EDIÇÃO 32 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Seguindo em Frente no Pot-Limit Omaha

A máquina de apostas


Jeff Hwang

Nota do editor: O que se segue é um excerto do próximo livro de Jeff Hwang, Advanced Pot-Limit Omaha: Small Ball and Short-Handed Play, que será lançado em breve.

A Primeira Lei de Newton: Um objeto tende a permanecer em ação ou a permanecer em repouso, a não ser que aja sobre ele uma força de desequilíbrio externa.

Ou, em termos aplicáveis a pot-limit Omaha, quando você liga a máquina de apostar, deve tender a continuar apostando até que alguém lhe enfrente.

Eis uma situação hipotética: trata-se de um jogo com blinds de $5-$5 e estoques de $1.000 e oponentes típicos, e você está no button. Dois jogadores entram de limp na sua frente, e ambos os blinds dão check. Há $25 no pote.

Flop ($25): J 7 2. A mesa roda em check até você. Você aposta $25, e só o big blind dá call.
Turn ($75): K. Seu oponente dá check. Você aposta $75 e ele dá call.
River ($225): 7. Seu oponente dá check. Você aposta $125.

Com qual das seguintes mãos você teria jogado dessa maneira?
A. J J 10 5
B. A 10 9 4
C. J 10 9 6
D. 10 9 8 5
E. Todas, com exceção talvez da C, com a qual você poderia ter dado check no river e ido para o showdown.

A melhor resposta é a alternativa E.
Quando a mesa roda em check até o jogador mediano no button, ele vai, muito frequentemente, cometer o erro de apostar uma vez no pote e depois parar, mesmo tendo um draw forte. Na maior parte do tempo, o raciocínio por trás disso é que o outro jogador que deu call no flop pode fazer isso de novo no turn, ou que o outro jogador pode estar preparando uma armadilha e planejando um check-raise.

O que ele não percebe, no entanto, é que quando todo mundo dá check até ele no button, é geralmente porque eles não têm nada. Isso é especialmente verdade em um pote em que não houve raises pré-flop, pois, nesse caso, não há muita razão para seus oponentes esperarem que você aposte. E, à vezes, mesmo que um jogador dê check e depois dê call na sua aposta do flop, ele pode não estar forte o bastante para pagar outra bet no turn. E, mesmo que desse call no turn, ele poderia não ser capaz de fazer isso em outra bet no river. Isso é particularmente verdade se seu oponente tiver um draw, o que em regra vai ser o caso.

Assim, chegamos ao...

Corolário de Hwang: Quando você decidir começar a apostar em um pote, deve jogar praticamente toda mão como se tivesse flopado o nuts, até que seu oponente lhe enfrente.

Mais especificamente, deve apostar como se tivesse flopado top set até que seu oponente aposte contra você ou dê raise; caso isso aconteça, então você pode reavaliar suas opções. E você faz isso tendo flopado top set, um wrap, o nut flush draw com uma queda na gaveta ou até mesmo algo mais fraco, como top pair ou uma queda para as duas pontas (ou mesmo nada).

Isso não quer dizer que você deva sempre apostar com draws fracos ou mãos fracas quando a mesa rodar em fold até você no Button: isso quer dizer que, quando você decidir tentar levar o pote, precisa seguir adiante. A exceção óbvia a essa regra é quando um flush ou straight for possível no flop, ou quando o bordo tiver um par virado – você também pode diminuir o ritmo caso tenha uma mão extremamente fraca ou um draw fraco e receba muitos calls no flop.

Jeff Hwang é um jogador de poker semiprofissional e autor de dois aclamados livros de Pot-Limit Omaha. Você pode conferir seu site no endereço jeffhwang.com.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×