A World Championship of Online Poker – WCOOP, promovido pelo PokerStars desde 2002, conta com 45 eventos e uma premiação garantida que ultrapassa os $40 milhões. A série teve início no dia 3 de setembro, atraindo multidões para os feltros online até o dia 20 desse mês. E, como não poderia deixar de ser, o Brasil vem deixando sua marca, reafirmando sua constante evolução no cenário internacional online.
O primeiro resultado favorável veio com Felipe "Mojave" Ramos, que venceu o Second Chance do Evento #1 da WCOOP (buy-in de $109), superando um field de 1.312 jogadores. Mas ele não parou por aí e também chegou à mesa final do Second Chance do Evento #11, que também teve grande field, com 1.226 inscritos. Mojave terminou na sexta colocação.
Dois dias antes, no Evento #3 da WCOOP (Pot-Limit Omaha six-max), o brasileiro André Akkari conseguiu a 18ª colocação dentre os 2.738 participantes. Nesse mesmo torneio, Thiago "TheDecano" Nishijima ficou na 71ª posição, mas o melhor ainda estava por vir. No Evento #16 (buy-in de $1.050), Decano conseguiu um feito inédito para o Brasil: batalhou arduamente durante mais de 14 horas para superar 1.558 jogadores e levar o primeiro título brasileiro em um evento da WCOOP.
Feras da Internet como Isaac Baron, "THE_D_RY" e Ylon Schwartz não foram páreo para Thiago, que chegou à mesa final como segundo colocado em fichas, mas logo tomou a liderança, após ganhar um coin flip contra o então chip leader Adam "skilled_sox" Ewenstein. A agressividade de Decano não deu chance aos adversários, que incluíam o brasileiro Pedro "pedmend" Mendes, de Belo Horizonte, 4º colocado no torneio, outro grande resultado para o poker nacional.
No heads-up decisivo, Decano enfrentou justamente “skilled_sox”, que jogou um poker excelente e fez jus ao vice-campeonato. A mão final se deu quando Thiago abriu o pote e Ewenstein deu call, com os blinds em 40.000/80.000 e antes de 10.000. O flop veio A♣J♠7♥ e Thiago deu continuation-bet, segurando 5♣2♣. Ewenstein deu call e o turn trouxe o 2♠. Ambos deram check. O river trouxe o 2♦ e, após uma bet de "skilled_sox", Decano voltou all-in. Ewenstein deu call com K♦J♥ e teve seu destino selado. Decano faturou $249.280,00 por essa vitória.
Um dia depois, em 9 de setembro, no Evento #17 (Triple Shootout de $530), outro brasileiro teve destaque: o mineiro Nelson "mumtum23" Chain, que enfrentou um field de 1.000 jogadores e ficou na 4ª colocação.
Como se não bastassem esses excelentes resultados, outro brasileiro se destacou em eventos do PokerStars: Bruno GT venceu o evento de $40.000 Garantidos (buy-in de $109). E na mesma noite fez mesa final do $109 com rebuys, terminando na 3ª posição. O detalhe é que Bruno vendeu cotas para esses (e outros) eventos, e os que investiram nessa fera, claro, forraram.