EDIÇÃO 6 » ESPECIAIS

O Garoto da Internet, o Amador e Dois Ex-Campeões

Mike Vela Ganha o World Poker Finals do World Poker Tour 2007


Redação

Em 2005, Nick Schulman ganhou o World Poker Finals no Foxwoods Resort and Casino. Em 2006, foi Nenad Medic quem faturou o evento. Em 2007, ambos estavam na mesa final, e tiveram a chance de fazer história. Nenhum jogador jamais ganhou o mesmo evento duas vezes na história do World Poker Tour, e agora dois jogadores tinham essa chance. Além disso, nunca mais, depois que Johnny Chan ganhou o Evento Principal do World Series of Poker em 1987 e 1988, um jogador ganhou um torneio aberto com buy-in de $10.000 em anos consecutivos. Medic tinha a chance de conseguir também essa façanha. Parte da história do poker foi escrita no Foxwoods, no WPT, e parecia que muito mais aconteceria nessa mesa final. Havia também um primeiro prêmio de $1.704.986 em jogo. Eis como estava a final table quando a ação começou:

Esses seis jogadores sobreviveram a cinco dias de poker e saíram de uma competição de 575 jogadores, incluindo muitos profissionais excelentes, bem como duas lendas do poker que foram grandes ameaças até o fim: T.J. Cloutier (12º lugar) e Freddy Deeb (9º lugar). Os dois ex-campeões, Schulman e Medic, seguiram caminhos muito diferentes para chegar tão longe. Schulman ficou com um grande estoque de fichas durante a maior parte do torneio, e chegou à mesa final como segundo em número de fichas. Medic cuidadosamente abriu seu caminho com um estoque pequeno, foi de all-in várias vezes, e chegou à mesa final como um anão no meio de gigantes. Ele tinha que ganhar fichas rapidamente se quisesse ter a chance de entrar para a história.

Quando o jogo começou, Tom “Durrrr” Dwan tinha o maior estoque de fichas da mesa. Esse garoto da Internet fez seu nome online, jogando em algumas das mesas mais caras disponíveis na Internet; e também durante esse torneio, dominando seus oponentes (veja o quadro ao lado), o que lhe garantiu um grande estoque e um bom momento para chegar à mesa final. Contudo, no poker é necessária apenas uma mão para que tudo se dilua. Dwan perdeu um pote que valia $2 milhões em fichas para Mike Vela, que mostrou um par de noves e ganhou a primeira mão. Então, as coisas pioraram. Medic foi agressivo no início, e empurrou all-in na segunda mão com K-Q. Dwan tinha um par de damas e estava prestes a mandar Medic para casa na sexta colocação — até que um rei apareceu no river e duplicou as fichas de Medic para $1,54 milhões, afundando Dwan ainda mais, pois tinha perdido mais de $1,5 milhões em apenas duas mãos.

As esperanças de Medic de conseguir o título estavam agora alimentadas, e ele se envolveu em seu segundo grande pote na mesa final com Mark Weitzman na quarta mão. Medic e Weitzman estavam de all-in pré-flop, com Medic segurando A5 contra A3 de Weitzman. Medic selou a vitória ao conseguir um flush no river, e Weitzman foi eliminado em sexto lugar, levando para casa $189.142. Medic agora tinha mais de $2 milhões em fichas, um grande salto em relação aos 555.000 que ele detinha quatro mãos antes.

A volatilidade dos estágios iniciais da mesa continuou a agitar a competição na sétima mão. Nela, White deu mini-raise do button para 120.000, e Schulman e Dwan pagaram dos blinds. Schulman e Dwan pediram mesa diante do flop de 442, e White apostou 440.000. Schulman pagou, o turn trouxe o 4, e ambos pediram mesa. Schulman pediu mesa ao ver a Q no river, e White apostou 900.000. Schulman pagou, e White, com KQ, levou um pote de mais de 3 milhões em fichas.

Depois que White virou chip leader, os jogadores brigaram por pequenos potes até que Medic duplicou mais uma vez seu estoque na 30ª mão com uma trinca de damas. Parecia que o destino estava do lado dele para fazer história, mas tudo mudou duas mãos depois: Dwan aumentou do cut-off para 165.000, Mike Vela pagou do small blind, e White pagou do big blind. O flop mostrou Q85, e Vela apostou 410.000. White aumentou para 1 milhão. Dwan desistiu, e Vela pagou. Havia mais de 2,5 milhões no pote quando o turn trouxe o A. Vela pediu mesa, White apostou 1,2 milhões e Vela pensou durante vários minutos antes de pagar. Ele então pediu mesa no escuro antes do river. A quinta carta foi o 9 e White também pediu mesa. Vela mostrou a Q e levou o pote com um par de damas, enquanto White não mostrou o que tinha. Esse grande pote valeu 7,4 milhões em fichas, e Vela agora era o gigante de 7 milhões da mesa.

