EDIÇÃO 98 » COLUNA INTERNACIONAL

O maior erro que os amadores podem cometer

A maioria sequer percebe este erro


Jonathan Little
Este artigo é inspirado no erro mais comum que vi muitos jogadores recreativos cometerem durante a WSOP 2015. A maioria destes jogadores sequer percebem que estão cometendo este erro. É algo difícil de perceber, especialmente para jogadores que jogam em limites médios ou baixo, em que a grande maioria dos jogadores apresenta esta falha. Uma vez que os amadores se tornarem conscientes disso, eles serão instantaneamente capazes de melhorar as suas estratégias, permitindo-lhes jogar de uma forma bem mais lucrativa.

Grande parte dos amadores simplesmente não aplica pressão suficiente antes do flop. Sua estratégia é esperar pelas mãos fortes e então fazer um reraise, esperando que seus adversários paguem cegamente com qualquer lixo. O resultado é óbvio: adversários dando fold para esse jogador, tornando quase impossível para que ele extraia valor significativo com suas mãos fortes. Se você só ganhar potes pequenos com essas mãos, então será difícil bater o jogo no longo prazo.

Em vez de reaumentar apenas com mãos fortes, você deve fazer isso com um range de mãos mais amplo, baseado na maneira como você espera que seu oponente reaja. Se você acha que ele dará call com mãos marginais — como 2-2, A-10 e K-9 —, você deve fazer 3-bets com seu range mais forte. Isso não inclui apenas A-A e A-K, mas também as mãos que podem estar dominando o seu oponente: 9-9, A-J e K-Q, por exemplo. Essa estratégia funciona melhor contra jogadores fracos que não desistirão por já terem colocado fichas no pote pré-flop.



Se você espera que o seu adversário irá dar fold ou uma 4-bet (rereraise), você deve polarizar seu range de 3-bet. Ou seja, seus reaumentos devem incluir mãos muito fortes (QQ+ e A-K), e mãos que não são boas o suficiente para pagar o raise inicial do seu oponente, como A 7 , K 10 , K  8  e 10  7 . Ao adotar essa estratégia, seu range de call será de mãos que jogam decentemente pós-flop (A-J, K-Q e 8-7 suited). Essa estratégia funciona bem porque quando você dá um reraise com uma mão fraca, raramente você quer ver o flop. Com mãos com A-J e K-Q, normalmente você quer ver o flop, então você apenas paga.

No entanto, se você espera que seu oponente só aumentará com as chamadas “premium hands”, o que acontece muito em torneios mais baratos, então você também só deve dar reraise com mãos muito fortes. Não há razão para blefar. Na maioria das vezes, você falhará. Por exemplo, o jogador que abriu raise do UTG é conhecido por ser extremamente tight, contra ele, se você fizer uma 3-bet com algo como A-Q ou 10-10 e ele continuar na mão, então você estará em maus lençóis depois do flop. Mas se ele der fold, então você blefou seu A-Q ou 10-10. Sua intenção com mãos boas, não é fazer seu oponente desistir. Então, apenas dê call e jogue o pós-flop. Contra esse tipo de jogador, seu range de 3-bet deve ser A-A, K-K, Q-Q e A-K suited.

Se você acha que aplicar reraises com mãos marginais e blefar é muito arriscado, então procure outro jogo. Para se ter sucesso no poker, você tem que roubar potes que não pertencem a você, principalmente nos limites baixos e médios. Caso se sente à mesa esperando que alguém derrame as fichas sobre seu colo, você será engolido pelos blinds na maioria das vezes. Tome as rédeas da situação e não deixe seu destino na mão do baralho. É assim que se joga poker.


NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 98

Ano 9 - setembro, 2015

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
FichasNet Garantimos o melhor negócio online na compra e venda de créditos.
Vem aí o WPT Uruguai no Enjoy Punta del Este!
Aumente seu stack agora! Stack fichas

NEWSLETTER

Receba nossas novidades em seu e-mail.

Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2017. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×