EDIÇÃO 7 » FIQUE POR DENTRO

Academia WPT: Altos e Baixos com A-K


Mike Sexton

O North American Poker Championship acontece no belíssimo Fallsview Casino Resort nas Cataratas do Niágara, no Canadá. Trata-se de uma incrível propriedade com uma vista ainda mais incrível das Cataratas. O The World Poker Tour chegou aqui há apenas dois anos, mas com a crescente popularidade do poker no Canadá, esse evento tem rapidamente se tornado um dos melhores do circuito.

Essa mão ocorreu no início da mesa final. Restavam seis jogadores, os antes eram de 3.000 e os blinds de 15.000-30.000. Jim Worth, com mais de 1,7 milhões em fichas, era o primeiro a falar. Ele tinha A-K e aumentou para 90.000. Logo depois dele, Marc Karam (com pouco menos de 1 milhão), voltou reraise de $290.000, com A-J. Todo mundo deu fold e Worth agora tinha uma árdua decisão sobre o que fazer. Vocês podem enumerar todas as opções dele: fold, call ou reraise all-in.

Worth escolheu a porta número 2 e pagou. O flop veio 9-6-2 rainbow. Worth pediu mesa e Karam fez uma continuation-bet de 300.000, que se mostrou uma grande aposta, pois Worth desistiu com melhor mão e Karam levou o pote. Como foi possível ver através das micro-câmeras, as cartas do turn e do river não ajudariam Karam, e Worth teria levado uma bolada e provavelmente eliminado Karam do torneio. No-limit hold’em gira em torno de tomar decisões difíceis — e tempo é tudo.

Antes que você critique Worth, coloque-se no lugar dele. É o começo da mesa final e você está jogando por quase um milhão. Você aumentou do UTG e o cara depois de você (em quinto no ranking de fichas) faz uma jogada ousada com quatro jogadores ainda por falar. O que você faria? Largaria A-K? Você pagaria para ver o flop antes de comprometer mais fichas, ou aumentaria e colocaria o oponente de all-in (sabendo que ele está comprometido com o pote)?

Seu oponente poderia facilmente ter valetes ou damas aqui (bem como AA ou KK). Supondo que ele tivesse um par pequeno, você realmente entraria na disputa (com uma mão ligeiramente pior) apostando um milhão de fichas nessa situação? E se você pagasse o aumento pré-flop, teria continuado a jogar quando o flop veio 9-6-2 e seu oponente apostou 300.000? (Dê muito crédito a Karam por ter feito a continuation-bet no flop, ele ganhou o pote por causa disso).

O poker é muito fácil de se jogar quando é possível ver as cartas e saber o que poderia acontecer. Ao tomar sua decisão sobre o que fazer nessa situação, conhecer o estilo de jogo de seus oponentes ajuda bastante. Contra adversários que intimidam ou são extremamente agressivos, jogar com A-K não faz sentido aqui. Contra os tights, largar A-K é que não faz sentido. Worth tinha uma difícil escolha em mãos, e infelizmente para ele, tomou a decisão equivocada.

Eu acredito que o membro do Hall da Fama, T.J. Cloutier, joga com A-K melhor do que qualquer pessoa, e ele gosta de dizer: “Ás-Rei é apenas um draw”. No Texas, A-K é chamado de “Voltando para Houston”.

Em uma nota pessoal, eu tenho certeza de que perdi mais dinheiro com A-K do que com qualquer outra mão em no-limit hold’em — e qualquer que seja a mão que se situe em segundo lugar, não chega nem perto. O problema com A-K não é apenas dar raise pré-flop, alguém pagar com um par e você perder o coin flip. Geralmente, a questão é quando você aumenta antes do flop com A-K, alguém paga, o flop vem K-7-5 ou A-6-3 e seu oponente consegue uma trinca. É uma mão muito perigosa.

A simples verdade é essa: às vezes é bom jogar com A-K, outras vezes não. Boa sorte nas suas decisões.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×