EDIÇÃO 25 » MISCELÂNEA

Roland De Wolfe Consegue a Tríplice Coroa

Torna-se o Segundo Jogador da História a Ganhar Títulos da WSOP, EPT e WPT


Kristy Arnett

Antes da World Series of Poker 2009, a Tríplice Coroa do poker tinha sido concedida a apenas um jogador — Gavin Griffin. Isso até que o ex-jornalista de poker e agora profissional de torneios Roland De Wolfe completasse o feito com um bracelete na WSOP no evento nº 27, $5.000 pot-limit Omaha eight-or-better. Suas outras vitórias da Tríplice Coroa vieram no WPT Grand Prix de Paris 2005 e no EPT Dublin Championship em 2006. De Wolfe agora tem quase $4,4 milhões ganhos em torneios, e assegurou seu lugar na história do poker.

A CardPlayer se encontrou com ele depois de sua vitória histórica para que ele falasse sobre navegar em um mar de participantes tão difíceis em um jogo no qual ele possuía experiência limitada.

KA: Quando restavam apenas três jogadores, Scott Clements, que é conhecido como expert em Omaha, era o primeiro em fichas. Como você manteve sua compostura e eventualmente venceu?

RD: Bem, eu sabia que Scott era um jogador bem mais experiente naquela modalidade. Ele conhecia o jogo de trás para frente e eu quase não tinha jogado, então ele obviamente é um jogador melhor. Eu sabia que tinha que escolher minhas oportunidades para apostar contra ele. Tentei manter os potes o maior possível e não deixá-lo me fatiar. Acho que consegui.

KA: Que experiência você tinha nesse jogo antes desse evento?

RD: Eu já tinha jogado pot-limit Omaha e Omaha eight-or-better, então apenas tentei combinar os dois. Eu tinha jogado talvez menos de uma hora dele antes, mas simplesmente usei meus instintos, o que eu tinha ouvido sobre o jogo antes e o que aprendi com o pouco que tinha jogado. Eu apenas tentei observar as pessoas ao meu redor, seguir o exemplo delas e jogar o melhor que eu podia.

KA: Que erros você cometeu nessa variante no começo que você vê outros jogadores cometerem também?

RD: Acho que talvez eu estivesse supervalorizando as mãos low. Eu jogava com lows ruins sem nenhum potencial de high. Dois amigos próximos me deram algumas dicas que pareceram ajudar, principalmente na mesa final.

Você realmente precisa estar pensando em maneiras de colocar aquela big bet. Se tanto você quanto seu oponente tiverem metade da mão, precisa pressioná-lo a decidir. Isso é muito importante. Em um torneio, não acontece muito de uma pessoa ter três quartos de um pote e você um quarto. A posição também é importante, é claro. Eu precisei aprender a sentir o jogo e onde eu estava pisando.

KA: Qual é a boa dica que você daria a jogadores de Omaha eight-or-better iniciantes?

RD: Se você achar que tem uma mão para o high que não dá pra largar, como o nut flush ou o nut full house, deve fazer o possível para ganhar o pote low e tornar o pote o maior possível por qualquer meio que se fizer necessário. Isso é muito importante.

KA: Quando você potencialmente for levar um quarto do pote, o que deve fazer? Controlar o pote?

RD: Sim, você normalmente dá check-call quando acha que pode levar um quarto. Também pote tentar fazer com que o outro nut low desista. É um jogo interessante, pois esses tipos de situações não acontecem em nenhuma outro variante.

KA: Quando você fica shorthanded em torneio de pot-limit Omaha eight-or-better, como pode ampliar sua gama de mãos iniciais?

RD: Você deve tentar conseguir fold equity dos jogadores quando estiver shorthanded. Se você tiver uma boa mão high ou uma boa mão low, geralmente basta ir em frente, mas quando está shorthanded, deve procurar mãos que tenham potencial tanto para high quanto para o low. Como no hold’em, você não pode simplesmente esperar por mãos iniciais premium.

KA: O pot-limit Omaha ganhou muita popularidade nos últimos anos. Você acha que o pot-limit Omaha eight-or-better vai vir em seguida?

RD: As pessoas estão sempre em busca de novas modalidades e geralmente o que os jogadores high-stakes estão jogando se torna popular. Eu definitivamente acho que o pot-limit Omaha eight-or-better tem seu lugar ao sol. Acho que você vai começar a ver mais mixed games. Quanto ao cash game de pot-limit Omaha eight-or-better eu realmente não sei, pois não joguei. Mas, para torneios, definitivamente é um jogo interessante. Vou defender meu título ano que vem, com certeza.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×