma média de $800 por hora. Se eu passar cinco horas por semana “praticando” poker e não jogando, esse tempo vai me custar $4.000 por semana, ou $208.000 por ano. Essa é uma soma significativa. Se eu for dedicar essas cinco horas aos treinos toda semana, é bom que eu melhore significativamente.

Se você gastar 100% do seu tempo jogando e não praticando, pode melhorar 2% ou 3% todo mês. Se jogar 80% do seu tempo e praticar 20%, pode melhorar de 5% a 10% todo mês — mas você perdeu 20% do seu tempo de jogo. Esse treino vai compensar o dinheiro que você não ganhou quando poderia estar jogando? Para alguns, a resposta pode ser sim. Mas é fundamental que você aborde a “prática” com essa mentalidade. Após algumas experimentações, o tempo lhe dirá qual é a melhor proporção para você.

Eu defendo a proporção de jogo/prática 80-20 nos primeiros dias do seu poker-business. Esse é seu negócio, e você estará fazendo isso para melhorar a eficácia dele. A melhor maneira de fazer isso nesses primeiros dias é através da prática: para cada quatro horas de jogo, você deve praticar ou estudar uma. Ao fazer isso, melhorará o valor geral do seu negócio e treinando para ganhar dinheiro daqui a cinco, dez, vinte anos. Esse tempo gasto praticando vai ter um efeito enorme ao longo do tempo, ela vai construir as bases do longo prazo para o seu negócio.

À medida que sua taxa de vitória (win rate) aumentar, você deve diminuir a prática em favor de mais jogo. Uma consciência de sua taxa de vitória por hora vai lhe ajudar a fazer uma análise precisa de custo-benefício sobre o tempo que você gasta praticando e estudando.

Dusty “leatherass” Schmidt é instrutor no DragTheBar.com. Ele já disputou cerca de 7 milhões de mãos online e ganhou mais de $3 milhões.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2019. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×