O evento de maior prestígio do poker europeu, a WSOPE, e um dos mais importantes destinos da temporada, o EPT Londres, ocorreram na capital do Reino Unido na última semana de setembro e primeira de outubro, e contaram, como não poderia deixar de ser, com a ilustre presença de alguns dos maiores jogadores brasileiros da atualidade.
No Dia 1B da WSOPE, quatro feras entraram na disputa pelo mais importante título do poker no Velho Mundo: André Akkari, Alexandre Gomes, Christian Kruel e Thiago Decano. Contudo, o dia foi de eliminação para Alê, que caiu logo nos primeiros níveis. Já o profissional do Full Tilt Poker, Christian Kruel, conseguiu passar para o Dia 2 da disputa, juntamente com Akkari e Decano.
Short stacked, Decano foi eliminado numa briga de blinds ainda no começo do segundo dia: ele foi all-in com AT, em um flop com J-T-9. Mas deu de cara com um T9 do oponente, e se despediu do torneio. CK, que começara bem, perdeu quase metade de suas fichas durante o dia, mas conseguiu avançar para o Dia 3, assim como André Akkari, que chegou a ter um estoque de cerca de 100.000 fichas, mas terminou o dia com pouco mais de 58.000.
O terceiro dia começou com 92 jogadores, e seriam definidos os 36 que acabariam in the money. Akkari iniciou o dia com 58.300 em fichas, e CK com 65.100. Na metade do dia, Akkari foi transferido para a mesa televisionada, onde conseguiu acumular as 272.000 fichas que lhe conduziram para o Dia 4. CK não teve tanta sorte, mas também avançou, terminando o dia com um respeitável estoque de aproximadamente 140.000 fichas.
O Dia 4, porém, foi cruel com ambos os brasileiros remanescentes. CK acabou sendo eliminado na 30ª posição, após dar all-in pré-flop contra Jason Mercier. O ídolo brasileiro tinha K-Q, mas não conseguiu melhorar contra o A-6 de Mercier. Por seus esforços, ele levou um prêmio de £21.142. Já Akkari caiu pouco depois, na 27ª posição, ao perder um coinflip quando restavam apenas três mesas. Também em um all-in pré-flop, Akkari disputou com Eric Liu um pote gigantesco de aproximadamente 500.000 fichas. O corinthiano do PokerStars Team Pro tinha JJ, mas trombou com o AK off de Liu e acabou sendo eliminado quando o flop trouxe dois ases e o turn, um rei. Akkari embolsou £25.918.
Poucos dias depois, os brasileiros voltaram a marcar presença em outro evento de grande repercussão na capital britânica: o EPT Londres. Entretanto, no circuito europeu promovido pelo PokerStars, apenas Rodrigo "Zidane" Caprioli avançou para o Dia 2, tendo sido o único brasileiro a sobreviver em um mar de eliminações, que incluiu André Akkari, Alexandre Gomes, Felipe Mojave e Thiago Decano. Rodrigo se juntou a "Maridu", sobrevivente do Dia 1A, que testemunhou a queda de Christian Kruel.
Os dois conseguiram avançar para o Dia 3, e ficaram ITM. O bolha foi Piero Mormina, eliminado em 105º lugar. Com o fim da tensão da bolha, os jogadores se concentraram em acumular fichas, e foi exatamente isso que Maridu fez, até seu destino fosse selado num all-in contra JC Tran. Ela flopou o top pair, mas seu oponente tinha trincado. GG Maridu: 43ª colocada, e mais £12.800 no bolso.
“Zidane”, que teve um terceiro dia incrível (no qual saiu da quase-eliminação para acabar na vice-liderança em fichas), não foi tão bem no Dia 4. Após perder algumas fichas e manter seu estoque na casa dos 1.200.000, ele tomou mais algumas fatiadas e viu seu stack encolher para cerca de 650.000. Com blinds em 20.000/40.000, Rodrigo ganhou dois potes pré-flop, mas, no terceiro all-in, foi decretado o fim da linha para ele: Aaron Gustavson, que tinha um par de reis, deu call contra Zidade, que segurava A♦ 9♠. O bordo veio 9♣ 7♦ 5♣ 8♠ 2♥ e eliminou o brasileiro na 16ª colocação, com um prêmio de £19.000. O detalhe é que Gustavson viria a derrotar Peter Eastgate, vencedor do Main Event 2008, no heads-up decisivo.
Parabéns a todos os brasileiros pelos excelentes resultados, e por levar a bandeira do Brasil aos feltros da Terra da Rainha, com técnica e muita raça!