EDIÇÃO 41 » COMENTÁRIOS E PERSONALIDADES

Você é um Profissional?

Duas palavras chave: meticuloso e sistemático


Matthew Hilger

Você é um profissional? Há duas definições básicas de profissional. Uma tirada do Merriam-Webster Dictionary é: “participar, por lucro ou ganho de vida, de uma atividade ou campo de atuação geralmente explorado por amadores <um golfista profissional>”.

Às vezes as pessoas discutem sobre o que torna um jogador de poker profissional. Minha definição é de alguém cuja renda em sua maior parte advém de jogar poker, o que é similar à definição acima. Mas também há jogadores experts que poderiam ganhar a vida jogando poker, mas que não jogam muito, então eu não sei ao certo se eles podem ser considerados “profissionais” ou não, muito embora possuam expertise.

Entretanto, o foco dessa coluna não é essa definição. Muitas pessoas ganham a vida jogando poker, mas um grupo muito menor pode considerar “profissional” sua abordagem do jogo. Outra definição de profissional do dicionário Merriam-Webster é: “exibir um comportamento polido, meticuloso e habitualmente sistemático no local de trabalho”.

Há duas palavras chave nessa definição. Você é meticuloso e sistemático na maneira como aborda o poker enquanto profissão?

Homens de negócios geralmente são organizados e trabalham arduamente administrando seu tempo. Os mais bem sucedidos geralmente tentam se focar nas coisas importantes em vez de se concentrar apenas nas coisas urgentes. Eles em regra tentam encontrar mentores para ajudá-los à medida que eles crescem em uma grande corporação.



Médicos e dentistas devem se manter sempre atualizados com os últimos estudos e tecnologias de suas áreas. Eles leem jornais e assistem a aulas adicionais para aumentar seus conhecimentos dentro de suas respectivas áreas.

A maioria dos atletas profissionais têm treinadores especializados em áreas diferentes para ajudá-los em sua preparação. O treinador pode se concentrar no lado físico do esporte e melhorar a força e o condicionamento do atleta. Às vezes o treinador se concentra nos aspectos mecânicos e técnicos do esporte. Às vezes o treinador se concentra na estratégia, no planejamento e na preparação. E há outros que se concentram nos aspectos psicológicos do esporte.

Jogadores de poker deviam aprender com esses “profissionais”. Nos negócios, aprendemos que é importante encontrar tempo para executar tarefas importantes, não apenas tarefas urgentes. Obviamente, no poker, a tarefa urgente é jogar o próximo jogo, vez que a maioria dos profissionais do poker se concentra em grindar durante horas para obter uma renda. Mas e as tarefas importantes? Você separa algum tempo para analisar seu jogo, ler novos livros, ver vídeos ou discutir poker com outros jogadores que você respeita? Essas tarefas importantes são críticas para a constante evolução do seu jogo para melhorar (ou manter) seus resultados.

Você iria a um médico ou dentista que não se preocupasse com a tarefa importante de estar atualizado com os últimos estudos e avanços tecnológicos da sua área? Se você for um jogador de poker obcecado em jogar muitas horas, seu jogo pode começar a sofrer, e você acabará se perguntando por que, a não ser que procure arrumar tempo para melhorar seu jogo constantemente longe das mesas.

Atletas profissionais usam treinadores e homens de negócio usam mentores. Se você não estiver melhorando seu jogo através de outros jogadores de poker, provavelmente está ficando para trás. No mínimo, discutir poker com outros jogadores vai lhe ajudar a entender como outras pessoas pensam, o que ajudará sua habilidades de leitura de pessoas à mesa.



Atletas profissionais também trabalham duro para se preparar fisicamente. Isso faz sentido, já que a maioria dos esportes têm um elemento físico importante. O poker não possui esse elemento físico, mas a boa forma física ainda é importante para a mente. Vários estudos científicos mostraram que exercícios e dieta têm impacto nas habilidades cognitivas, na estâmina, na energia, no foco e na concentração. Estudantes obtêm resultados melhores em testes quando têm um café-da-manhã saudável e uma boa noite de sono. Homens de negócios são mais produtivos quando fazem refeições saudáveis. Pessoas da terceira idade são mais alertas e focadas quando se exercitam regularmente. A Dimat (minha editora) publicou recentemente um novo livro  Peak Performance Poker (Performance Máxima de Poker), de Travis Steffen, que aborda essa discussão com mais detalhes.

Então, você é um profissional? Talvez você esteja ganhando bem jogando poker, mas pode se dar ainda melhor se aprender com profissionais de outras áreas. Um bom lugar para começar é traçando algumas metas e organizando seu tempo para lhe ajudar a alcançá-las. Se você estiver fora de forma, encontre tempo e comece a se exercitar, e trabalhe para mudar sua dieta. Encontre tempo para se concentrar no seu jogo, não só no grind diário. Seja profissional em sua abordagem e você pode ver resultados que sequer esperava.

Matthew é dono da editora Dimat Enterprises, cujos recentes títulos incluem Advanced Pot-Limit Omaha, Volume II e Volume III, de Jeff Hwang; Small Stakes No-Limit Hold’em, de Ed Miller, Matt Flynn e Sunny Mehta; e Peak Performance Poker, de Travis Steffen.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2019. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×