Eu não poderia começar este último artigo de 2009 sem parabenizar um dos maiores talentos atuais do poker mundial, que para nossa alegria é brasileiro: Caio Pimenta. O garoto simplesmente destruiu esse ano nos “campos de poker”. Além de figura querida no cenário nacional, “pimentinha” tem tudo para explodir no mundo live do poker assim que completar 21 anos. Com certeza vários garotos que estão começando hoje no hold’em têm um grande exemplo a seguir.
Diferentemente do Caio Pimenta, meu ano, em relação ao poker, não foi dos melhores. Por outro lado, como todos sabem, 2009 foi o ano de minha maior alegria e realização na vida: o nascimento da minha filha. Mas, como eu disse, os últimos 12 meses não foram dos melhores para mim no feltro, talvez por falta de foco ou uma bad run que me acompanhou quase o ano todo, ou mesmo por outros fatores, finalizo o ano sentindo que fiquei devendo. Na verdade, esse é o meu oitavo ano como profissional de poker, assim, também encaro de forma natural os altos e baixos ao longo da carreira. E, como o que passou, passou, só me resta olhar para frente. E é exatamente isso que começo a fazer agora: expor algumas mudanças que pretendo executar para que 2010 venha com força total.
Sei que esse papo de novas metas, disciplina, mudança de hábitos, etc. sempre aparecem na virada do ano, mas, de qualquer forma, não custa nada tentar. Então, conto a seguir um pouco do que eu espero do próximo ano no mundo do hold’em.
A primeira mudança será voltar a jogar torneios live, dos quais praticamente fiquei de fora em 2009 – mas minha ideia inicial é não participar de muitos torneios fora do país, mas sim correr todo o circuito do BSOP aqui no Brasil, isso porque, além de viajar dentro do meu país ser muito agradável, o custo é menor, as viagens são bem menos desgastantes e eu estou em falta com meus amigos Leandro Brasa e Leo Bello. Além do mais, hoje, falar de premiação baixa ou falta de estrutura não corresponde mais à realidade brasileira, principalmente do BSOP, circuito muito bem organizado. Fora isso, ainda existe a possibilidade de participar de um grande e novo evento mundial (que ainda não está confirmado). Voltando dos torneios live, é meio natural voltar a jogar mais multi-tables online, outro ponto fraco nesse ano de 2009. Não vou disputar rankings porque não aguento o ritmo, mas pretendo carimbar meu nome em alguns eventos em 2010.
Ainda com relação à Internet, meu jogo preferido há muitos anos perdeu um pouco de força para mim. O limit com valores mais altos está extremamente difícil de se ganhar com regularidade, e nos valores mais baixos eu costumo ser mais loose do que o recomendável, então uma mudança de foco deve vir no ano que vem. Um dos meus melhores resultados online, e que pretendo explorar, são os sit & go heads-up, nos quais sempre obtive resultados bem acima da média, então devo fazer um teste mais forte nessa área. Outra modalidade que nunca abandonei e que sempre me gerou dividendos foram os sit & gos tradicionais, que devo continuar jogando com regularidade.
Outro aspecto que me incomodou esse ano, foi participar pouco do mundo do hold’em em geral. Depois de tantos anos assíduos no CDP e agora na Universidade do Poker, acabei me afastando um pouco da turma que sempre curtiu meus posts, artigos, dicas e jogadas – por isso, vou voltar com meu blog. Dessa vez, além de ficar na página do Full Tilt, ele vai estar também na Universidade do Poker, e eu vou usá-los para comentar os MTTs em que eu encontrar jogadas e situações interessantes, além, é claro, de usar o espaço para falar sobre qualquer outro assunto que seja bem vindo. Ainda sobre essa área, vou seguir aqui com meus amigos da CardPlayer Brasil, Bruno e Renato, e com outro amigo, Juliano Maesano, na Flop.
Fora isso, tenho um projeto engavetado há uns dois anos que pretendo reviver em 2010, e que, se tudo correr bem, em março devo estar divulgando no blog. Para terminar, eu queria deixar a todos, minhas saudações rubro-negras (hexacampeão) e um grande abraço, um feliz Natal e um próspero ano novo. Espero que 2010 seja muito bom para todos nós, especialmente para o poker brasileiro.
Um grande abraço a todos, e até 2010!