EDIÇÃO 24 » MISCELÂNEA

Heads up com Vanessa Rousso

Teoria do Jogo


Kristy Arnett

Em sua curta carreira, Vanessa Rousso já acumulou quase $3,8 milhões ganhos em torneios. Ela conquistou o respeito de toda a comunidade do poker tanto por seus resultados quanto por sua abordagem única do jogo. Antes de se concentrar no poker, Vanessa desenvolveu um amor pela teoria do jogo enquanto estudava economia na Duke University, e ela atribui muito de seu sucesso no poker à sua compreensão de teoria do jogo aplicada ao poker.

Kristy Arnett: O que exatamente é teoria do jogo e como ela se aplica ao poker?

Vanessa Rousso: A teoria do jogo toma situações complexas e as reduz à matemática, usando variáveis para representar tendências humanas no poker. Por exemplo, a tendência de blefar de um determinado jogador seria reduzida e uma variável. A tendência de um determinado jogador de continuar pós-flop quando foi ele que aumentou pré-flop seria reduzida a outra variável. Em minha opinião, você pode aplicar isso ao poker, fundamentalmente, de duas maneiras diferentes. A primeira é utilizando os modelos de teoria biológica do jogo que foram desenvolvidos no passado: nós podemos até mesmo utilizá-las para nos ajudar a conceber a comunidade do poker como um todo, e como essa comunidade se modifica ao longo do tempo. Ela também pode ser utilizada mais especificamente em cada mão individual que você joga, para lhe ajudar a estimar mais e mais variáveis em cada decisão que precisar tomar.

KA: Para nos dar um gostinho de uma das maneiras específicas em que a teoria do jogo se aplica, você pode explicar o que é a “proporção raise-limp”?

VR: A proporção raise-limp na verdade lida com a segunda metade ampla da aplicação da teoria do jogo ao poker, quando eu disse que você pode usá-la para lidar com variáveis específicas que representam comportamentos e tendências humanas. Em um artigo que escrevi, que você pode encontrar na Internet em meu website, eu reduzo a tendência de aumentar de um jogador versus a tendência de entrar de limp de um jogador a uma razão. Obviamente, no poker, você jamais vai fazer a mesma coisa na mesma situação ao longo do tempo. Você vai variar. É necessário fazer isso para permanecer imprevisível. Nós sabemos que nenhum jogador vai aumentar 100% do tempo ou entrar de limp 100% do tempo, devido a uma série de circunstâncias, então, em vez disso, gostamos de representar as tendências de um jogador como uma razão. Digamos que um jogador aumente 80% do tempo e entre de limp 20%. A proporção raise-limp dele seria de 4-1. Você vai jogar de modo diferente contra aquele jogador e contra um que tenha uma razão de 1-4. Compreender essa proporção pode lhe ajudar a for-mular suas estratégias. Isso também pode lhe ajudar a saber como reagir diante dos outros em razão de suas proporções raise-limp.

KA: Como as pessoas podem ficar mais familiarizadas com os conceitos de teoria do jogo?

VR: As pessoas devem buscar em livros. Um é A Arte da Guerra de Sun Tzu. Quando você ler essa obra, pegue a palavra “guerra” e substitua por “torneios de poker”. Sem nem perceber, você vai aprender teoria do jogo. O outro caminho é comprar livros específicos utilizados nas universidades. Através deles, as pessoas podem compreender os modelos básicos da teoria do jogo para analisar situações. Todos os títulos têm aplicação no poker e vão lhe ajudar a encontrar atalhos para situações lógicas que em geral consomem nosso tempo no jogo.

Para mais discurssões sobre estratégias visite: www.CardPlayerTV.com




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2019. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×