EDIÇÃO 3 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Torneios: Descubra qual o melhor tipo para você


Vovo Leo

Olá, pessoal. Espero que tenham gostado da segunda edição da CardPlayer Brasil. Vocês viram que o parente do “Jackie Chan” levou a capa da revista e mais de 8 milhões de dólares? Cool huh?! Brincadeiras à parte, diga-se que ele faturou essa bolada na modalidade mais competitiva e próxima do conceito de “poker como esporte”: os torneios.

Falando nisso, qual o seu torneio preferido? Em que tipo você tem melhor rendimento? Em qual deles você se sente mais confortável para jogar?

Para quem está começando agora, considero bastante interessante conhecer um pouco mais sobre os principais tipos de torneios. Os mais comuns são os seguintes:


Turbo
Ação o tempo todo! Esse tipo de torneio é muito interessante. São extremamente rápidos, normalmente têm field médio e um bom retorno financeiro, de acordo com o tempo jogado. Mas é melhor visitar seu cardiologista antes, pois acontecem bad beats toda hora! Nos torneios turbo, os blinds sobem a cada 3 ou 5 minutos, em média. Você é forçado a se mexer muito na mesa, roubar potes o tempo todo, entrar em muitos coin flips etc. Dessa forma, você acaba aplicando – e recebendo – muitos bad beats, e por aí vai...
Recomendo para quem tem pouco tempo para jogar, mas quer retorno rápido e emoções fortes.

Deep Stack
Quem joga xadrez vai se reconhecer nesses, porque haja paciência, meu amigo! Os deep stacks são torneios em que se começa com muitas fichas, os blinds demoram muito a subir e é preciso estar muito cabeça-fria! Normalmente, funciona da seguinte maneira: 5000 fichas iniciais, blinds começando em 10-20, subindo a cada 30 minutos.

É muito bom para quem quer jogar e não perder – de forma nenhuma – por falta de fichas. Nessa modalidade a “falta de sorte” não prevalece, sendo possível desempenhar seu jogo com muita tranqüilidade, pois, quase sempre, você terá fichas suficientes para se recuperar de um bad beat.

Torneio recomendado para quem tem bastante tempo disponível e para quem não agüenta mais perder torneios por causa dos bad beats. Boa opção para quem quer testar suas habilidades.

Com Rebuy
São competições em que você pode “recomprar” suas fichas na primeira hora de jogo. Nesse estilo de torneio, o gasto de cada jogador vai de acordo com seu perfil. Eu costumo gastar, no máximo, 80% do valor da primeira faixa de premiação. Por exemplo, se o torneio custa $100+rebuy, e a primeira faixa paga $700, não pretendo utilizar mais do que $500. Torneios assim são muito gostosos de disputar, pois pagam bem e você pode gastar pouco; além disso, seu M normalmente é alto. É possível jogar com tranqüilidade por um bom tempo e desempenhar seu melhor jogo, considerando que é possível começar já fazendo um rebuy e, depois de uma hora de jogo, comprar um add-on (adicional de fichas).

Recomendo esse tipo de torneio para quem possui uma disponibilidade intermediária de tempo para jogar, quer aprimorar seu jogo e ter bons rendimentos.

Freeze-out
Os torneios freeze-out são os mais comuns e se situam entre os turbos e os que têm rebuy. Nessa modalidade os blinds não sobem tão depressa, o stack não é igual aos deep stack ou aos de rebuy, mas é o suficiente para ser bem jogado. Geralmente, os torneios “regulares” são os mais populares, ao lado dos que permitem rebuy. Você paga uma única inscrição e não há rebuy nem add-on. Portanto, se for eliminado, “bye, bye”! A vantagem dos freeze-outs é que, diferentemente dos torneios com rebuy, ao se atingir uma boa quantidade de fichas você praticamente garante sua mesa final. Pois, se seus adversários ficarem com stacks menores do que o seu, não terão a chance de aumentá-los via rebuy. Enfim, são torneios interessantes e que têm boas premiações.

Recomendo torneios freeze-out para quem joga diariamente, e quer fazer sua renda mensal através do poker, ou seja, indico para quem já está mais “afiado” em seu jogo.

Satélites:
Você que disputar uma competição na Ásia? Monte Carlo? Aruba? Estados Unidos? Tudo é possível através dos satélites! São torneios classificatórios, em que não se ganha dinheiro propriamente dito, mas o buy-in para determinados eventos de seu interesse.

Nos sites de poker existem vários satélites de baixo custo, todos os dias, que podem levá-lo a esses lugares. Quem sabe você ganha um torneio desses e garante sua aposentadoria?

Há também satélites para torneios menores. Você tem apenas 100 em sua conta e quer jogar o Sunday Million no domingo? Por que não tentar num satélite de $22? Como eu disse, tudo é possível!

Recomendo para quem tem pouco dinheiro na conta e quer se aventurar em torneios mais caros. Mas é indicado, principalmente, para quem gosta de viajar e conhecer o mundo, tentando garantir sua “aposentadoria de luxo”.

Como se pode ver, existem torneios para cada tipo de jogador. Procure encontrar seu estilo e desempenhar seu melhor jogo! Programe-se com pelo menos um dia de antecedência, veja quais torneios acontecerão e monte sua agenda!

Procure fazer uma planilha detalhada dos torneios que você joga e analise seu desempenho. Eu gosto de anotar todos os meus torneios, quantidade de jogadores, premiação, tempo jogado etc. Esse tipo de controle fará com que seus resultados melhorem significativamente. Não se esqueça: tudo é questão de organização.

Se você quiser testar seus conhecimentos, recomendo um “teste de QI de poker”. Visite o www.donkeytest.com e me conte seus resultados em www.vovo-leo.blogspot.com




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×