EDIÇÃO 85 » COLUNA NACIONAL

10 dicas de Poker para o sucesso em provas e concursos


João Bauer e Fábio “F1oba” Maritan
Poker, provas, concursos? Como assim? A prática profissional do poker desenvolve uma série de habilidades e hábitos que levam os jogadores a ganhos regulares e sucesso nas mesas. Assim como nas demais profissões, o ambiente é altamente competitivo e nada acontece por acaso. Listamos aqui algumas dicas importantes e que irão ajudar você a enfrentar as tão temidas provas e concursos.
 

1. FAÇA UM RECONHECIMENTO DO TERRENO
Toda vez que sentamos para jogar, observamos cada jogador. Procuramos estimar a idade, estilo de se vestir, forma de organizar as fichas e quantidade das mesmas. Um candidato, seja ele para um vestibular ou concurso, deve fazer o mesmo após escolher um curso ou ter o edital em mãos. Ele tem de juntar e organizar o máximo de provas e gabaritos de anos anteriores e, se possível, conversar com aqueles que já passaram por aquele teste. 
 
2. FIQUE UM POUCO OFFLINE
Muitos jogadores costumam utilizar aparelhos eletrônicos como smartphones e tablets nas mesas. Tais aparelhos, quando utilizados em excesso, podem causar dispersão e fazer perder informações cruciais. É muito importante permanecer atento e focado a tudo que estiver acontecendo na mesa enquanto estiver jogando. Um jogador pode dizer o porquê dele ter tomado determinada ação prévia e acabar expondo algo a ser explorado posteriormente enquanto você estava lá, distraído pelo celular. Para você, candidato, quando estiver estudando e fazendo exercícios, prefira momentos completamente desligados de aparelhos eletrônicos. Isto faz com que você mantenha-se totalmente focado, bem como treina o raciocínio e a agilidade.
 
3. OTIMIZE E QUALIFIQUE SUA ROTINA 
Alguns detalhes tornam a rotina do jogador de poker menos cansativa e mais produtiva, principalmente aqueles focados no online. A começar por sentar-se em uma cadeira confortável. Jogadores preocupam-se com a disposição e quantidade de mesas sendo trabalhadas simultaneamente, utilizam teclas de atalho rápido para as ações mais frequentes e tratam os pequenos intervalos de trabalho com extremo valor. Tudo isto para que se tenha o máximo de foco possível enquanto trabalhando. Um candidato também deve otimizar a sua rotina de estudos. Deve fugir de conteúdos que excedam o foco do edital, fazer resumos inteligentes para serem posteriormente consultados e ser extremamente disciplinado com horários e metas.
 
4. SEJA FLEXÍVEL
O poker é um jogo altamente mutável, que evolui a cada dia e em que novas tendências e formas de se jogar são acrescentadas. A prática constante é importante para se entender as novas linhas que estão sendo tomadas. Nos concursos e vestibulares não é diferente. O candidato tem que ficar sempre atento sobre quais são os assuntos mais tratados e discutidos. Deve também não se ater somente a conteúdos teóricos, buscando fazer exercícios práticos e com consulta, que facilitem o entendimento e ajudem a fixar os assuntos.
 
5. SAIBA PRIORIZAR
Em um torneio de poker não é necessário puxar todos os potes para se ganhar o torneio. Se o spot (situação corrente da mesa) estiver complicado, desista da mão e vá para a próxima, procure um spot melhor. Ao se fazer uma prova — ou no próprio estudo —, em muitos momentos, vamos nos deparar com questões difíceis ou que consumirão muito tempo. Em vez de ficar remoendo aquilo e se desgastando para chegar à solução, às vezes, o melhor a se fazer é deixar o problema de lado e partir para a próxima, voltando a ele posteriormente.
 

6. SEJA AUTOCRÍTICO
 Jogadores estão sempre avaliando o próprio desempenho, afinal ninguém quer ser engolido pela concorrência, não é? Analisam em que estão falhando (leaks) e procuram coachs para capacitação constante. Os candidatos de concursos e vestibulares também devem se auto avaliar ao final de cada teste, assim conseguem mensurar as causas tanto do sucesso quanto do fracasso.
 
7. TENHA FOCO
Troque definitivamente a procrastinação pelo foco. Assim como jogadores profissionais são fiéis aos seus horários de trabalho, não deixe seu plano de estudo para outra hora. Se seu plano de estudo é muito longo, quebre-o em metas menores e alcançáveis. Você se sentirá mais motivado e conviverá diariamente com a sensação de dever cumprido.
 
8. FORTALEÇA SEU NETWORK
Para se jogar poker em alto nível é importante estar cercado de amigos e referências com o mesmo objetivo. Desta forma, trocando ideias frequentemente, as dificuldades ficam divididas e soluções para os problemas mais fáceis. Portanto, junte-se ao melhores que puder e veja como eles estudam, o material e as ferramentas que utilizam, enfim, que caminhos traçam.
 
9. BUSQUE O APOIO DE QUEM VOCÊ AMA
Conseguir o apoio da família e das pessoas com os quais mais se preocupa é de suma importância para se ter tranquilidade e paz para jogar e estudar. Muitas vezes, o seu sucesso poderá ser o sucesso da família também e você tem de demonstrar o quão importante é este apoio para o sucesso da sua carreira. 
 
10. NÃO DESISTA
Jogadores profissionais são frequentemente questionados sobre os mais variados aspectos e mesmo assim continuam firmes em seus propósitos. A confiança os alimenta na certeza de que seu trabalho árduo e determinação serão justamente recompensados. Assimile o longo prazo, entenda bem a importância do esforço diário e disciplinado para a colheita futura. Ganhos regulares somente são possíveis com muita “pancada” e persistência. Assim como para um candidato, a soma de todos os “nãos” tomados deve ser entendida de forma positiva, visando sempre à excelência. 


NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 85

Ano 8 - agosto, 2014

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
Aumente seu stack agora! Stack fichas
Vem aí o WPT Uruguai no Enjoy Punta del Este!
Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online

NEWSLETTER

Receba nossas novidades em seu e-mail.


A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2017. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×