EDIÇÃO 94 » MISCELÂNEA

The Book Is On The Table - Matemática Fácil do Poker - Vol I


Redação
Matemática Fácil foi escrito por um amante do poker, o matemático Moacir Martinez. Sem pretensões de lhe ensinar as melhores jogadas para cada situação, o livro tem uma abordagem diferente sobre toda a matemática do poker. De fácil entendimento, Matemática Fácil não traz fórmulas complicadas e gigantescas, mas atalhos para que você possa calcular de maneira rápida eficiente as porcentagens que envolvem sua mão. Calcule em poucos segundos suas chances de acertar determinado jogo. Saiba quais as chances de o seu adversário estar segurando uma mão melhor que a sua. Domine a parte não subjetiva do poker e tenha a chance de levar o seu jogo a outro nível.
 
CAPÍTULO 1 – A DISTRIBUIÇÃO DOS NAIPES
 
Na maioria das vezes, quando o assunto é probabilidade, o exemplo mais citado é o do flush draw: você com duas cartas de um mesmo naipe, e o flop, já virado, com mais duas cartas desse mesmo naipe, totalizando quatro cartas do mesmo naipe.
 
 
 
Nove cartas no baralho completam o seu flush. Até o river, a chance de que uma delas apareça é de 35%. Mas, afinal, quais são as outras probabilidades por trás dos naipes? Como é feita essa distribuição?
 
Um dos tipos de bordos que mais assusta os jogadores, no geral, é aquele com a possibilidade para o flush, e as chances das três primeiras cartas apresentarem um possível flush
draw não são nada pequenas. Porém, acertar um flush – no flop, no turn ou no river – já é tarefa complicada.
 
1.1 Probabilidades dos naipes
1.1.1 Flop
 
A probabilidade de três cartas do mesmo naipe aparecerem no bordo, logo no flop, é de apenas 5%. Ou seja, a cada 100 mãos jogadas, em apenas cinco delas você verá um flop
monotone (as três cartas de copas, espadas, ouros ou paus):
 
 
 
Por outro lado, duas cartas de um mesmo naipe são bem comuns. A cada 100 vezes que o flop for virado, em mais da metade delas haverá duas cartas de um mesmo naipe:
 
 
 
Um cenário um pouco menos usual, mas também comum, é o o flop rainbow, ou seja, as três cartas de naipes diferentes. Isso acontecerá em quase 40% vezes:
 
 
 
1.1.2 Turn
 
Se no flop haverá a chance de alguém jogar pelo flush quase metade das vezes, no turn, a possibilidade de alguém acertar um flush draw aumenta bastante. 
 
Apenas em 1% das vezes teremos quatro cartas do mesmo naipe no bordo:
 
 
 
Em 100 mãos, a cada doze, aproximadamente, o bordo apresentará três cartas do mesmo naipe.
 
 
 
Aqui, abre-se também a possibilidade de duas pedidas para flush. O bordo terá duas cartas de cada naipe cerca de uma vez a cada 6 mãos:
 
 
 
IMPORTANTE:
 
Note que no turn, só em um formato o flush está descartado, no 05, que acontece 10% das vezes. Ou seja, a cada dez mãos, nós teremos, em média, um bordo com as quatro cartas de naipes diferentes.
 
Observem como a estatística é caprichosa. No flop, todos os bordos têm chance de completar o flush até o river. Quando o turn é virado, em 90% das vezes será possível completar um flush até o river. No river, como veremos a seguir, apenas 37% dos bordos apresentará uma possibilidade para o flush.
 
AUTOR: Moacir Martinez
 
NÚMERO DE PÁGINAS: 144
 
PREÇO: R$ 49,90
 
DISPONÍVEL EM: www.raiseeditora.com
 



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×