EDIÇÃO 9 » FIQUE POR DENTRO

Filosofia do Poker: Onde Há Confusão, Há Oportunidade


David Apostolico

Um velho mentor meu certa vez me ensinou que onde há confusão, há oportunidade. Eu descobri a verdade dessa afirmação em muitas disciplinas, e ela certamente se aplica ao poker. Nesta coluna, eu gostaria de explorar como essa simples verdade pode aumentar seu lucro nas mesas.

Primeiro, todos nós encontramos aqueles jogadores que simplesmente não compreendem bem o jogo e operam em um perpétuo estado de confusão. Eles são presas fáceis, e eu não perderei tempo discutindo como se deve jogar contra eles. Existem, contudo, ocasiões durante o curso de uma sessão ou torneio de poker em que até mesmo o melhor de nós fica confuso. Se você estiver preparado para agir de adequadamente nessas situações, pode lucrar através a exploração das circunstâncias.

Para ilustrar, considere os seguintes exemplos comuns de confusão: um jogador falar sem ser sua vez; esquecer quem ainda está na mão; não perceber quantas fichas um oponente possui; não perceber que alguém já deu raise, ou mesmo all-in. Durante o curso de um torneio, jogadores geralmente esquecem o nível dos blinds e apostam mais (ou menos) do que pretendiam. Gaste um minuto para refletir sobre com que freqüência você testemunhou algum dos pontos acima mencionados. Agora gaste um minuto pensando sobre as vezes em que você se aproveitou de alguma dessas situações.

Por exemplo, digamos que você tenha um grande stack de $20.000, esteja no big blind, e os blinds estejam em $300- $600. Um jogador em posição final abre dando all-in de $3.000. O small blind paga, jogando mais $300, sem perceber que tinha havido um aumento. O dealer aponta o erro, e o small blind é forçado a pagar os $3.000 — o que claramente o desagrada. Ele fica com cerca de $12.000 em fichas restantes. Você olha para suas cartas e vê dois os oitos pretos. Qual é sua jogada? Se o small blind tivesse pagado os $3.000 por vontade própria, você poderia ficar hesitante em voltar reraise. Porém, sabendo que a mão dele não era forte o suficiente para pagar aquele raise, acho que é um reraise fácil. Considerando a gama de mãos que o jogador que deu o primeiro raise pode ter, é bastante provável que você esteja ganhando. Se você for para dar call, é melhor ir logo de all-in e forçar a saída do small blind. Qualquer das jogadas lhe custaria o mesmo valor (os $2.400 extras do big blind), mas a segunda lhe deixará mano a mano em um pote substancial.

A confusão pode se dar de várias formas. Um jogador pode estar pedindo comida, conversando com um amigo, discutindo sobre a última mão. Em quaisquer desses eventos, ele provavelmente não estará dando total atenção ao jogo. Provavelmente estará procurando uma razão para desistir, e então poder cuidar da tarefa imediata. Se você ficar atento, pode se aproveitar dessas ocasiões assim que elas surgirem.

Por outro lado, você jamais deve querer ser vítima de confusão. Mantenha-se totalmente concentrado o tempo inteiro em relação ao que está acontecendo. Não aja antes que seja sua vez de jogar. Em torneios, fique a par de fatores, como os blinds atuais, quanto tempo falta para o nível subir, a quantidade de níveis subseqüentes e os estoques de fichas de todos seus oponentes, bem como do seu.

Finalmente, e talvez o mais importante, diversifique seu jogo. Enquanto muitos jogadores se confundem, a maioria não. Você precisa criar confusão para obter sua vantagem. Como sabemos, um oponente confuso está muito mais propenso a cometer um erro.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×