Especiais » Lendas do Poker

Jason Mercier: Sem misericórdia

A explosão de Jason Mercier



11/01/2013
» comente

Quando corria pelos corredores da sua casa, na Flórida, Jason Mercier sempre sentia a necessidade de provar alguma coisa. Ser o caçula do pedaço não era fácil, principalmente quando havia três irmãos mais velhos. O “pimpolho” sofria com as intermináveis brincadeiras, e nas competições entre os herdeiros ele sempre ficava por último, novamente. Foi perdendo que Mercier aprendeu a ganhar, e olhando para sua carreira no poker, o profissional aprendeu mesmo.

Desde jovem, esse predestinado garoto viu a competição correr nos seu sangue. No seu tempo de estudante, transformou seu nome em sinônimo de excelência nos esportes. Mercier praticou em alto nível, basquete, futebol americano e baseball, modalidade que era a sua praia. Se Mercier não tivesse se enveredado por outros caminhos, poderia estar rodando o país participando das ligas menores do baseball profissional.

Após concluir o ensino médio, conseguiu uma bolsa de estudos na Florida Atlantic University, e junto com a sua namorada foram morar na cidade de Boca Raton. Nos dormitórios, a amizade dos seus colegas de quarto lhe rendeu mais do que diversão e algumas ressacas inesquecíveis. Em meio a beliches e roupas sujas, ele aprendeu a jogar poker, e com o passar dos semestres, Mercier foi pegando gosto pelo jogo, até ficar completamente apaixonado pela modalidade.

O tempo que passava nos feltros já ultrapassava o período que frequentava as aulas, o que pesou nas suas notas. O tom vermelho no boletim indicava que a sua bolsa de estudos naufragara no seu ensejo de jogar poker, naquela época, Mercier jogava 60 horas por semana. O jeito era voltar para casa e estudar em uma universidade menor, capaz de aceitar os seus sonhos acadêmicos, e incapaz de afetar o seu destino no poker.

Para pagar a faculdade, Mercier trabalhava como substituto em um colégio da região. Quando algum professor não poderia estar presente, ele dava aulas de matemática e física. Apaixonado por números, em pouco tempo ele conseguiu transferir a sua paixão para os seus alunos, e ele só voltou a ser substituído quando ele pedia para sair de “campo”.

Lecionar o encantava, e a carreira no poker parecia fugir do script da sua vida, porém o desafio, eterno combustível da competição, colocou em cheque o seu futuro nas salas de aula. Após dois meses de ausência, voltou ao poker, e uma meta ocupava a sua mente ágil, entrar para o Supernova Elite, do site PokerStars. Para concluir o seu objetivo, Jason Mercier precisava jogar mais de dois milhões de mãos em um ano, e ele conseguiu.
O seu feito lhe rendeu diversos pontos no site, o que tornou possível sua viagem para jogar alguns eventos na Europa, inclusive o European poker Tour (EPT) Sam Remo, na Itália. Por muito pouco Mercier não fez a viagem que mudaria sua vida.

Um amigo de longa data seria sua companhia na viagem, mas ele precisou cancelar a excursão na última hora. Sem ter um ombro amigo no continente estranho, chegou a procurar quem quisesse comprar seu buy-in, porém acabou indo para a Itália. Após cinco dias por lá, saiu com € 869.000 no bolso e o primeiro grande título da sua carreira.

Após abrir a porteira, Jason Mercier não parou de ganhar. Em 2009 foi a vez de brilhar em Las Vegas, com a conquista do seu primeiro bracelete de ouro da World Series of Poker (WSOP). O título veio em um evento de Omaha, o $1.500 Pot Limit Omaha, sua modalidade preferida.
Dois anos depois, ele viria a conquistar seu segundo bracelete, e mais uma vez em um torneio de Omaha, o $5.000 Pot Limit Omaha (Six Handed).

Atualmente, Jason Mercier é apontado por muitos como um dos melhores jogador de torneios ao vivo do planeta.


Diego Scorvo

Especialista em esportes desconhecidos, encontrou no poker um porto seguro. Converse com ele cinco minutos, e ele vai citar umas cinquenta pessoas. Vinte delas não existem, dez você não conhece e o resto ele falou o nome errado.


Leia Também



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123