EDIÇÃO 92 » COLUNA NACIONAL

Vamos ver um flop


Moacir Martinez
O flop é um dos momentos mais aguardados do poker. São aquelas três cartas que, entre outras possibilidades, lhe levam para o céu ou para inferno. Não são poucos os jogadores que adoram ver um flop, principalmente no início do torneio, quando a relação stack e blinds ainda é bem tranquila.
 
Como vocês já devem ter notado, no artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o flop. Ele pode vir em várias formas, ou como costuma-se dizer no meio, de diferentes texturas. Um flop pode vir seco, com draws, dobrado, rainbow etc. Hoje, você entenderão mais sobre as diversas probabilidades por trás do flop.
 
QUANTO AOS NAIPES
Existem três possibilidades de flop quando falamos de naipe. Ele pode ser monotone (três cartas do mesmo naipe), exemplo: A54; rainbow (três cartas de naipes diferentes), exemplo: 375; ou com duas cartas do mesmo naipe, exemplo: K67.
 
PROBABILIDADE
Duas cartas do mesmo naipe 55,08%
Rainbow 39,75%
Monotone 5,16%
 
Caso você tenha duas cartas do mesmo naipe em sua mão, você ficará de flush draw no flop 10,94%, ou seja, 1 a cada 10 mãos. Em 0,84%, ou aproximadamente 1 a cada 120 vezes, você fará seu flush logo com as três primeiras cartas abertas.
 
QUANTO ÀS CARTAS
Aqui, se não levarmos em conta o naipe, temos três possibilidades distintas. O bordo pode vir pareado (Q-Q-5), normal (K-8-2) ou com uma trinca (7-7-7).
PROBABILIDADE
Três cartas diferentes 82,82%
Pareado 16,94%
Com uma trinca 0,24%
 
 
FLOPS ESPECIAIS
Um flop especial é aquele que pode estra entre os que chamamos de “wet flops”, ou seja, que pode acertar a mão do adversário de várias maneiras. No primeiro exemplo de flop especial, vamos considerar aquele que traz duas cartas iguais e uma terceira diferente, mas com a possibilidade um flush draw. Por exemplo, JJQ. Flops com esses formatos aparecem aproximadamente 7% das vezes, ou seja, 1 a cada 14 mãos.
 
Outro flop especial, um legítimo exemplo de “wet flop”, é aquele com cartas consecutivas, podendo ser de naipes repetidos ou diferentes, como 7-8-9. Nesses tipos de flops, você pode encontrar seu adversário com sequências prontas e, mais frequentemente, com draws para sequências e, às vezes, flush. O entanto, esse não é um formato muito comum de flop. Ele aparecerá cerca de 3% das vezes, ou seja, 1 a cada 33 vezes.
 
Caberá a você estudar e analisar o que fazer com esses dados. Lembrando que o poker é um esporte situacional. As probabilidades não mudam, mas cada mão traz uma situação nova, com infinitas abordagens e possibilidades. 
 



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×