EDIÇÃO 58 » COLUNA NACIONAL

Sua Maior Arma no Poker

Buscando o autoconhecimento


André Dexx

Uma das premissas básicas para discernirmos a melhor forma de embate na guerra psicológica que nós jogadores de poker enfrentamos no dia a dia é o autoconhecimento. Só teremos as armas necessárias para atacar, contra-atacar e sermos vitoriosos se soubermos o que representamos para o nosso adversário. Em outras palavras, por um momento, devemos deixar de olhar pelos nossos olhos e observar pelos dele. Saber como ele nos vê, para então agirmos usando as armas mais adequadas do nosso arsenal.

O General chinês, Sun Tzu, já dizia há mais de dois mil anos: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem seu inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.

Conhecer a si próprio é o primeiro passo fundamental para compreender como o outro se comportará. Quanto mais experiências você vivenciar, maior será o número de associações que poderá fazer e mais apto estará para identificar em qual nível o adversário se encontra.

Quando nos conhecemos bem, podemos usar até mesmo nossas fraquezas para reconhecer as do oponente. Por todos os percalços que já superamos, estaremos aptos a reconhecer se eles também representarão obstáculos para o vilão. Isso significa que temos uma vantagem, pois achamos um ponto fraco a ser explorado.



“Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força” (Sun Tzu).

Ter consciência das suas limitações e das do adversário evitará um dos fatores psicológicos mais determinantes do poker: o tilt. Esse tipo de conflito mental é um dos estados de confusão em que o jogador não sabe mais como reagir – isso porque ele acabou de perder completamente a linha de raciocínio, popularmente falando, o fio da meada. 

Quem tem tudo sobre controle, se sente seguro para fazer quaisquer jogadas e sabe que, no longo prazo, sairá vencedor.

“Um general que perde facilmente o controle e se deixa levar pela cólera, será ludibriado pelo inimigo através de provocações e cairá em emboscadas sem perceber” (Sun Tzu).

Quando entramos na mesma frequência do oponente, sabemos exatamente o que aquela aposta – pequena, grande, rápida ou devagar – significa naquele bordo. Não há escapatória para ele. Porque entramos em sua cabeça. Sabemos como ele pensa. Assim, quando ele se adapta, fica fácil se readaptar, pois sua cabeça é um livro aberto.

“A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada genialidade” (Sun Tzu).



Para sermos bem sucedido no poker, em especial nos cash games mais caros, é preciso alcançar um estágio elevado de consciência do jogo. Algo que nos permita pensar em vários níveis, nos colocando na pele do adversário e compreendendo que tipo de individuo nós somos na mesa.

E para entrar nessa frequência a disciplina é essencial, por exemplo, para controlarmos a gestão de banca e mantermos o foco nos estudos, sempre nos atualizando e sem nunca parar ou olhar para trás.

Por fim, é preciso ter sensibilidade e estar sempre atento aos padrões minuciosos do jogo – e isso tudo só é possível se estivermos em paz com os nossos pensamentos.

O sucesso só vem com trabalho duro, então, como disse o próprio tzu: “Se quisermos que a glória e o sucesso acompanhem nossas armas, jamais devemos perder de vista os seguintes fatores: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando, a disciplina”.





NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 58

Ano 5 - maio, 2012

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
FichasNet Garantimos o melhor negócio online na compra e venda de créditos.
RoyalPag - Comprou, jogou, ganhou, sacou!
RoyalPag - Comprou, jogou, ganhou, sacou!
Aumente seu stack agora! Stack fichas
Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online
Raise Editora - Os melhores livros de poker do mundo totalmente em português

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2019. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×