Ultimamente, tenho consumido muito material sobre poker — livros, vlogs, vídeos técnicos, entre outros. Sinto como se estivesse começando do zero de novo. Nessa jornada, tenho percebido que existem muitos caminhos e diversas variáveis nos estudos, abordagens diferentes para os mesmos problemas, e com margens bastante pequenas de erro ou acerto. Por isso, mais importante do que fazer “o certo” ou “o errado”, em determinadas decisões nas mesas, é estar constantemente buscando o aperfeiçoamento e o conhecimento sobre o jogo. A imersão tem de ser completa.
Hoje, mais do que nunca, o poker não pode ser levado com amadorismo por quem pretende ser um jogador profissional. Como sócio fundador e instrutor do FLOW POKER TEAM, quantas vezes já ouvi: "Eu jogo dez horas por dia, óbvio que a minha dedicação é acima da média". E quantas vezes eu já disse: "Mas jogar é, geralmente, a parte fácil, divertida, o que todos gostam. Estude, leia teoria, faça contas, interprete seus números". Jogar, muita gente joga, mas a disciplina e, acima de tudo, a imersão no jogo e nas técnicas, não sei quantos de nós estamos realmente aptos e dispostos a impor.
Se você joga poker online, é bastante improvável que chegue a ser vencedor nos high stakes sem entender a teoria e as diversas dinâmicas do jogo. Caso sua praia seja ao vivo, também existem variáveis diferentes a se explorar, desde o estudo do jogo até entender sobre comportamento humano, leitura corporal etc.
Não comece seus dias de trabalho jogando por jogar. Para bater metas, em dinheiro ou em horas de jogo ou para sair do vermelho, busque a completa imersão no poker. Estude, pratique e aplique as diversas técnicas e ferramentas que podem lhe ajudar a se tornar um jogador de elite.