EDIÇÃO 81 » MISCELÂNEA

The Book is on The Table - O Poker e a Arte da Guerra

As Estratégias De Sun Tzu Aplicadas Ao Jogo


Marcelo Souza
A “Arte da Guerra”, o livro clássico do general chinês Sun Tzu, tem servido de inspiração para reis e guerreiros há vários séculos. Nos tempos modernos, homens de negócios e atletas têm usado esse conhecimento para conseguir vantagens diante dos competidores. Agora, o renomado autor David Apostolico revela a interessante aplicação de “A Arte da Guerra” aos torneios de poker. Ele extrai passagens e princípios chave que irão lhe mostrar como jogar como um general — atacando as fraquezas dos seus oponentes, encontrando as suas próprias forças e sabendo quando e como atacar. Para vencer torneios de poker é necessário mais do que o domínio da estratégia básica. É preciso equilibrar dois objetivos: acumular fichas e sobreviver. Apostolico mostra como aperfeiçoar essas habilidades e aplicar outros fundamentos da filosofia de Sun Tzu. Assim como na guerra, organização e disciplina são atributos importantes. Seja você um jogador recreativo ou um profissional buscando aperfeiçoar o seu jogo, “O Poker e A Arte da Guerra” é um passo essencial na jornada para a vitória.
 
VI – Pontos Fracos e Pontos Fortes (p. 105)
Em geral, o exército que primeiro ocupar o campo de batalha para esperar o inimigo, estará descansado para o combate; aquele que chega mais tarde e se precipita para entrar na batalha, estará exausto.
 
Em torneios de no-limit hold’em, o primeiro a agir coloca os oponentes na defensiva e, consequentemente, tem a vantagem. Isso é especialmente verdade nos níveis mais altos e se você estiver jogando short-handed. Quanto maior a aposta, maior a pressão sobre o seu oponente. Quando você entrar de all-in primeiro, tem duas chances de vencer: o seu oponente pode desistir ou você terminar com a melhor mão. Quando você pagar uma aposta all-in, tem apenas uma chance de vencer. Você precisa ter a melhor mão. A decisão de pagar um all-in é mais difícil do que a decisão de entrar de all-in.
 
Assim, o guerreiro inteligente impõe a sua vontade ao inimigo, mas não permite que o inimigo imponha a dele.
 
Se você tiver o controle do seu jogo e puder ditar os termos da partida, jogará com força máxima, enquanto os seus oponentes terão força mínima. Se você for o primeiro a falar e estiver disposto a dar um call, aposte. Quando você jogar com força em vez de fraqueza, impõe a sua vontade ao seu oponente e tem a vantagem. Por exemplo, digamos que você esteja no big blind com 89, e haja um pagador antes do flop. O flop vem 6910. Você não sabe, mas o seu oponente tem KQ, dando a ele um straight draw na gaveta e duas overcards. Se você apostar primeiro, o seu oponente lhe colocará com mão melhor, e pode pagar ou não dependendo das circunstâncias, pois ele tem vários outs. Se o turn não o ajudar e você continuar apostando, fica mais difícil para ele pagar. Finalmente, se o river não o ajudar e você continuar apostando, ele não terá outra escolha a não ser dar fold (ou tentar um blefe). Ao apostar, você o mantém na defensiva, fazendo com que ele precise decidir, todas as vezes, se deve desistir ou pagar pela oportunidade de completar o draw.
 
Agora suponha que, depois do flop, em vez de apostar, você conclua que com um par médio e um straight draw você tem uma mão razoável, mas talvez não a mais forte, e resolva pedir mesa. O seu oponente aposta imediatamente, e agora você fica na defensiva. Você é quem tem que decidir se vale a pena pagar ou se o seu oponente tem uma mão melhor. Mesmo que em ambas as hipóteses o valor seja o mesmo. Você está em uma posição muito superior na primeira hipótese, na qual apostou primeiro. Você tem muito mais chances de levar o pote caso o seu oponente não melhore. Na segunda hipótese, você enfrenta algumas decisões bem difíceis se não melhorar. Se uma carta assustadora, como um ás ou uma terceira carta de ouros surgir no turn, você provavelmente terá que desistir diante de uma aposta do seu oponente, ainda que a carta aberta não o tenha ajudado.
Mantendo as vantagens, ele pode fazer com que o inimigo se aproxime por sua própria vontade; ou, ao causar danos, ele pode fazer com que seja impossível que o inimigo se aproxime.
 
Se você quiser o seu oponente no pote, torne-o atrativo para ele. Se quiser que ele desista, torne-o assustador para ele.
 
Dessa forma, se o inimigo estiver descansando, fustigue-o.
 
Se o seu oponente estiver jogando de forma muito tight, seja agressivo e tire proveito para ganhar os potes.
 
[...] se bem abastecido de provisões, faça-o ficar faminto.
 
Se você estiver jogando com um grande stack contra um muito menor do seu oponente, não dê a ele oportunidade de dobrar. Ataque-o quando ele estiver vulnerável. Deixe que ele morra de fome ao ser engolido pelos blinds.
 
[...] se acampado silenciosamente, obrigue-o a mover-se.
 
Se você estiver em um pote com uma mão que queira jogar, mas não tiver certeza sobre as intenções do seu oponente, faça uma aposta ou raise grande o suficiente para determinar uma reação dele. Se ele desistir, você leva o pote ali mesmo. Se ele pagar, você saberá que ele tem uma mão razoável. Se ele der reraise, você deve decidir se vale a pena jogar com a sua mão em um pote que agora sabe que será caro.
 
Apareça em posições que o inimigo deva apressar-se para defender; marche com velocidade para lugares onde não for esperado.
 
Ataque o seu oponente não apenas quando ele estiver fraco, mas também vulnerável. Se ele lhe der a oportunidade de ser o agressor, tire proveito para colocá-lo na defensiva. Se você estiver heads-up contra o big blind, e ele pedir mesa depois do flop, vá em frente e aposte mesmo que o flop não tenha lhe ajudado. Coloque-o na defensiva e o obrigue a tomar decisões difíceis.
 
TÍTULO: O POKER E A ARTE DA GUERRA – AS ESTRATÉGIAS DE SUN TZU APLICADAS AO JOGO (Tournament Poker and The Art of War)
AUTOR: David Apostolico.
NÚMERO DE PÁGINAS: 210 páginas.
PREÇO: R$ 69,00
DISPONÍVEL EM:  www.raiseeditora.com



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×