EDIÇÃO 5 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Blind defense - Parte II


Vicenzo Camilotti

O melhor arsenal da defesa do pingo é o contra-ataque. Isso pode acontecer como re-steal ou stop-and-go.

Quando você está no big blind, o ataque do adversário pode variar pelo tamanho do raise. Porém, o principal fator na hora de decidir largar ou não o pingo sem luta é a posição do agressor. Caso decida contra-atacar o raise, é o seu stack, ou o do seu oponente, que vai determinar qual o golpe mais indicado.

Geralmente, um ataque vindo do dealer indica simples roubo (steal ). Esse “raise safado” pode ser facilmente combatido se você tiver uma pilha de fichas respeitável em relação ao valor que foi “empurrado“. Para isso, basta partir para o re-steal puro e simples antes do flop. No diagrama a seguir, temos um exemplo clássico de re-steal.


Veio um raise típico do dealer, triplicando o pingo para 60k, e fold do SB. Você tem 77. Pagar a aposta está fora de cogitação. Essa não é uma mão fácil de se jogar corretamente  após o flop – salvo quando flopar uma trinca (uma vez a cada 8,5 vezes ). Além disso, você terá a desvantagem de jogar fora de posição após o flop, sem contar que é muito difícil ler o que o “raise safado” esconde na mão do oponente, pois se trata de um rotineiro aumento do dealer, que pode ter qualquer grupamento de cartas, como 9J, AK, 22, KJ etc.

Melhor é repicar all-in logo, e esperar pelo melhor. “Mas se ele realmente tiver um par maior que o meu, estarei morto de fichas”. No poker, um pouco de otimismo também não faz mal a ninguém; e em toda jogada arrojada é preciso assumir riscos. Na maioria das vezes o dealer deverá foldar a mão, levando-se em conta que você tem fichas para eliminá-lo não apenas do torneio, mas principalmente da mesa final: hora ideal para pressionar. A situação de bubble não ocorre somente quando se está chegando in the money, mas também quando estamos na mesa semifinal.

Aconselho esse repique mesmo se você tiver uma mão inferior – do tipo 22. Em geral, o adversário só vai pagar se tiver uma bazuca na mão, como JJ para cima e AK; no restante das vezes o pote será seu sem luta, além de virar um cara-ou-coroa quando ele tiver AK, por exemplo.

Agora vamos diminuir a pilha do aggressor:

Mais uma vez, fold do SB. Voce ainda tem uma pilha maior que seu adversário, mas a situação mudou completamente. Agora um re-steal é inviável, porque até os piores jogadores do mundo dariam call sem hesitar. A única forma de acrescentar fold equity no longo prazo (ganho de fichas extras sem confronto) é aplicando o stop-and-go (ou call-all in).

 Você simplesmente paga o raise e, após QUALQUER FLOP, joga all-in. Se as três primeiras cartas forem favoráveis ao oponente, ele já arrancaria suas fichas do mesmo jeito.  Se o flop for desfavorável, como um J-J-Q (caso em que ele teria – acredite – quase 40% de chance na mão se estivesse com um A8), poderia cometer o equívoco de desistir. Para se ter idéia de como o stop-and-go é correto nesse caso, a chance de bater um par do oponente é por volta de 1/3, portanto você acaba colocando muita pressão nos 2/3 de vezes que ele não tiver um par na mão.

Outro possível ganho ocorre quando, por exemplo, o oponente com um K8 bate terceiro par, como em um flop 8-J-Q. Continua sendo uma decisão difícil, e erros podem acontecer. Lembre-se sempre da imensa desproporção na premiação entre um 11º lugar e um “top 3” em um torneio enorme ao vivo ou na internet. Isso influencia demais algumas decisões que normalmente são até fáceis de tomar.

O único cenário em que tal golpe poderia prejudicar a equity total é se o oponente possuísse um par abaixo do 7, pois, ainda assim, ele teria que foldar a mao após ver o flop. Portanto, o stop-and-go definitivamente é a jogada mais indicada aqui.

Lembre-se de que você ganha fichas não apenas evitando erros, mas também pressionando os oponentes a errar. Além disso, é saudável levar em consideração que mesmo os grandes jogadores nunca sabem ao certo que cartas você possui – apenas fazem estimativas. Essa subjetividade é que permite aplicar golpes que deixem para os adversários as decisões difíceis de tomar.

Uma vez decidido a contra-atacar o agressor, a escolha entre re-steal e stop-and-go se torna trivial. Basta verificar atentamente sua pilha e a do seu oponente.

Full Houses para todos.




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