No começo dessa mesa final, ninguém na sala falava sobre Vela. Ele começou aquele dia como terceiro em fichas, mas, perto do garoto da Internet (Dwan) e dos dois ex-campeões (Medic e Schulman), sua história foi ofuscada. Contudo, ele não era um amador, pois tinha chegado a duas mesas semi-finais em eventos do WPT antes desse torneio (terminando em 13º nesse mesmo evento no ano passado e em 18º no Borgata Poker Open dois meses atrás); ele é o vice-presidente de uma companhia de investimentos, e um sério homem de família com dois filhos (ele até chamou sua filha durante a mesa final para ajudá-la com um problema de matemática e desejá-la boa noite). Mas não importava se Vela estava situado entre amador e profissional na escala de habilidade, pois ele agora dominava a mesa final com um estoque monolítico. Ele gastou pouco tempo para fazer bom uso dessa grande pilha de fichas na mão 37, pagando um all-in de White com K10, e tudo que esse tinha para mostrar era 76. O bordo trouxe um par de dez para Vela, e White foi eliminado na quinta colocação, ganhando $243.184.

A ação então se resumiu aos quatro últimos. Dwan logo perdeu um pote que valia 4,25 milhões em fichas para Schulman. Naquela mão, Schulman aumentou do small blind para 240.000 e Dwan pagou do big blind. Schulman apostou 425.000 e o flop veio J94, e Dwan pagou. O turn foi o J, Schulman apostou 600.000 e Dwan deu call mais uma vez. O river trouxe o 6. Schulman apostou 840.000 e Dwan pagou, depois de refletir durante mais de três minutos. Schulman mostrou K9, que formavam dois pares, valetes e noves, e levou um grande pote.

Dwan jamais se recuperou depois dessa mão, embora devesse. Ele foi de all-in contra Vela na mão 55. Vela mostrou KJ, mas estava dominado pelo AK de Dwan. O bordo trouxe 107310J, e Vela acertou um par de valetes no river, levando o enorme pote. Dwan foi eliminado em quarto lugar, ganhando $324.244, e Vela elevou seu estoque para mais de $10 milhões em fichas. Com três jogadores restantes, os dois ex-campeões permaneciam em pé, mas nenhum deles possuía sequer a metade das fichas de Vela, então não podiam fazer muita coisa.

A difícil tarefa de se igualar a Vela se tornou quase impossível depois da mão 71. Dessa vez, foi Medic que trombou de all-in com ele. Vela tinha AJ contra A7 de Medic, e o bordo mostrou K98JJ. Vela levou o pote com uma trinca de valetes, e o campeão anterior, Medic, foi eliminado na terceira posição, levando $486.367. Isso deixou os estoques de fichas dos dois jogadores remanescentes mais do que desequilibrados. Na verdade, Vela tinha uma vantagem de 3-para-1 sobre Schulman.

Mike Vela — 13.015.000
Nick Schulman — 4.255.000

Schulman tinha uma grande desvantagem de fichas, e heads-up decisivo chegou ao fim rapidamente. Depois de sete mãos, Schulman foi de all-in. Ele estava no button e aumentou para 350.000. Vela voltou um reraise para 1,7 milhões, então Schulman foi de all-in. Vela imediatamente pagou com AQ, enquanto Schulman mostrou um par de cincos. O bordo veio AQJ78, e Vela ganhou o pote com dois pares, ases e damas. Schulman foi eliminado em segundo lugar, ganhando $864.652, e Vela foi o campeão. Ele levou para casa $1.704.986 e um buy-in de $25,500 para a quinta temporada do WPT World Championship, em abril deste ano. “Minha vida não vai mudar em nada. Eu trabalho em uma excelente companhia, com pessoas incríveis, e vou trabalhar amanhã, vou para casa ver meus filhos; isso não vai me mudar em nada”, disse Vela após a vitória.



Nenad ‘Serb’ Medic

Seu bankroll inicial pode ter sido meros $75, mas Nenad “Serb” Medic rapidamente se tornou um dos mais respeitados jovens jogadores de poker. Medic começou jogando profissionalmente três anos atrás e, ao longo do caminho, ganhou quase $3 milhões no circuito de torneiros, incluindo uma vitória no World Poker Tour World Poker Finals em Foxwoods.

Apesar de ter perdido o título que ganhou no ano passado, Medic teve o caminho mais árduo até a mesa final, sobrevivendo com um pequeno estoque de fichas durante quase três dias, sem jamais desistir e frustrando constantemente seus oponentes em cada mão. Ao final, sua busca pela segunda vitória consecutiva para entrar na história do WPT não vingou, quando ele foi eliminado em terceiro lugar pelas mãos do eventual campeão, Mike Vela.

“Eu acho que joguei meu melhor poker durante todo o torneio”, disse Medic. “Eu definitivamente tive sete vidas durante ele, mas acho que minimizei meus erros e joguei o melhor que podia durante algum tempo. Meu único arrependimento foi que, quando éramos apenas três, eu deveria saber que ele pagaria uma grande aposta, e não ter apostado com meu A-7. Obviamente estou desapontado por não ter ganhado, mas com certeza me orgulho de meu desempenho”.

Medic pode não ter conseguido seu propósito, mas sua colocação no Foxwoods se situa como uma das melhores performances na história do WPT. Quando não está no circuito de torneios, Medic pode ser encontrado no Full Tilt, onde você pode aprender, conversar e jogar com os profissionais.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×