EDIÇÃO 5 » COMENTÁRIOS E PERSONALIDADES

Você Está Emocionalmente Preparado Para Vencer? - Parte III

Maneiras de aumentar o controle sobre as emoções e seus efeitos negativos


Alan Schoonmaker

Na Parte I dissemos que controle emocional é essencial para se jogar bem e que muitas pessoas não dão importância suficiente a isso. Na Parte II, descrevemos um sistema para que você tire sua temperatura emocional. Esta coluna final discute maneiras de aumentar o controle sobre as emoções e seus efeitos negativos.

Princípios Gerais
Primeiro e mais importante, esteja completamente ciente de suas emoções e de como elas lhe afetam. Sem essa noção, você não pode controlá-las.

Segundo, faça o que for preciso para mudar inteiramente os seus sentimentos. Psicólogos, médicos, gurus, e outras autoridades têm desenvolvido muitos métodos. Por exemplo, apenas falar sobre seus sentimentos aumenta sua noção e alivia a pressão emocional. Psicólogos já curaram fobias (medos irracionais) ensinando pessoas a relaxar diante de situações aterrorizantes.

Você não pode estar aterrorizado e relaxado ao mesmo tempo, nem rir e estar com raiva ou medo. Se você achar algo engraçado em uma situação e rir por causa disso, seu medo ou raiva irá diminuir ou desaparecer.

Meu novo livro, Your Worst Poker Enemy (Seu Pior Inimigo no Poker, a ser lançado em breve pela Raise Editora), o Zen and the Art of Poker, de Larry Phillips, e o Elements of Poker, de Tommy Angelo, enfatizam o controle das emoções na mesa. As seções de “Psicologia” e “Auto-Ajuda” das bibliotecas e livrarias têm muitos livros não relacionados ao poker que podem ajudar. Procure Zen and the Art of Happiness, de Chris Prentiss, e Handbook of Self-Regulation: Research, Theory, and Applications, de Roy Baumeister e Kathleen Vohs’ (editores), para obter abordagens diametralmente opostas.

Terceiro, pense positivamente. Como seus pensamentos influenciam muito seus sentimentos, analise seus pensamentos e os respectivos efeitos. Então aprenda — por meio da tentativa e do erro — como transformar pensamentos negativos em positivos, e seus sentimentos irão acompanhar.

Pensar positivamente inclui olhar para frente em vez de para trás. Ao invés de remoer derrotas, perdas ou outras coisas que lhe aborreçam, estabeleça metas e faça planos para alcançá-las. Isso pode lhe ajudar e focalizar em coisas positivas e evitar que você aja impulsivamente.

Pensar de forma positiva também inclui olhar para tudo e enfatizar os elementos positivos. A derrota ou grande perda que você acabou de sofrer pode parecer insuportável, até que você a compare às fichas que ainda lhe restam, ao montante total que ganhou esse ano ou ao dinheiro que você tem no banco. E nenhuma perda é tão importante quanto sua saúde, sua família ou seu emprego.

Manter suas derrotas em perspectiva permanecendo positivo aumenta o controle emocional. Pensar positivamente e reter sua perspectiva geralmente é difícil, em especial quando as coisas vão mal, mas é quando você mais precisa disso para evitar deterioração de seu jogo.

Técnicas de controle emocional devem ser balanceadas com realismo. Isso não é capaz de mudar as cartas que você tem, mas pode ajudá-lo a usá-las melhor. Além disso, pensamento positivo não irá fazer com que você derrote jogadores superiores.

Antes de Jogar

Técnicas de controle emocional podem ser usadas tanto antes quanto durante o jogo. Meu co-autor, Preston Oade, as utilizou para lidar com uma grande frustração. Certa vez ele jogou até 3h30 da madrugada para entrar na mesa final de um torneio, mas estava tão agitado que não conseguiu dormir antes das 6h30 da manhã. Depois de ter sido acordado às 9h30 por causa de um telefonema de um amigo, ele não conseguiu voltar a dormir antes da mesa final, que começou às 3h da tarde.

Ele reconheceu que estava com raiva do amigo e decidiu que o telefonema não era uma desculpa aceitável para perder. Então seguiu os seguintes passos:

• Reconheceu que estava com raiva.
• Notou que estar cansado e irritado lhe dava uma desculpa para perder, e ele tinha alguém para culpar caso perdesse.
• Recusou-se a se entregar e permanecer irritado, e decidiu “superar isso!”
• Fez sua caminhada habitual para aliviar o estresse e bolou um plano para a mesa final.
• Reconheceu que desculpas para perder eram não apenas inaceitáveis, como também fariam com que ele jogasse mal.
• Percebeu que os outros finalistas provavelmente não dormiram bem ou tinham suas próprias desculpas para perder.
• Expulsou os pensamentos negativos de sua mente substituindo-os com pensamentos positivos de que ele iria ganhar.
• Não disse a ninguém que estava cansado e que não tinha dormido. Dizer às pessoas equivaleria a se render a esses pensamentos negativos e aumentar a força dos mesmos.
• Resolveu jogar bem e ganhar, cansado ou não.
• Ficou em primeiro lugar e ganhou $152.000.

Durante o Jogo

Certa vez, vimos um jogador em um torneio televisionado que usava fotos de sua família para reduzir os sentimentos negativos. Infelizmente, não lembramos o nome dele, mas sua história sem dúvida foi memorável. Como sua filha tinha adoecido pouco antes do torneio, ele estava prestes a abandoná-lo, mas sua esposa insistiu que ele jogasse, pois os médicos estavam cuidando de sua filha.

Durante o torneio, os comentaristas da televisão notaram que ele olhava com freqüência para uma foto de sua esposa e filha. Quando ele finalmente foi eliminado após ganhar muito dinheiro, eles perguntaram por que ele tinha olhado tanto para a foto. Ele disse que, sempre que alguma coisa ruim acontecia na mesa, o simples fato de olhar para a foto mudava seus sentimentos de ruins para bons, dando a ele a calma e concentração necessárias para jogar bem.

Mais recentemente, Jerry Yang costumava beijar uma foto de sua família durante o Main Event do World Series of Poker de 2007. Nós não sabemos as razões exatas dele, mas isso deve ter ajudado, já que ele ganhou o campeonato. Esse fato talvez o tenha ajudado a manter o foco, a perspectiva e o controle emocional.

Olhar para fotos de suas pessoas amadas pode não lhe ajudar, mas alguma coisa irá dar certo. Você pode controlar seus sentimentos controlando seus pensamentos. Já que você não pode dar o melhor de si enquanto estiver se sentindo mal, tente várias técnicas até encontrar aquelas que melhor se adeqüem a você.

Conclusões
À medida que você se tornar mais ciente de suas emoções negativas ou preocupantes, trabalhe para mudá-las ou reduzi-las por completo. Pense positivamente, assim você irá eliminar seus sentimentos negativos e evitar tiltar. E seus pensamentos positivos com freqüência irão se tornar profecias auto-realizáveis. Você irá agir com mais confiança e decisão, seus oponentes irão lhe respeitar mais e seus resultados melhorarão.

Essas colunas discutiram um assunto importante, porém negligenciado. Escritores de poker geralmente têm se concentrado em como jogar e ignorado o lado emocional e outros fatores que impedem que você, eu e todo mundo joguemos nosso melhor poker. Para dar o melhor de si com mais freqüência, você deve compreender suas emoções e aprender como controlá-las.

Alan Schoonmaker é autor da Trilogia da Psicologia, disponível em português pela Raise Editora (www.raiseeditora.com)




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×