EDIÇÃO 94 » COLUNA NACIONAL

É tudo uma questão de posição


Dr. Fabiano Gênova
Hoje vamos falar sobre um assunto que tem muito a ver com posição. Não é sobre aquela posição que você está acostumado a ouvir falar nas mesas de poker. Vamos deixar um pouco de lado as questões relacionadas ao small blind, big blind e button para abordar um assunto que poderá melhorar o seu rendimento durante um torneio de poker — ou até mesmo evitar que o seu raciocínio seja prejudicado no meio de uma partida. Vamos falar sobre lombalgias.
 
A lombalgia é a queixa mais comum em que se ouve falar nas clínicas, consultórios e hospitais. É a principal causa de incapacidade, no qual estima-se que cerca de 80% da população apresentará essa queixa em alguma fase da vida. Define-se como uma dor que se apresenta em uma área posterior, entre a bacia e a parte inferior da caixa torácica. Muitas vezes irradiada para os membros inferiores e muito confundida com dor nos rins. Os sintomas vão desde leves dores locais, sensação de queimação ou formigamento, dificuldade para movimentação das pernas, “travamentos” e até dificuldade importante para a manutenção da posição ereta e para o equilíbrio ao caminhar. 
 
Cerca de 90% das pessoas que apresentam esse quadro melhoram espontaneamente em até quatro semanas, muitas vezes sintomas leves persistem em alguns indivíduos. Outros, em uma menor parcela da população, apresentam deformidades ortopédicas ou doenças clínicas que cursam com sintomas lombares, nas mais diferentes intensidades, e sequelas que podem se exacerbar aliadas a diferentes fatores de risco.
 
A maioria das lombalgias é considerada aguda, aparecendo de forma rápida e desaparecendo após algumas medidas posturais necessárias. A frequência deste mal tende a se tornar aumentada de acordo com o passar da idade, porte físico e na realização ou não de atividades físicas prévias. Também é acentuada naqueles que não buscam uma posição adequada nas mesas de trabalho, que excedem no carregamento de peso, que não possuem um colchão de boa qualidade ou que assumem posturas inadequadas durante o sono.
 
Já vi muitos jogadores de poker sofrerem desse mal. Assumem torneios de longas horas e dias sem ao menos terem buscado um preparo físico para tal. Focam nas estratégias do jogo e na busca do aumento do stack, mas se esquecem da postura adequada em seus assentos. Resultado: queixas de dores lombares no decorrer do grind. 
 
Esse fator pode muito contribuir para o desempenho nas mesas. Agressividade, capacidade de raciocínio e concentração podem ser diretamente afetados com a presença de mais esse vilão como adversário. Já imaginou você em um segundo dia de um torneio importante, depois de passar, no dia anterior, cerca de oito horas nos feltros, desenvolvendo uma dor inesperada capaz de causar uma diminuição drástica do seu rendimento? Ou até mesmo o início de uma dor incapacitante em um jogo online, após horas e horas frente à uma tela de computador? Ruim né?
 
Surpresas imprevisíveis não podem prevalecer no dia a dia de um jogador que almeja bons resultados. Para ser lucrativo nas mesas é necessário estar totalmente voltado para as estratégias, sem a interferência de qualquer outro fator que possa diminuir o desempenho, tais como uma lombalgia inesperada. 
 
Mas como evitar? Ter uma rotina de exercícios físicos com uma postura adequada, fortalecimento muscular com acompanhamento de um profissional capacitado e uma postura correta no assento são fatores de grande importância para a saúde física e mental. Evite dobrar a coluna para pegar objetos do chão, prefira dobrar os joelhos. Evite usar colchão muito macio, pois eles causam o desnivelamento de sua coluna ao deitar. Realize sessões de alongamento durante o dia e aproveite os intervalos dos torneios para “dar uma esticada no esqueleto” e se movimentar quando possível. Se os sintomas persistirem ou se dúvidas surgirem, procure um médico para que ele possa dar algumas orientações baseadas no seu quadro de dor. 
 
Lembre-se: se algo estiver errado com seu corpo, ele irá apresentar alguns sinais que não deverão ser pormenorizados. Estar bem-disposto no dia a dia, zelando sempre pelo seu bem-estar, irá lhe proporcionar aumento da capacidade de acerto na tomada de decisões difíceis, seja na vida ou nos torneios.
 



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2018. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×