EDIÇÃO 33 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

O Nut-Flush Draw - Uma mão forte de pot-limit Omaha

Nota do editor: Essa coluna é um excerto editado do novo livro de Jeff Hwang, Advanced Pot-Limit Omaha: Small Ball and Short-Handed Play, que será lançado em breve, em português, pela Raise Editora.


Jeff Hwang

Em Pot-Limit Omaha Poker: The Big Play Strategy, eu afirmei que a presença de duas cartas para um flush no bordo tira significativamente o valor de um wrap quando você mesmo tem um flush draw (página 50, “When There is a Two-Flush on the Flop”). Em um flop com 10 9 2, por exemplo, Q J 8 7, um wrap de 20 cartas, é um azarão em quase 3-2 diante de A A 4 3, um par de ases com o nut flush draw. Diante disso, você deve tender a jogar com mais cautela quando segurar apenas um wrap e um flush draw for possível, especialmente quando a SPR [stack-pot ratio, ou “razão estoque-pote”] atingir a gama [média] de três bets.

Mas vamos inverter os papeis por um instante. Digamos que você tenha o nut-flush draw: analisando algumas disputas entre mãos, fica bastante claro que o nut flush draw é bem forte contra um oponente que também tem um draw, mesmo quando ele também tenha um flush draw. Em um bordo com Q 6 5, por exemplo, A K 10 2, nut flush draw seco com ace high, é favorito de cerca de 2-1 contra 10 9 8 7, nut wrap de 13 cartas com um flush draw, e é apenas um leve azarão contra 9 8 7 6, um par mais o nut wrap de 13 cartas com um flush draw. Enquanto isso, A-A mais o nut flush draw vai ser bastante forte mesmo contra os maiores draws.

Isso significa que você pode jogar com bastante força o nut flush draw em situações em que seu oponente não tem uma trinca para jogar com você valendo estoques inteiros — ou seja, situações de SPR baixa, assim como situações de SPR média quando você tem A-A, outro par ou algum tipo de draw para acompanhar.

De fato, o nut flush draw não se dá tão mal mesmo contra um oponente que segura A-A-X-X em uma situação de SPR baixa, que ocorre em muitos potes que são tribetados pré-flop, em particular contra oponentes que tribetam pré-flop apenas com A-A-X-X.

Lembre que, quando a SPR é 4, você precisa de equidade de apenas 44,4% para justificar um confronto all-in no flop, e que, com SPR de 2, você precisa de equidade de apenas 40% — azarão em 3-2 ou melhor — para justificar um confronto valendo todas as fichas. Bem, acontece que o nut flush draw sozinho é melhor do que um azarão em 3-2 contra A-A-X-X: em um flop de 7 6 5, a mão A K Q 10 é azarão em 41,7% a 58,3% contra A A 9 2. Com uma queda para flush de copas na última carta (backdoor draw), uma mão como A K Q 10 melhora para um azarão em 47,0% a 53% diante de A A 9 2.

Com um backdoor wrap, o nut flush draw se dá melhor que 44,4%: em um flop de J 6 5, a mão A K Q 10 tem 45% de equidade contra A A 9 2. E com um backdoor wrap e uma queda para flush na última carta em um flop de J 6 5, uma mão como A K Q 10 melhora para 49,9% de equidade — um coinflip — contra A A 9 2. (Nota: se as percentagens parecerem maiores do que o que você espera, é porque dois pares até a última carta e straight draws são muito mais prováveis de ocorrer em Omaha do que em hold’em).

Dito isso, o nut flush draw sozinho tem mais de 40% de equidade contra A-A-X-X, então é difícil errar ao dar shove com o nut flush draw apenas quando a SPR é 2, mesmo quando você sabe que seu oponente tem A-A-X-X. De fato, as percentagens são próximas o suficiente para tornar correto dar shove com o nut flush draw em situações de SPR baixa como regra geral.

WRAP (conceito)
Uma mão inicial, não necessariamente uma queda depois do flop, na qual todas as suas cartas têm um valor aproximado (cartas para straight). O melhor wrap é 8-9-T-J com duas do mesmo naipe. Simplesmente uma mão inicial com várias de cartas para um straight.

Jeff Hwang é um jogador de poker semiprofissional e autor de dois aclamados livros de Pot-Limit Omaha. Você pode conferir seu site no endereço jeffhwang.com.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×