EDIÇÃO 26 » FIQUE POR DENTRO

Card Player Pro: “Chipping Up” à Custa de Competidores Fracos


Tony Dunst

Uma das melhores maneiras de melhorar seus resultados em torneios é praticar o “chipping up” (aumentar seu estoque de fichas) no início da disputa. Com estoques grandes e oponentes fracos, a parte inicial de um torneio geralmente lhe dá as melhores oportunidades de ganhar “dinheiro morto” dos fishes e lhe preparar para tentar fazer a mesa final. Nesta coluna, vou revisar uma mão chave que joguei em um recente torneio multitable online, que me ajudou a chip up e a me tornar líder logo no começo.

A marca de um jogador ruim é sua inabilidade de controlar as próprias emoções e entrar em tilt (jogar mal devido à frustração). Sempre que vir alguém tiltado, cabe a você tirar vantagem do jogo ruim dele e tentar levar algumas fichas antes que ele as doe para o resto da mesa. Aqui, meu oponente tinha acabado de sofrer uma bad beat em um pote consideravelmente grande na mão anterior, e vinha reclamando de seu azar. Pelo conteúdo do chat, estava claro que ele estava tiltado.

Quanto ao jogo, um oponente previsível aumentou para 90 de posição inicial e o jogador em tilt pagou de imediato o raise. A mesa então rodou em fold até mim no cutoff com A K. Essa é uma oportunidade em que eu geralmente apenas dou call com A-K no começo de um torneio, pois não espero que as pessoas joguem um grande pote comigo a não ser que eu esteja derrotado. Contudo, nessa ocasião, nós temos uma dinâmica diferente; temos um jogador tiltado que está querendo apostar e uma mão que joga muito bem pré-flop. Enquanto oponentes mais tight possam descartar algumas mãos piores diante de um reraise, meu A-K pode dominar até algumas das mãos com as quais ele planejaria colocar todo seu dinheiro no pote.

Portanto, voltei reraise de 330.

Ambos os blinds deram fold e o que tinha aumentado primeiro pagou, assim como nosso oponente tiltado.

O flop veio 6 4 3, me dando um monstro — o nut flush.

O raiser original deu check, nosso amigo em tilt também, e eu apostei 625 em um pote de 1.035.

Acho que essa é uma situação em que muitos jogadores dariam check na minha posição. Nós basicamente flopamos o nuts, e é improvável que alguém tire esse pote de nós. Muitas pessoas adoram fazer slowplay aqui e armar contra alguém em uma street posterior. Dadas as circunstâncias, contudo, considero isso errado. Eu tenho um jogador instável num pote que já está bem grande. Prefiro começar a jogar dinheiro no pote agora, e deixá-lo cometer um erro enorme com uma mão como A 6, 6 5 ou mesmo apenas a Q ou o J.

Portanto, depois que eu apostei 625, o que aumentou primeiro deu fold e nosso amigo tiltado foi all-in. Eu paguei sem hesitar, e minha mão se manteve contra a 9 7 dele.

Como se pode ver, ele também flopou um flush e teve muito azar ao se deparar com uma mão tão forte quanto a minha, mas veja o que aconteceu aqui: ele pagou um reraise fora de posição com 9 7! Caso ele tivesse apenas dado call pré-flop, nós não teríamos feito com que ele comprometesse tanto dinheiro nesse pote, e ele poderia ter sido capaz de se livrar dessa mão caso uma quarta carta de ouros surgisse no turn ou river. Ao inflar o pote cedo e tirar vantagem do jogo fraco dele, garantimos ganhar fichas à custa dele.

Da próxima vez que você estiver em um torneio com alguns jogadores fracos ou tiltados, veja se você consegue manipular os potes com eles. Use as informações deles contra os próprios, e assim eles doarão seus estoques para você rapidamente.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×