EDIÇÃO 41 » FIQUE POR DENTRO

Card Player Pro: O Float Fora de Posição


Chris McCabe e Jeremiah DeGreef
Jogo    Torneio de no-limit hold’em online de $30
Oponente    Jogador assíduo competente
Blinds    1.250-2.500 com ante de 250
Stacks    104.796 (McCabe); 66.696 (Oponente) – depois dos blinds e antes
Posição de McCabe    Small blind
Cartas de McCabe    K Q

Jeremiah DeGreef: O float fora de posição pode ser uma ferramenta bastante útil se utilizada com ponderação. Eu não acho que você deva dar sempre check-call no flop sem nada – mas certas situações podem ser adequadas para se dar float no flop (check-call sem nenhum par e nenhum draw óbvio), para levar o pote em uma street posterior. É uma excelente jogada para se ter no arsenal, devendo ser utilizada contra jogadores espertos e pensantes.

Chris McCabe: Vamos analisar um float fora de posição que eu dei recentemente. Nós estávamos avançados em um torneio online de $30, com blinds em 1.250-2.500 e ante de 250. A mesa rodou em fold até o cutoff, que deu open-raise para 5.000. O button deu fold e eu paguei do small blind com K Q. O big blind deu fold e nós vimos o flop heads-up.

O flop veio A 3 2. Eu dei check e meu oponente fez uma continuation-bet de 5.000 no pote de 14.250. Eu resolvi dar call. Fiz certo?

JD: Sim. Ao dar float fora de posição, você deve buscar situações em que pode representar uma mão forte em determinando momento. Essa é uma situação boa. Seu oponente é um jogador competente que deu raise de posição final. Portanto, ele terá uma gama ampla. Em um flop seco como A-3-2, ele provavelmente faz uma continuation-bet com toda a sua gama, tenha se beneficiado com o flop ou não. Se você der check-call nesse bordo, vai parecer que tem um ás – e se ele desistir de ser agressivo depois do seu call, você pode ganhar o pote com uma aposta no river.

CM:
Eu paguei no flop em parte porque achei que K-Q pudesse ser a melhor mão. Isso também é motivo para dar float aqui?

JD: Sim, também é uma consideração. Com K-Q, você ainda pode conseguir um bom par contra qualquer 3, 2 ou par de quatros a valetes que possam ter feito uma continuation-bet no flop. Há também chances de ele tentar blefar com um rei ou uma dama em uma street posterior se achar que você tem um pocket pair pequeno ou mediano.

Mas a principal razão por que eu gosto do float aqui é que você pode facilmente representar uma mão como A-10 a A-Q, ou qualquer A-5 a A-9 naipados com os quais você teria dado call pré-flop e check-call no flop.

CM: O turn foi o 7. Eu dei check e ele também. O river trouxe o 9 e eu apostei 14.250 em um pote de 24.250, fazendo meu melhor para representar uma mão do tipo A-10.

JD: Eu gostei muito disso. Eu acho que foi um float bem executado. Embora você possa ter a melhor mão com seu king high, apostar aqui pode fazê-lo descartar um 9, 7, 3 ou 2, tendo em vista a credibilidade com que você representou uma mão como A-10. Se ele não souber que você é capaz de dar float nesse flop, que mãos ele poderia lhe atribuir para ter dado aquele call? Não havia flush draw no flop e é muito improvável que você tenha pagado apenas com um gutshot no flop, ou transformar uma mão como 5-3 suited em um blefe aqui.

CM: Infelizmente, meu oponente não acreditou na minha história como eu esperava e, depois de algum tempo, deu call na minha aposta do river com 7-5 suited. Eu cometi um erro aqui?

JD: Não – e é importante não se basear no resultado. Seu oponente deu um call incorreto, que nesse caso acabou sendo certo. Sim, dessa vez ele lhe flagrou blefando, mas sem histórico, ele não tem motivos para suspeitar de que você é capaz de dar float nesse pote fora de posição. Ao pagar com 7-5 suited, isso é tudo que ele consegue derrotar. Tome nota de que ele é um pouco calling station e se certifique de blefar menos contra ele e apostar mais pelo valor.



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×