EDIÇÃO 40 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Jogando Pelo Valor Com Top Pair

Com os altos, coloque pressão


Ed Miller

Na minha última coluna, eu afirmei que top pair é uma mão crítica de hold’em porque você o acerta com frequência e porque o valor dele pode variar de muito a forte a quase inútil. Se você der supervalorizar ou subvalorizar sistematicamente a mão, acabará obtendo maus resultados.

Eu divido as mãos top pair grosseiramente em duas categorias: aquelas com que você joga pelo valor e aquelas que você considera pega-blefes. Na coluna anterior, eu discuti os top pairs infelizes, que se tornam pega-blefes. Nessa, abordarei como jogar com top pair pelo valor.

Quando você flopa o top pair, geralmente pode começar jogando como se tivesse a melhor mão. Obviamente, se você tiver 9-2 no big blind em um pote nine-handed com um flop de 9-8-7, você não tem nada. Mas esse tipo de top pairs são incomuns mesmo em jogos mais loose. Com mais frequência, você terá uma mão como K-J em um bordo com um rei como carta mais alta contra dois oponentes. Nesse caso, você pode supor que tem a melhor mão até que um oponente demonstre força.

A maioria dos jogadores de hold’em compreende pelo menos isso. Mas depois de apostar no flop, as pessoas perdem um pouco o rumo. Mais especificamente, muitos jogadores ficam muito tímidos com top pair de duas maneiras. Eles não empurram com seus top pairs de valor alto com força suficiente e não tentam obter o restinho de valor no river.



Top Pairs de Valor Alto
Quando você tem top pair, quer que seus oponentes com mãos mais fracas deem call. Mãos mais fracas podem ser outros top pairs com kickers mais fracos, pares flopados menores que top pair, pocket pairs não melhorados ou draws. Quanto mais fracas forem as mãos que seu oponente pode ter, mais valor tem seu top pair.

Compare A-K em um flop de A-10-7 a A-9 em um flop de 9-8-8 flop. O primeiro top pair tem valor alto, enquanto o segundo, não. No primeiro bordo, um grande número de mãos mais fracas vai lhe pagar: ases mais fracos, alguns dez e setes, pocket pairs não melhorados como Q-Q e straight draws como Q-J e 9-8. Algumas dessas mãos, particularmente os ases mais fracos, parecem ser fortes o bastante para que muitos jogadores paguem ou mesmo tribetem com elas.

No segundo bordo, as únicas mãos mais fracas que provavelmente vão dar call são noves com um kicker menor e straight draws como J-10. Não apenas menos mãos vão pagar, como tais mãos também terão mais equidade, em média. Por exemplo, J-10 pode conseguir uma dama, um valete, um 10 ou um 7 e lhe derrotar. Esse é um top pair de valor relativamente baixo.

Muitos jogadores de no-limit hold’em live são tímidos demais com top pairs de valor alto. A-K em um flop de A-10-7 pode ganhar um grande pote contra outro ás, e um pote mediano contra pares mais fracos e draws. Mas muitos jogadores se contentam em colocar uma aposta fraca e, se forem pagos, dão check durante o restante da mão. Essa abordagem não é agressiva o bastante. Com mãos assim, empurre para obter mais valor. Uma regra decente é presumir que seu oponente tem a mão imediatamente pior que a sua. Pense no valor que ele pagaria com aquela mão e aposte essa exata quantia.

Por exemplo, uma mesa $2-$5 com stacks de $1.000. Você abre raise com $20 segurando A K a cinco posições do button. Dois jogadores pagam depois de você, assim como o big blind.

O flop vem A 10 7. O big blind dá check e você aposta $80. O jogador seguinte paga e os outros dois desistem.

O turn é o 5. A-Q é a mão imediatamente mais fraca que a sua. Quanto um jogador com A-Q pagaria? A maioria dos oponentes pagaria pelo menos algumas centenas de dólares a mais. Alguns jogadores quebrariam com A-Q. Desde que você não tome um raise, deve visar apostar pelo menos algumas centenas de dólares a mais entre o turn e o river. Você vai ganhar um bom pote contra qualquer um com um ás mais fraco, e também vai conseguir uns trocados fáceis de jogadores que não largam um draw. Você também vai, infelizmente, se deparar com uma mão alta às vezes. Mas, nessa situação, é mais provável que você esteja diante de algo como A-J ou A-3 do que perdendo.

Em teoria, supondo que seu oponente sempre tenha a mão imediatamente mais fraca que a sua, você jogará de maneira muito agressiva. Mas se você jogar de maneira muito tímida com seus top pairs altos, eu fico mais preocupado com isso do que com você potencialmente se tornar muito insano. Portanto, eu recomendo que você utilize o padrão “uma mão imediatamente mais fraca que a sua” para ser agressivo até ficar confortável para empurrar com força pelo valor segurando top pairs.

Com top pairs de pouco valor como A-9 em um bordo de 9-8-8, você deve jogar com cautela. É provável que você já se dê bem nessas situações. Apenas lembre-se de diferenciar top pairs fortes dos mais ou menos: contabilize as mãos que lhe derrotam. Quanto mais houver, mais pressão você pode colocar.



O Restinho do Valor

O river é a rodada do dinheiro em no-limit hold’em, mas mesmo assim a maioria dos jogadores live dá apenas check com top pair no river. Eles estão perdendo muito valor com suas mãos. Eis um exemplo:

Em uma mesa $2-$5 com stacks de $1.000, você dá raise do button para $25 com K J depois de um limper. Os blinds dão fold e o limper dá call. O flop vem 10 7 2. Seu oponente dá check, você aposta $35 e ele dá call. O turn é o 8. Seu oponente dá check e você também. O river é o K. Seu oponente dá check.

Muitos jogadores dão check aqui, o que basicamente significa jogar valor fora. Diante de tantos checks, seu top pair é certamente bom. Aposte pelo valor! Você vai ser pago com frequência e tem pouco a perder, já que provavelmente tem a melhor mão.

Que quantia apostar depende um pouco de quão desconfiado seu oponente estiver. Eu geralmente apostaria pelo menos dois terços do pote, cerca de $80 nessa mão. Contra jogadores assim, eu apostaria o pote ou até mais.

Se você estiver acostumado a pedir mesa nessa situação, pode se perguntar: “Que mãos piores vão pagar?” Eu espero principalmente bater de frente com um par de dez no showdown. Mas você também receberá um call curioso de uma mão como 9-8 ou 6-6. Em geral, essa é uma situação bastante lucrativa, então aproveite.

Conclusão
Top pair é uma mão crucial. Em algumas situações, é uma mão de valor alto que você deve empurrar pelo valor em duas ou três rodadas de apostas. Em outras ocasiões, é um mero pega-blefe que você deve largar. Se seu oponente estiver mostrando força, seu top pair normalmente não é bom. E se seu top pair for de valor baixo em um bordo que oferece poucas possibilidades de mãos mais fracas, ele não vale muito. Mas quando se tratar de um top pair alto, empurre pelo valor. E quando você chegar ao river e seu oponente não tiver mostrado propensão a apostar, seu top pair pode ganhar aquele restinho de valor.

Ed Miller é uma das maiores autoridades mundiais em teoria do poker. Ele é instrutor do stoxpoker.com, e também escreve no seu próprio site, notedpokerauthority.com.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×