EDIÇÃO 40 » FIQUE POR DENTRO

Fique de Olho – “G3RockLee” Com Ele, É Tudo Ou Nada


Marcelo Souza

Andres “g3rocklee” Carvalho tem 23 anos e é um dos grandes nomes do poker brasileiro quando se trata de Double or Nothing (DoN). A escolha do seu nickname não foi toa. Rock Lee é um dos personagens do anime japonês “Naruto”, que mostra, durante a série, que trabalho duro pode superar o talento em sua essência. E assim é “g3rocklee”, um jogador muito focado e disciplinado, sedento por conhecimento dentro do jogo.

Andres joga nos limites mais altos de DoNs e é tido como o maior especialista do assunto em território nacional. Conheça um pouco mais essa grande promessa da nova geração de jogadores brasileiros.

MS: Sabemos que você é especialista em Double or Nothing, mas e quanto aos MTTs? Você costuma se arriscar em torneios?

AC: É bastante raro eu jogar MTTs, principalmente encarando-os de forma séria. Nove a cada dez vezes que eu engato em um torneio desses, estou tiltado ou procurando testar alguma ideia maluca. A questão é que eu sou uma pessoa muito intensa e não consigo me dedicar a algo sem mergulhar de cabeça. Jogando de forma ocasional eu fico desleixado.

Infelizmente, os MTTs possuem uma variância grande demais. Assim, o risco é alto, e como eu pago aluguel de um escritório, salário de dois coaches e prestações de uma série de coisas, não posso ficar me dando a esse luxo. Nos torneios DoN, a constância de resultados é mais sólida. No entanto, em dois ou três meses, estes aspectos financeiros irão se estabilizar e eu poderei me dedicar à modalidade de poker na qual, creio eu, sou mais forte, que são os MTTs.

MS: Como especialista em DoNs de valores mais altos, quais os erros mais comuns que você vê jogadores regulares cometerem?

AC: Jogadores regulares geralmente são fortes e cometem poucos erros. Contudo, o erro mais recorrente que eu os vejo cometer é dar call em pushes com mãos muito fracas como AK ou JJ. São casos que o valor esperado pelo fold supera o EV de dar call. DoN é um jogo em que, essencialmente, você pode empurrar com quaisquer duas cartas, mas só pode pagar com mãos monstruosas como AA e, às vezes, nem mesmo com AA o call é correto.

MS: Como é sua rotina hoje em dia?

AC: Bem, minha rotina é um pouco flexível, mas, ultimamente eu tenho estudado MTTs e cash games de quatro a seis horas por dia e jogado apenas um ou dois dias por semana. No resto do tempo, ou estou na faculdade – estou quase me formando em Direito –, ou preparando as aulas de poker que leciono em minha escola, ou dando coach para alguém.

MS: Qual a sua opinião sobre o jogador “rs03rs03”, que ficou famoso por jogar cerca de 16 horas por dia, de 80 a 90 mesas simultâneas, sem fazer uso de bots, como o próprio PokerStars já comprovou, e se tornou Supernova apenas jogando DoNs de $1?

AC: Existem muitos boatos com relação a ele, e eu não sei bem ao certo o que é verdade e o que é mito. Sei que ele é um hiper-grinder nos low-stakes e consegue alguns trocados graças ao rakeback. Penso que, se a energia que ele desperdiça jogando milhares de DoNs de $1 por dia fosse utilizada no estudo do jogo, em poucos meses ele ganharia 10 vezes mais do que ganha hoje, com 10 vezes menos esforço. Na minha opinião, jogar para ganhar dinheiro quando se está nos low-stakes é tolice. Meu conselho é: estude, suba os limites e chegue onde há dinheiro de verdade a ser ganho. Antes disso, você deve jogar para aprender. Em stakes baixos não dá para ficar rico ou se sustentar.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×