EDIÇÃO 11 » COLUNA NACIONAL

Maximizando os resultados em multi-table tournaments - Parte 1


Christian Kruel

Este artigo será dividido em duas partes, e irá tratar de um tema que desperta muito interesse entre os jogadores: como maximizar o lucro em Multi-Table Tournaments online?

Desta vez a abordagem será um pouco diferente: comentarei as quatro principais maneiras que existem de se perder um torneio. Na primeira parte, falarei de bad beats e de ser pego com a segunda melhor mão; na parte final do artigo vamos comentar sobre blefar forte na hora errada e acerca de ser engolido pelos blinds.

Já se sabe que para vencer MTTs não se deve jogar apenas para sobreviver. Os melhores jogadores da nossa época sabem exatamente a hora de se expor ao inevitável risco para cumprir a missão, e jogar para ganhar é a chave para a maximização de lucros em torneios.

Na prática, há apenas quatro maneiras de se perder um torneio, e toda eliminação pode ser reduzida a uma (ou mais de uma) delas. Vejamos:

Ser eliminado por uma Bad Beat
Bem, você tem suas fichas, é o favorito na mão e sofre uma bad beat: não há nada que se possa fazer a respeito, certo? Errado! Pelo menos em geral. Afinal, quando uma bad beat lhe arrasa é porque, no início da mão, você tinha menos fichas do que o jogador que o eliminou com aquele 4-8. Se tivesse fichas remanescentes depois da fatídica mão, poderia ter sobrevivido.

Então, o que fazer?

- Acumule fichas, especialmente no início e quando estiver perto da bubble.
- Se a ação rodou em fold e você está em late position, abra raise com uma grande gama de mãos.
- Sempre que tiver oportunidade, tire vantagem das fraquezas alheias atacando-as.
- Se seu oponente dá muitos raises, só volte reraise nas ocasiões adequadas.
- Extraia o máximo de suas mãos fortes.
- Contra um oponente agressivo, induza o blefe apostando pouco, e procure variar
a maneira de jogar contra ele.
- Caso acerte um straight, flush ou duas overcards com chance de flush, jogue de forma bastante agressiva.

Cada um desses movimentos adiciona um pouco mais de fichas ao seu stack e pode ser o suficiente para salvar sua vida no torneio. Assim, quando a inevitável bad beat vier, você vai sobreviver.

Jogar errado com a segunda melhor mão
Na maioria das vezes, quando você tem uma mão excelente e seu oponente tem a melhor mão possível (nuts), acaba sendo até aceitável sair do torneio com essa mão, já que você tende a ser favorito. Apesar disso, análises de “value” e outros conceitos também precisam ser levados em conta, de acordo com o desenrolar da jogada. Portanto, nem sempre o embate deve ser considerado inevitável.
Acredito ser possível minimizar esse confronto com as seguintes posturas:

- Dê raise com suas mãos sólidas pré-flop para reduzir o número de adversários. Quanto mais oponentes na mão, menor e mais a perigosa a situação.
- Pré-flop, abra o pote com um raise, numa freqüência muito maior do que você entra de limp.
- Jogue com cartas altas (principalmente num confronto pós-flop) para que as mãos decididas com o kicker lhe sejam favoráveis.
- Não faça slowplay com mãos que não sejam realmente fortes, evitando assim que uma queda lhe surpreenda ou que fique caro para descobrir se isso acontecerá.
- Para tornar cara e não-lucrativa a permanência de seus adversários no pote, aposte alto quando houver quedas na mesa.
- Respeite check-raises de oponentes fracos, eles geralmente estarão com mãos muito fortes.
- Não ignore uma leitura que mostre que você está batido. Quase sempre, quando parece que alguém está com o nuts, realmente está.

Na próxima edição: “blefar forte na hora errada” e “ser engolido pelos blinds”. Até lá!
Visite: www.universidadedopoker.com 




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2019. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×