EDIÇÃO 17 » MISCELÂNEA

Fique Esperto


Gavin Griffin

Estratégia em Multi-Potes All in

Gavin:
Eu sou o “1hugeidiot” do PokerStars. Assim como muitos jogadores, estou tentando entrar no circuito dos grandes torneios. Eu vivo e respiro poker todo dia, e leio tudo que encontro sobre o assunto, inclusive sua coluna, regularmente. Minha pergunta é (e eu nunca vi nada escrito sobre isso) sobre como jogar potes com múltiplos jogadores e um ou mais deles estando all-in. Eu vejo muitos erros cometidos nessa área em momentos críticos de torneios. Você deve dar check-check para eliminar um oponente em all-in ou tentar conseguir mais fichas dos outros jogadores com grandes estoques? Eu respeito seu estilo de jogo e adoraria ler sua resposta sobre essa área negligenciada do no-limit em torneios. Obrigado e eu espero encontrá-lo nas mesas um dia.
— Rich Ariessohn, San Diego, Califórnia

Oi, Rich:
Essa é uma situação que muitas pessoas confundem, e existem diversas variações no mesmo cenário que podem realmente mudar o modo como você joga. Nós iremos analisar algumas situações de um torneio com um buy-in de $1.000 e 507 jogadores. Vejamos qual é a jogada correta em casa situação.

Situação nº 1: O torneio está no começo e o jogador under the gun, que acabou de sofrer uma grande fatiada, vai all-in com três big blinds. Você paga de posição intermediária, e dois outros também fazem isso, incluindo o big blind. Todo mundo, menos o Sr. All-in, tem quase o estoque inicial, de 100 big blinds. O fato de haver ou não um pote paralelo não quer dizer nada nessa situação, mas pode ter importância em outras, então suponhamos que não haja. O pote principal é de 12,5 big blinds. Nesse caso, não há necessidade de se fazer check-check. Você deve jogar esse pote normalmente, exceto pelo fato de provavelmente dever blefar menos do que o normal já que todo mundo vai ver suas cartas. Você não deve mudar a freqüência de suas apostas pelo valor ou semiblefes. Na verdade, provavelmente deve executá-los com uma gama mais ampla, já que a maioria das pessoas tende a achar que é correto apostar apenas com suas melhores mãos quando alguém está all-in, e você pode tirar vantagem disso. Esse é um erro comum, pois eliminar um jogador realmente não faz nenhuma diferença no que diz respeito ao que está acontecendo no torneio.

Situação nº 2: Restam 55 pessoas, e 54 recebem $1.475. O estoque médio é de 50 big blinds. Um pequeno estoque foi all-in com cinco big blinds e você e outro jogador pagaram. Não existe pote paralelo, e há 16,5 big blinds no pote principal. Essa é uma daquelas situações em que você provavelmente deve fazer check-check com a maioria das mãos e apostar apenas com as boas. Deve-se proteger mãos como top pair com bom kicker, mas não blefar ou semiblefar. Eliminar um jogador aumenta sua premiação de zero para $1.475. Essa é uma grande diferença no montante de dinheiro que você está recebendo, e fará muito bem ao melhorar sua imagem na mesa. Se você forçasse a mão vencedora a sair e mantivesse vivo o jogador de all-in, as outras pessoas na sua mesa geralmente ficariam aborrecidas com você. Se for permanecer na mesa por um período, sugiro que jogue mais solidamente, de modo que as pessoas não se irritem com você por isso.

Situação nº 3: Agora restam 27 pessoas. Acabou de ocorrer um salto na premiação e não haverá outro até que restem apenas 18 jogadores. O estoque médio é de cerca de 40 big blinds. O jogador under the gun aumenta para quatro vezes o big blind, outro paga, você também, e o big blind vai all-in com dois big blinds. Há oito big blinds e meio no pote principal e seis no paralelo. Você definitivamente deve jogar essa mão como se não houvesse nenhum jogador de all-in. Eliminar um oponente não tem valor algum, há um pote paralelo e o pote inteiro tem um terço do valor do estoque médio. Esse montante representa um valor considerável de fichas e pode fazer muito bem ao seu estoque. Isso também mostraria às pessoas em sua mesa que você é capaz de qualquer jogada se fosse blefar nesse pote. Finalmente, o erro de achar que deveria fazer check-check nessa situação significa que você deve apostar mais mãos, pois as pessoas vão esperar que você tenha uma boa mão quando apostar.

Situação nº 4: Restam três pessoas. O terceiro colocado recebe $38.137 e o segundo, $73.768. Um oponente está all-in com 15 big blinds pré-flop, e tanto você quanto o outro jogador pagaram. O pote tem 45 big blinds e não há pote paralelo. Ambos têm 30 big blinds restantes. A única ocasião em que você deve apostar nessa situação é se tiver uma mão próxima do nuts. Subir uma colocação quase duplica seu prêmio, e você ainda tem um bom estoque com o qual trabalhar no heads-up decisivo se perder, ou para jogar com os outros dois se o jogador em all-in ganhar. Se você tiver apenas 10 big blinds restantes, pode querer ir all-in com uma gama mais ampla depois do flop, já que sua situação piora se o jogador em all-in levar o pote.

A resposta abreviada para sua pergunta, Rich, é: Depende da situação. Existem tantas variações sobre como jogar quando um jogador estiver all-in que é impossível abordar todas em uma única coluna. Eu acho que fiz um bom trabalho apontando algumas situações que você pode encontrar com freqüência no que diz respeito a tamanhos de estoques, número de jogadores restantes, pagamentos relevantes e o tamanho dos potes em jogo. Fique de olho em todas as situações nas quais se pode tirar vantagem e naquelas em que se deve evitar tirar vantagem de modo a criar uma imagem melhor para você. Como sempre, é muito importante estar alerta ao que esta acontecendo ao seu redor, prestar atenção e usar todas as informações que você conseguir coletar em sua vantagem. Boa sorte, Rich: vejo você por aí.

Gavin Griffin é membro do Team PokerStars. Visite seu website em www.gavingriffin.net




NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 17

Ano 2 - dezembro, 2008

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
FichasNet Garantimos o melhor negócio online na compra e venda de créditos.
RoyalPag - Comprou, jogou, ganhou, sacou!
Aposte agora no SportsBet.io
Aumente seu stack agora! Stack fichas
Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online
Astropay
NetBet - Bônus de 100% até R$ 200

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2018. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×