Durante o torneio Bellagio 25K, em abril, eu pude presenciar três jogadas marcantes. Foi a segunda vez que participei desse evento, e inclusive fiquei ITM ano passado. Assim, posso dizer, com certeza, que não existe nenhum outro torneio que tenha tanta gente boa reunida, e o que se vê durante os dias é um poker de altíssimo nível. Desse último ano, separei três jogadas que considero muito interessantes e conto cada uma delas a seguir:
Mão 1
Na primeira, os blinds estavam 100-200 e, depois de um limp do under the gun, 6 jogadores vão na mão, inclusive eu (1), de 7-6s. No flop vem 7 4 2 . Dois jogadores dão check e eu disparo bet de 800 – nessa hora, tinha uns 1600 no pote. O jogador (2), o “Gigabet”, dá call; o (3) também. No turn abre uma Q e mais uma vez eu saio dando bet de 1600$. O jogador (2) dá call e o (3), depois de analisar um pouco, volta raise de 12k. Sem pensar muito, eu jogo fora minhas cartas, e agora é a vez do Gigabet. Ele pensa, pensa, pensa e paga. No river dobra um 4 e o jogador (3) pergunta quantas fichas ele tem a mais. Depois da resposta, 13k, ele aposta exatamente esse valor. Mais uma vez Gigabet pensa bastante, mas paga.
Nessa hora, o jogador (3) fica vermelho e anuncia “I miss the flush” (não acertei o flush) e Gigabet, para espanto da mesa, mostra seu 7 8 .
Analisando a jogada friamente, podemos reparar que o raise do jogador (3) no turn foi um movimento de quem declaradamente não queria tomar call. É provável que Gigabet tenha chamado a aposta se baseando nesse raciocínio. O problema é que ele colocou todas as suas fichas em uma hipótese e, se tivesse errado, teria saído do torneio. Jogadas como essa mostram o quanto os grandes jogadores acreditam no seu feeling.
Mão 2
Aqui os blinds já estavam altos (600-1200). O jogador (1) abriu raise de 4k e eu era o dealer, mas não participei. O small blind também deu fold e o jogador (2), J.C. Tran, que durante muito tempo liderou o ranking da Card Player em 2007, voltou reraise de 14k. O jogador (1) pagou, o flop trouxe A Q 5 e J.C. Tran disparou um bet de 23k. Depois de pensar um pouco, o jogador (1) pagou o bet e no turn veio um 2 . Novamente J.C. Tran dispara: dessa vez o bet foi de 43k, bem alto; o jogador (1) pensou bastante e pagou mais uma vez. Nessa hora o pote já estava em 140k, e cada jogador tinha umas 50k sobrando. No river veio um 8 e J.C. Tran deu check; o jogador (1) também pediu mesa e J.C. anunciou “king high”. O jogador (1) abriu sua linda Q 9 e levou um mega pote.
Mão 3 (minha preferida)
Essa mão aconteceu no satélite que joguei para o main event. Dessa vez o protagonista foi o Zangbezan24, que é o atual líder da pocket five no poker online e, na minha opinião, um dos maiores jogadores na atualidade.
A mão foi o seguinte: os blinds estavam 200-400 e a mesa rodou em fold até o dealer, Zangbezan24, que abriu raise de 1050. O small passou e o big blind (1) deu call – nessa hora, Zang tinha 15k fichas e o BB, umas 9k. O flop veio 10 5 4 e o big blind antecipou um bet de 1100$. Zang, sem pensar muito, volta um raise de 3300, que é pago rapidamente pelo BB. No turn dobra um 5 . Agora temos 10 5 4 5 no bordo e o big blind anuncia all in de 4800 fichas. Nessa hora, de novo sem pensar muito, Zang fala: “Eu acho que você está na frente, mas eu vou pagar”, e dá call. Jogos abertos, o BB mostra um J 10 e Zang abre um K 8 – isso mesmo, K8off.
O porquê de eu gostar tanto dessa jogada é que ele simplesmente enquadrou o big blind em alguma queda, tipo 6-7, ou para flush, e deu call de 4800 com king high, mostrando o quanto acredita no seu raciocínio e no “total falso desapego às fichas”. Agora, sinceramente, não gostei muito do call – o que adorei na jogada foi ver até onde o raciocínio dele pode ir, e a tranqüilidade com que ele joga suas cartas. Nesse satélite, o CK buscou a vaga e o Zang também.