EDIÇÃO 41 » COMENTÁRIOS E PERSONALIDADES

Concentração Acima de Tudo

Como elementos externos influenciam seu jogo


Túlio Sá

Para o jogador de poker, criar uma rotina e segui-la faz parte do seu trabalho e do seu planejamento. Quando ela é alterada por fatores externos, aspectos importantes do seu jogo são afetados. Nessa coluna, conversaremos sobre o fator concentração e como isso exerce influência no seu jogo.

Qualquer fator pode modificar sua rotina. Eu, por exemplo, estou vivendo um momento diferente. Depois que fizeram uma ponte perto da minha casa, algumas coisas mudaram. O barulho aumentou, o trânsito piorou bastante e algumas rotas tiveram de ser alteradas. Mas o que isso tem a ver com o poker? Como jogo em muitas mesas, tenho que estar 100% relaxado para que nada afete meu A-game.

E, sim, o barulho faz diferença. Quando se está em 15 mesas ao mesmo tempo (não importa se é torneio, sit ’n go ou cashgame), você precisa do máximo de concentração para dedicar sua atenção naqueles 5 segundos de suas jogadas. Um movimento errado, além dos que normalmente já se erra no dia a dia, é capaz de transformar uma sessão altamente positiva em negativa. Ou fazer com que você deixe de acumular fichas importantes naquele torneio que já estava em sua quinta hora.



A própria organização de seu ambiente de trabalho é um fator externo ao seu jogo. Imagine-se jogando em uma boa poltrona, sem nenhuma pilha de livros ao lado do computador, com um banheiro perto e um frigobar do lado. Que maravilha. Agora imagine aquelas caixas de pizza de antes de ontem, poeira no ar e uma péssima cadeira. Tudo bem, eu fui de um extremo ao outro, mas cada mínima vantagem que você tiver em relação ao seu adversário será computada no futuro.

Se você for adepto de ouvir música enquanto joga, faça isso. Caso contrário, é melhor ficar longe do iPod ou do aparelho de som. E eu vejo diferença inclusive quanto aos estilos musicais: percebi que algumas bandas me deixam meio tiltado, como músicas muito rápidas ou os “hits do momento”. A música só deve ser inserida se for ajudar. Se atrapalhar, espere para colocar o fone de ouvido depois da sessão.



Quantos cliques errados você já deu porque estava navegando e a mesa pulou na frente da tela? Daí veio aquele mini-tilt e suas dez mesas viraram quatro em meia hora? Coincidência? Claro que não.

O ponto chave é que você deve aprender a lidar com situações de barulho e interferências em sua concentração. Em torneios ao vivo, a grande quantidade de jogadores no salão mexendo nas fichas vira uma orquestra. Eu até gosto disso, mas gritos e torcidas também estão lá e podem alterar seu desenvolvimento. Esteja preparado. O fator externo é mais um adversário na sua mesa – mas esse é um dos preços que se paga para tentar ser o número 1.

Aprenda a ser frio e a controlar suas emoções: isso lhe ajudará a ir mais longe. Na nossa tradicional frase de fechamento, um pensamento do caricaturista inglês Max Beerbohm, que disse: “Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e sacrifício, esforço e dúvida”.





NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×