EDIÇÃO 11 » FIQUE POR DENTRO

Dinheiro Fácil


David Apostolico

Muita liquidez nos mercados pode provocar o aquecimento econômico, gerando ganhos fáceis por algum período. Obviamente, a festa nunca dura para sempre e a bolha sempre estoura, resultando em dolorosas perdas para aqueles despreparados. No fim dos anos 90, o Banco Central Americano aumentou incrivelmente a liquidez nos mercados, em preparação para eventuais problemas na virada para o ano 2000. Isso certamente contribui para a grande subida do mercado de valores que, depois, sucumbiu rapidamente. A disponibilidade de ótimas taxas de hipoteca, combinada com as baixas taxas de juros e crédito fácil, fez com que o mercado imobiliário crescesse, o que resultou na mais recente bolha a estourar.

Como essa é uma coluna para a Card Player, você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com poker. Bem, o poker não é diferente de qualquer outra área de estudo. Muita liquidez, ou dinheiro fácil, não dura para sempre. Inevitavelmente, as fonte secam e alguém paga o preço por isso. Vamos explorar como isso pode acontecer no poker. Todos nós já vimos jogadores loose de cash games com muito dinheiro que procuram se divertir e obter muita ação. Ganhar dinheiro é secundário diante de sua necessidade primária de entretenimento. Você vai ver esse jogador buscar por dinheiro nos bolsos repetidas vezes, sempre que alguém ganha um grande pote. A tentação de jogar com quaisquer duas cartas contra eles é muito grande. Ainda assim, você raramente irá forçar a saída desse jogador de um pote, então o melhor curso de ação é esperar por uma boa (mas não necessariamente muito forte) mão e tentar isolá-lo. Todo jogador tem seu limite de perdas, portanto você deve pegar sua parcela antes que a festa acabe. Entretanto, é preciso ser seletivo ao escolher suas oportunidades.

Em torneios, especificamente, eu já vi jogadores bem medíocres passarem por fases excelentes e acumularem várias fichas. Você sabe que ele irá perdê-las eventualmente, pois a bolha irá estourar a qualquer momento. Mais uma vez, a idéia é ser paciente e seletivo ao escolher as oportunidades, para se certificar de que irá ganhar uma parcela dessas fichas enquanto o dinheiro fácil está disponível. Mas, o que acontece quando você é o cara que está em uma fase excelente? Nós tendemos a prestar atenção ao perigo de “tiltar” quando as coisas vão mal, mas isso também pode ocorrer quando as coisas acontecem com muita facilidade. Mesmo um jogador experiente pode começar a sentir um ar de invencibilidade quando se senta atrás de uma montanha de fichas.

Inevitavelmente, qualquer boa fase tende a ter seu fim — até mesmo a sua. Pode ser muito poderoso — e inteligente — utilizar seu grande estoque como alavanca. Apenas se certifique de que está adotando uma estratégia para grandes estoques e não simplesmente jogando porque acredita que não pode perder e que o dinheiro continuará a vir na sua direção. Concentre-se em tomar decisões corretas diante das situações, levando em conta todos os fatores. Certamente, o tamanho de seu stack e o fato de seus oponentes temerem lhe enfrentar devem ser levados em conta, e é possível usar isso em seu beneficio se mantiver a objetividade e continuar emocionalmente intacto. Existe uma grande diferença entre se ajustar à situação atual de maneira totalmente objetiva e jogar nessa boa fase porque você quer dinheiro fácil. Se você estiver buscando dinheiro fácil, a festa irá terminar muito mais cedo.

David Apostolico é autor de inúmeros livros de poker, incluindo Tournament Poker and The Art of War e Poker Strategies for a Winning Edge in Business. Você pode contatá-lo no endereço eletrônico thepokerwriter@aol.com.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2019. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×