EDIÇÃO 45 » COLUNA INTERNACIONAL

Um Passo Fundamental

Use os sistemas de bônus e rakeback


Dusty Schmidt

Aqui vai um segredinho dos jogadores de high-stakes que talvez você não saiba: pouquíssimos deles seriam bem sucedidos financeiramente sem a ajuda dos bônus dos sites. Se nós tivéssemos de ganhar tudo nas mesas... Bem, digamos que seríamos uns poucos gatos pingados.

Em outro artigo, eu falei que estamos vivendo o melhor e o pior momento para os jogadores de poker online. Para os jogadores de high-stakes, o cenário não poderia ser pior, por causa do pouco espaço para se mover no topo da cadeia alimentar. Mas se você for um grinder – aquele cara que busca fazer do poker um negócio e aumentar sua renda para cinco dígitos – não há época melhor para começar, graças aos sistemas de bônus dos sites de poker mais populares.

Recebi muito feedback por ter dito que essa é a melhor época para qualquer pessoa. Muita gente acha que 2005-2006 foi o auge do poker online, pois os jogos eram bem fáceis, com uma abundância de frutos maduros prontos para serem colhidos. A quantia mínima de conhecimento necessária para ser um ganhador sólido e levar para casa $100.000 cinco anos atrás certamente lhe custaria $100.000 hoje. O jogo moderno é tão mais complexo, e o nível de disputa mental tão elevado, que uma comparação seria injusta. Nas mesas mais caras, estamos jogando um nível totalmente diferente do que era cinco anos atrás.

Mas eu acho que para os grinders de small- e medium-stakes dispostos a se dedicar, esse é o melhor momento. Isso devido à educação que um jogador pode obter e, mais importante, por causa da maneira como os bônus – um em particular – abençoaram o poker com um sistema igualitário.



E o mais importante é que o aspirante a jogador moderno pode tirar proveito de um sistema que não existia em 2005, quando se jogava no PartyPoker o dia inteiro e não havia programas de recompensas ou de rakeback. Você tinha que ganhar cada centavo que colocava no bolso.

Meia década depois, o PokerStars democratizou completamente o método de recompensas. Honestidade total: eu sou membro do Team PokerStars Online e, portanto, posso parecer tendencioso. Mas eu acho que, depois de explicar como seu sistema de pontos VIP pode simplesmente mudar a vida de um grinder de medium-stakes, você vai concordar que o sistema deles é superior.

A alternativa para o VIP é o rakeback, através do qual você precisa passar por um afiliado antes de entrar em uma sala. O afiliado então faz um acordo para lhe devolver cerca de 27% do seu rake. Mas se você nunca ouviu falar em rakeback e entrar na sala diretamente, vai se dar mal.

Ao utilizar o sistema de rakeback e conseguir recuperar mais de um quarto do rake que você paga, estará à frente dos demais. Mas se você jogar em muitas mesas simultaneamente, em tempo integral, e atingir o status PokerStars Supernova Elite, por exemplo, terá um retorno muito maior do que 27%.

De fato, é possível ganhar uma grande quantia em dinheiro sem muito risco ou habilidade simplesmente empatando nas mesas e ganhando os bônus.

Ao encarar o poker como um negócio, para ser bem sucedido, você precisa expandir, o que nesse caso significa jogar várias mesas ao mesmo tempo. O sucesso no poker online requer uma habilidade própria, que é muito distante dos talentos necessários para derrotar seus amigos em um jogo caseiro. À medida que você sobe de limites, deve também aumentar o número de mesas em que joga. Não é questão de ter talento no poker: o importante é pegar esse talento e aplicá-lo de forma ampla. Se você começar a jogar muitas mãos, começará a ganhar muitos bônus em dinheiro, reduzindo sua vulnerabilidade diante da variância.



Eu vou lhe ajudar a vislumbrar esse cenário. Eis uma fórmula disciplinada, passo a passo, para construir uma carreira de verdade no poker online. Vou usar como exemplo o Programa VIP do PokerStars:

1. Digamos que após alguns meses de começar sua carreira no poker, você consiga jogar quatro mesas de micro-limit por vez. Se você conseguir ficar no zero a zero jogando no-limit hold’em de 25¢-50¢, e conseguir jogar 40 horas por semana, você ganhará cerca de $200 por mês em bônus. Isso não é muito, eu sei.

2. Mas se você empatar em no-limit hold’em de 50¢-$1 em oito mesas em vez de quatro, e conseguir jogar 50 horas em vez de 40, agora você ganhará cerca de $2.200 por mês em bônus por conseguir essa marca.

3. Digamos que você suba para $1-$2 e fique no zero a zero em oito mesas jogando 50 horas semanais. Agora você ganha $4.000 por mês em bônus e potencialmente superou o valor do contracheque do seu antigo emprego. Isso talvez seja tudo o que algumas pessoas buscam.

4. Você quer ir além, então sobe para $2-$4 e empata em doze mesas em vez de oito jogando 50 horas por semana. Agora você é um Supernova Elite, que é quando se ganha mais de seis dígitos – apenas por ficar no zero a zero jogando nos medium-stakes.



A melhor parte desse plano é que ele pressupõe que você está apenas empatando nas mesas. Se você joga na $1-$2 e já consegue os $4.000 por mês em bônus, se ganhar um big blind por hora, receberá mais $2.500 por mês. Agora você tem uma renda mensal de US$6.500 – mais de 10 mil reais. A maioria das pessoas adoraria um salário desses.

E talvez ainda seja pouco, pois você pode ganhar muito mais se realmente aperfeiçoar suas habilidades. Se você ganhar seis big blinds por hora jogando na mesa $1-$2, isso equivale a 15.000 dólares por mês sem contar com os bônus. Faça as contas de quanto isso representa por ano. Você vai ficar surpreso.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×