EDIÇÃO 93 » COLUNA INTERNACIONAL

Tomei uma 3-Bet, e agora?

Confira algumas dicas


Ed Miller
Com a agressividade dos jogos aumentando a cada ano, você vê mais raise pré-flop do que antigamente. Há alguns anos, as pessoas tinha um range bem restrito de 3-bet, que não saía muito de mãos do tipo Q-Q ou  A-K. Hoje, a maioria dos jogadores dão reraise com muito mais mãos. Isso fez com que a reação à 3-bets mudasse. Obviamente, não posso cobrir todo o assunto apenas com este artigo, mas darei algumas dicas.

Dica #1: Se ele for um jogador com um estilo “das antigas” dê fold
 
Quero dizer, se seu oponente ainda está nessa de dar reraises apenas com mãos do Grupo I, apenas desista. É difícil perceber rapidamente se um jogador é desse tipo, mas, esses caras, vão dar pouquíssimas 3-bets. Você só receberá QQ+ ou A-K em apenas 2,5% das mãos. Isso significa que seu oponente vai dar uma 3-bet a cada 40 mãos, aproximadamente.
 
Além disso, ele só pode fazer esse tipo de jogada se alguém aumentar antes. Isso diminui ainda mais sua frequência de 3-bet. Então, se você observar alguém que só aplica 3-bets a cada três ou quatro horas, é melhor ficar atento. 
 
A menos que você esteja jogando bastante deep (300 big blinds ou mais), então não há sentido pagá-lo quando você tem mãos como A-Q ou 109
 
Aqui vai um bom exemplo: o jogo é $2-$5 com stacks efetivos de $600. Dois jogadores dão limp e você aumente para $25, do hijack, com AQ. O cuttoff larga, mas o button faz tudo $80. Você suspeita que ele é “das antigas”, então tem algo com Q-Q, A-K ou melhor. O que você faz? Apenas dê fold.



Dica #2: Se ele for um jogador moderno, olhe a posição
 
Vamos dizer que você sabe que seu oponente joga um poker moderno. Você tem visto ele dando reraise pré-flop com frequência. Está claro que ele tem feito isso estrategicamente, não porque vem saindo com muitas mãos boas. Não dê crédito demais a ele. Jogadores modernos — aqueles que sabem o que estão fazendo — gostam de fazer suas jogadas em posições específicas. Uma 3-bet do button ou dos blinds pode ser facilmente um blefe. Mas se eles dão reraise do início da mesa ou de posições intermediárias, mais distantes do button, então o range desses jogadores é bem mais forte. No último caso, você deve apenas dar fold com suas mãos mais fracas. 
 
O jogo novamente é $2-$5 e os stacks efetivos são de $600. Um jogador entra de limp do UTG. Com KQ, você aumenta para $20. Dois jogadores dão fold, e, do meio da mesa, um jogador moderno faz tudo $60. O melhor a fazer é largar. Em posição intermediária e dando reraise contra um jogador do início da mesa, é bem provável que ele tenha algo como TT+ ou até AQs+. Dificilmente ele terá uma mão ruim. Você não quer jogar mãos como 10-Q ou K-Q contra esse range, esse cara e fora de posição.

Dica #3: Não deixe a continuation bet assustar você
 
Muitos jogadores cometem o erro de dar fold com muita frequência após uma 3-bet. Realmente, apostar no flop raramente é um erro do agressor, desde que seus adversários, que pagaram a 3-bet, estejam desistindo quando não acertam o flop.
 
Se você paga uma 3-bet, definitivamente, está esperando por uma c-bet no flop. Mas essa apostas não significa nada mais que o jogador ainda segura duas cartas e que um flop veio. Isso não significa necessariamente que o agressor melhorou a sua mão. Não deixe ele lhe assustar. Nesses casos, você deveria dar call ou raise com mais frequência do que faz pré-flop.
 
De volta ao jogo dos exemplos anteriores, um jogador entra de limp e você aumenta para $20 com AJ. O big blind é um jogador moderno e reaumenta para $65. O limper dá fold e você paga. Há $137 no pote e cada um tem $535 para trás.
 
O flop vem 644 e seu oponente aposta $70.
 
Não largue as suas cartas! Não há razão para pensarmos que a mão do oponente é melhor do que há alguns segundos. Obviamente, você também não tem nada, mas não pense em dar um pote barato a ele. Ele apostou apenas metade do pot. Se toda vez que alguém apostar metade do pote, você der fold com Ás-high, então eles vão apostar em todas as mãos contra você, lhe esmagando lentamente e completamente.
 
A maioria das mãos com as quais você paga 3-bets vale a pena pagar em flops como esse. Mãos com um Ás, às vezes com um Rei, e pares têm seus méritos. Você poder largar algumas mãos piores como 109, mas deve considerar blefar um 87, que tem um gutshot (broca) no flop.
 
Então, não deixe a c-bet lhe assustar, ela virá sempre e não estará dizendo que seu oponente tem uma mão forte.



Dica #4: Espere por seus oponentes
 
Em cash games com blinds $5-$10 ou menos, os jogadores não costuma jogar bem potes com 3-bet.  Com um pote tão grande construído pré-flop, os stacks estão sob ameaça logo após o flop. Uma vez que a continuation bet já veio, grande parte dos jogadores irá jogar de maneira simples o turn e o river. Eles não irão dar raise contra você com algo como A3 que não completou um flush ou sequência. Eles provavelmente vão dar o primeiro tiro flop e desistirão nas streets subsequentes.
 
No geral, se você fica preocupado em não saber onde está se metendo em um pote com 3-bet, lembre-se que você pode esperar o final da ação de seus adversários. Você pode ficar na mão até que seu oponente comprometa metade do stack ou até que ele desista do pote. Grande parte das jogadas realmente significam aquilo que elas aparentam ser. Se ele apostou $200 no turn, é provável que ele tenha pelo menos o top pair. Caso ele não aposte, é sua chance de contestar o pote.
 
Conclusão
 
Jogar potes em que houve 3-bet é assustador para muitos jogadores. Muito dinheiro entra no pote em certas circunstâncias. Isso é parte do jogo. O no-limit hold’em moderno tem muito risco. Se você evitar os jogadores tights, então arriscará seu dinheiro sempre que entrar em uma mão desse tipo. No entanto, se você enfrentar os jogadores certos, poderá fazer bastante dinheiro seguindo essa quatro dicas.
 



NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 93

Ano 8 - abril, 2015

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
Aumente seu stack agora! Stack fichas
Mesas de Poker
Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online



30% de desconto em todos os livros de poker. Até 3x sem juros. Você ainda ganha baralho Copag.

NEWSLETTER

Receba nossas novidades em seu e-mail.


A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2017. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×