Há alguns anos, disputei o Monte Carlo Millions de $25.000, que paga $1 milhão ao vencedor. Sessenta jogadores passaram para o segundo dia, incluindo eu, e eu estava me sentindo muito bem a respeito das minhas chances de ganhar.
Logo no princípio, com blinds de 500-1.000, o campeão do ano anterior, que chamaremos de Sr. X, apostou 4.000 sendo o primeiro a falar. Com 2-2 no big blind, ponderei minha decisão.
Normalmente, eu só pagaria com esta mão, tentando ter a sorte de flopar uma trinca, mas meu radar de poker estava apitando. Senti fraqueza, então aumentei para mais 12.000. O Sr. X pagou.
O flop veio 8-8-5. Apostei 16.000, e o Sr. X deu fold.
As coisas ficaram bem loucas logo na próxima mão.
O button deu raise para 3.500, e eu vi que tinha recebido um par de valetes. Eu poderia dar apenas call, tentando fazer uma armadilha para o big blind, assim como para o button, ou eu poderia voltar reraise. Dei call.
O Sr. X, que estava no big blind, anunciou um reraise, aumentando para 15.000.
Eu estava observando o Sr. X com muita atenção enquanto ele deliberava antes de finalmente anunciar sua ação. O tempo todo eu me perguntava se ele realmente estava ganhando do meu par de valetes. Não parecia que ele tinha dado reraise com muita convicção.
Depois que o jogador do button deu fold, e agora me sentido razoavelmente certo de que estava à frente, dei reraise all-in, empurrando meu imponente stack de mais de 105.000 para o pote.
O Sr. X deu call. Eu mostrei meu par de valetes, ele apresentou A-K.
Eu estava chocado! Pagar 105.000 com A-K? Que tipo de mão ele achava que eu tinha?
De forma alguma eu arriscaria minha sobrevivência no torneio com A-Q ou pior na quinta mão do segundo dia com blinds tão baixos. O Sr. X havia pagado por todas as suas fichas em uma situação na qual eu facilmente poderia ter A-A ou K-K.
OK, eu ainda era 13-10 favorito para ganhar. O flop veio 9♣ 8♣ 6♠, e eu estava bem, com um overpair e uma queda para flush na última carta.
O K♣ veio no turn, dando ao Sr. X a melhor mão, mas agora eu tinha a queda para flush. Eu precisava de um valete ou uma carta de paus no river para ganhar.
Não, o 5♥ foi que bateu. Perdi o pote e o autocontrole.
O “Poker Brat” em mim começou a reclamar e se enfurecer. Eu disse ao Sr. X que só um idiota arriscaria todas as fichas com A-K. Gritei que ele tinha feito uma jogada horrível ao pagar o terceiro raise por mais 90.000 com blinds de apenas 500-1.000.
Olhe, embora tudo que eu tenha dito seja verdade, em retrospectiva, queria ter agido com mais classe. Eu deveria ter sorrido e dito “Boa mão”. Isso é o que o novo Phil Hellmuth teria feito.
Duas mãos depois, recebi A-A e consegui perder um pequeno pote quando apenas dei call pré-flop, pedi mesa em um flop de 9-8-6, e assisti, horrorizado, o big blind dar check-raise all-in. Fui forçado a dar fold.
Depois, peguei Q-Q e fui all-in por 16.000 contra K♥ 6♥ do meu oponente.
Do jeito que o dia estava indo, eu realmente esperava perder. Eu me levantei e assisti o inevitável rei bater no river e me derrotar.
Pares de valetes, ases e damas – todos perdedores. Este é o poker, meus amigos.
Aliás, Phil Ivey acabou ganhando o primeiro prêmio de $1 milhão, e ainda adicionou $600.000 à sua conta bancária depois de vencer um evento para sete convidados na noite seguinte. ♠
Saiba mais sobre Phil entrando em seu website, www.PhilHellmuth.com, e visitando sua loja online em www.PokerBrat.com