EDIÇÃO 50 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Escolhendo sua posição

Artigo voltado especialmente para aqueles que estão começando a se aventurar nos cash games ao vivo.


Matt Lessinger

Aqui, vou presumir que você, leitor, tem noção da importância da escolha do lugar à mesa de poker. Diante disso, vamos às considerações sobre como otimizar essa decisão:

Conhecimento das tendências dos seus oponentes. Em geral, vale a pena ter os jogadores mais agressivos e imprevisíveis à sua direita, e os mais passivos e previsíveis à sua esquerda. Se você normalmente jogava em determinado limite e fazia boas anotações sobre seus oponentes, provavelmente reconhecia vários deles quando se sentava para jogar, e já tem uma boa ideia dos estilos de jogo deles.

Os stacks. É preferível ter os stacks maiores à sua direita e os menores à sua esquerda. É importante saber quais ações os maiores stacks vão executar antes de tomar uma decisão sobre a sua mão. Obviamente, isso se aplica especificamente ao no-limit hold’em.

No jogo ao vivo, especificamente, é preciso observar constantemente os oponentes. Para jogar seu “A-Game” você deve:

- Ver os rostos deles, especialmente os olhos
- Observar a postura deles
- Ouvir a respiração deles
- Medir o nível de tensão deles
- Observar as reações deles (tanto as sutis quanto as mais óbvias) diante de bets, raises, flops, turns e rivers
- Perceber como eles seguram suas cartas
- Observar como eles manuseiam com suas fichas
- Buscar quaisquer tells adicionais que lhe dê informações

Se você tem o hábito de jogar online em várias mesas simultânea, claramente tem a capacidade de observar várias coisas ao mesmo tempo. Agora é apenas uma questão de mudar seu foco. Você ainda precisa utilizar seus poderes de observação, mas agora deve concentrá-los todos eles na mesa, e precisa tomar nota sobre seus oponentes de maneiras que não eram possíveis na internet.

Agora vamos trazer isso para a questão da escolha de posição. Você quer o lugar mais vantajoso para observar os oponentes. E, mais importante, quer ser capaz de vê-los antes de agir, de modo que eles lhe deem uma ideia de o que pretendem fazer quando chegar a vez deles. Com isso em mente, há uma posição que é notoriamente melhor do que as demais, a nº 1.



A chave é ser capaz de ver os oponentes à sua esquerda. Na teoria, é possível fazer isso de qualquer posição, mas a questão é que você não quer deixar claro que está observando seus adversários. Você quer que eles permaneçam relaxados e despreocupados, de modo que continuam a lhe dar o máximo de tells possível. Na posição nº 1, os oponentes à sua esquerda estão todos dentro do seu campo de visão: basta que você olhe para a frente. A posição nº 2 é um pouco à esquerda, mas ainda na sua visão periférica. As posições 3, 4 e 5 estão todas à sua frente. Se algum deles telegrafar as intenções, você está no melhor lugar para observar isso.

Compare isso com a posição nº 4, por exemplo. Você consegue ver o oponente na posição 5, mas para ver as posições 6 ou 7, teria que virar o pescoço para trás do jogador à sua esquerda. Além do fato de ser difícil fazer isso, você deixa bastante claro que está tentando observar os oponentes. Isso os deixará mais preocupados com as próprias ações, o que faz com que eles fiquem menos propensos a dar tells óbvias.
Outra vantagem em sentar-se na posição 1 é conseguir ver bem os jogadores à sua esquerda, mas os que estão à sua direita não conseguem lhe enxergar direito. Assim, você tem o melhor de dois mundos. Por mais que tentemos evitar, todos nós telegrafamos nossas intenções às vezes. Talvez sua mão se mova prematuramente em direção às fichas quando você estiver pronto para dar raise, talvez ela vá em direção às cartas quando você estiver se preparando para dar fold.

De qualquer forma, sentar-se na posição 1 permite que você evite dar tells. O jogador na posição 10 definitivamente não consegue lhe ver, pois o dealer está na frente dele. O da posição 9 precisa se esforçar para lhe ver, especialmente se o dealer for meio gordinho, ou se ele mantiver as mãos na frente enquanto embaralha e distribui as cartas. Ambos esses jogadores estão em desvantagem. Como a maioria de nós acaba dando, involuntariamente, algumas dicas sobre nossos planos de dar call, raise ou fold, é melhor que façamos isso na posição em que esse fato nos prejudique menos.

Seguindo essa linha de raciocínio, é bastante óbvio que a pior posição que se pode escolher é a nº 10, ou qualquer uma imediatamente à direita do dealer. Você não consegue ver os jogadores à sua esquerda, a não ser que se incline de maneira óbvia. Por outro lado, quem estiver à sua direita não terá problema em lhe ver. É o pior cenário.



Isso torna o meu plano simples. Se eu for chamado para um nova mesa, garanto logo a posição 1. Se eu for entrar em uma que já está rolando, sento em qualquer lugar disponível, mas procuro mudar para o nº 1. Se o único lugar disponível for o nº 10, eu me sento, mas depois mudo para qualquer outro que ficar disponível.

Alguns jogadores preferem continuar escolhendo suas posições com base em seus oponentes, e não há nada de errado nisso. Se você quiser se sentar à esquerda do jogador mais agressivo, ou à esquerda do maior stack, isso é válido. Particularmente, se houver um jogador que se destaque, eu geralmente escolho minha posição em relação à dele. Além desse caso específico, eu atribuo mais valor a ser capaz de observar meus oponentes e não me preocupar com eles me observando.

Se você só joga online, observar seus oponentes é um dos ajustes mais importantes que você terá de fazer. E escolher a posição correta tornará isso bem mais fácil.





NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×