EDIÇÃO 33 » FIQUE POR DENTRO

Filosofia do Poker - Um Grau Saudável de Insanidade


David Apostolico

Eu recentemente recebi um desses e-mails de piadas que são encaminhados para todo mundo. O título desse era “Manter um Nível Saudável de Insanidade” e nele havia uma lista de 14 coisas que você pode fazer para alcançar tal estado. Alguns dos itens da lista incluíam: “Fale consigo mesmo pelo interfone sem disfarçar sua voz”, “Especifique que seu pedido no drive-thru é para viagem”, “Cante junto numa apresentação de ópera” e, meu favorito, “Peça água diet sempre que você sair para comer — com uma cara séria”. O resto da lista incluía ações similares que certamente provocariam reações.

Obviamente, essa era a tendência comum de cada item da lista. O objetivo era brincar com as pessoas para ver suas reações. É divertido testemunhar como as pessoas reagem diante de algo estranho ou alheio às normas da conduta social. No que concerne ao poker, eu me lembrei de alguns ensinamentos de Mike Caro em seu “Livro das Tells”, em que ele defendia a criação proposital de uma imagem de louco no começo de uma sessão de modo a receber calls mais tarde. Minha intenção não é reiterar o ponto de vista de Caro, pois ele o apresenta de modo muito mais eloquente do que eu sou capaz.

Em vez disso, quero abordar outro problema que todos nós encontramos na mesa de poker e como uma dose saudável de insanidade pode ajudar a aliviar isso. Como todo mundo que joga longas sessões sabe, o poker é um jogo muito entediante. Ele requer resistência, paciência e disciplina. A razão por que turistas e jogadores recreativos são alvos tão bons é que eles estão ali primeiramente para se divertir e relaxar, e não para ganhar dinheiro numa sessão lucrativa. Para os mais sérios entre nós, contudo, o poker é um trabalho pesado.

A razão de esse e-mail ser tão engraçado é que todos nós nos identificamos com o desejo de quebrar a monotonia da vida cotidiana com um ato aleatório de insanidade. Apesar disso, a maioria de nós jamais vai cantar alto em uma apresentação de ópera ou especificar no drive-thru que nosso pedido é para viagem. Na mesa de poker, nós podemos selecionar algumas mãos para jogar de maneira pouco usual. Embora eu não sugira que você faça isso com regularidade, acho que há algum mérito em relaxar um pouco. Manter a disciplina é difícil quando você não recebe cartas boas durante um longo período de tempo. Para evitar a tentação de jogar com uma mão marginal que pode lhe colocar em perigo, escolha uma mão aleatória para abrir raise. A vantagem de fazer isso é que você mantém os olhos bem abertos. Você não corre o risco de ser conduzido a uma má situação com uma mão marginal. Em vez disso, apenas joga para se divertir um pouco, podendo facilmente sair da mão se for necessário. Você pode até mesmo puxar o pote e, quando vir um showdown, vai poder testemunhar as reações de surpresa dos seus oponentes.

Então, da próxima vez que se encontrar entediado e/ou tentado a jogar, assuma as rédeas da situação e coloque uma dose planejada de insanidade. Isso vai lhe impedir de sofrer um prejuízo não planejado mais tarde.

Nota do editor: Você encontra o “Livro das Tells” de Mike Caro em português e, RaiseEditora.com




NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 33

Ano 3 - abril, 2010

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
FichasNet Garantimos o melhor negócio online na compra e venda de créditos.
Vem aí o WPT Uruguai no Enjoy Punta del Este!
Aumente seu stack agora! Stack fichas

NEWSLETTER

Receba nossas novidades em seu e-mail.

Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2017. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×