CAMPEONATO MINEIRO DE TEXAS HOLD’EM
4ª Etapa
Nos dias 15, 16 e 17 de maio, o Clube Belvedere recebeu pela segunda vez uma etapa do Campeonato Mineiro de Texas Hold’em. No segundo maior field do ano, o torneio ficou marcado pelo retorno de um campeão à luta pelo título e também pela 3ª Final Table de Paulo Márcio “Geléia” na temporada.
Por Amúlio Murta
Seguindo a fórmula implementada na 3ª etapa, o novo Circuito Mineiro agora é disputado em três dias, no formato deepstack. Já na sexta-feira, primeiro dia de disputa, foi possível perceber que seria grande o número de jogadores inscritos. Foram 101 jogadores buscando a vaga para a grande final, no domingo. Ao final do dia, com 95 mil fichas, o Campeão Mineiro de 2006 Hugo Mora, terminou na primeira posição, e outros 32 jogadores se garantiram na disputa de domingo.
O sábado, segundo dia qualificatório, teve 79 inscritos. Isso totalizou um field com 180 jogadores ao logo dos dois dias de disputa. Dentre eles, nomes de peso do feltro mineiro como Rafael Caiaffa, Gabriel Almeida e Caio Pimenta. Por mera coincidência, sentaram todos na mesma mesa na disputa do Dia 1B. Apenas Caio conseguiu se classificar para a final, juntamente com outros 21 jogadores. O chip leader foi Hélio Nogueira, que passou com 73 Mil fichas.
Ao todo, 55 jogadores iniciaram a disputa no domingo. Aos poucos, alguns nomes foram se destacando no field. Uns, já conhecidos pelos mineiros; outros, estreantes em mesas finais e semifinais da disputa. Dentre os que conseguiram chegar à final table, vale destacar o retorno de Hugo Mora, que brigou cabeça a cabeça com Rafael Caiaffa pelo título de 2007, não teve um bom ano em 2008. Agora, recuperando a boa forma, tem mostrado um jogo afiado – prova disso é que conseguiu sua segunda FT consecutiva no campeonato. Além do mais, com os pontos somados na 4ª etapa, ele já aparece como o segundo colocado no ranking geral. Sem dúvida, Hugo é um dos prováveis candidatos ao prêmio oferecido ao Campeão Mineiro 2009: uma vaga para o Main Event da WSOP 2010.
Final Table
Além de Hugo, a final table contou ainda com a presença de Paulo Márcio “Geléia”, que fez sua 3ª FT na temporada, e segue firme no topo do ranking. Compuseram ainda a mesa final: Thiago Augusto, Andrey Iltis, Pedro Savassi, Renato Correia, Eduardo Lucas, Wilian Reis, Carlos Augusto e Leo Godinho.
A Etapa acabou sendo vencida por Leo Godinho, que conseguiu reverter um quadro desfavorável na final table. Numa mesa muito disputada, ele venceu Pedro Savassi no Heads-Up. Pedro é outra revelação do feltro mineiro, e vem mostrando uma boa evolução no seu jogo.
Líder
Geléia foi o primeiro eliminado da FT, mas a décima colocação lhe valeu 100 pontos e o topo da corrida. Ele agora tem a incômoda presença de Hugo Mora na segunda colocação. O Ranking mineiro ficou assim:
LIGA CURITIBANA DE TEXAS HOLD’EM
CURITIBA POKER TOUR 2009 – 2ª ETAPA
TONINHO PEREIRA SE SAGRA CAMPEÃO E ENTRA NA BRIGA PELO TÍTULO DO ANO
A 2ª etapa do CPT (Curitiba Poker Tour), mais uma vez foi coroada de pleno êxito. Confirmando as expectativas, tivemos 80 jogadores inscritos: 34 classificados através dos satélites live, 2 através dos satélites online no Full Tilt, e 44 entraram diretamente pagando o buy-in de R$ 600.
Mostrando que os jogadores estão cada vez mais habituados às carac-terísticas de um torneio deepstack, a primeira eliminação ocorreu apenas no terceiro nível de blinds. No Dia 1 houve muitas alternâncias na lide-rança, e Gersinho dos Anjos passou para o segundo dia como chip leader com um stack de 160.000 fichas, dentre os 19 que se classificaram. Sérgio Grosmann era o segundo, com 155.000. O torneio foi interrompido no 13º nível, com os blinds em 1200/2400 e antes de 200.
O Dia 2 começou com os short stacks caindo rapidamente. Mas a mesa final só se definiu após quatro horas de jogo, e ficou assim: Márcio Rodrigo (220.000), Cléverson Tiradentes (135.000), Marcelo Moro (112.000), Toninho Pereira (140.000), Gersinho dos Anjos (172.000), Mariza Targa (111.000), Paulo Marcon (110.000), Vavá Ribeiro (121.000) e Sérgio Grosmann (60.000).
Na mesa final, foram eliminados, nesta ordem: Vavá (9º), Márcio Rodrigo (8º), Marcelo Moro (7º), Sérgio Grosmann (6º), Paulo Marcon (5º). Houve muita alternância de fichas quando restavam os quatro finalistas, quem estava short stack sempre conseguia dobrar, até que Cléverson Tiradentes caiu em 4º. E demorou mais de uma hora até que Mariza Targa fosse eliminada em 3º, e chegássemos ao heads-up.
Ao contrário do restante do torneio, o HU foi rápido e durou apenas três mãos, quando Toninho acertou uma trinca de setes e venceu o torneio, deixando Gersinho dos Anjos com o 2º lugar.
A próxima etapa será no dia 21/07/2009, e a briga pela vaga para disputar o Milhão de Dólares do Conrad vai sendo liderada por Cléverson Tiradentes, que venceu a 1ª Etapa e conseguiu um belíssimo 4º lugar agora.
FEDERAÇÃO PARANAENSE DE TEXAS HOLD’EM
Campeonato Paranaense de Texas Hold´em – 2ª Etapa
MÁRIO VENDRAMI VENCE A 2ª ETAPA
Ponta Grossa recebeu 71 jogadores vindo de todo Paraná, para a disputa da 2ª Etapa do Campeonato Paranaense de Texas Hold´em. Em clima festivo e descontraído, quem levou a melhor foi o jogador da casa Mário Vendrami. O cascavelense Marcos Piaia ficou em segundo, e o jovem pontagrossense Kevin Nagaki em terceiro. O jogador Carlos Ferrero, vencedor da 1ª Etapa, obteve um ótimo 4º lugar, e com isso disparou na liderança do Ranking Paranaense.
Chegaram também à mesa final: Carlos Ferro (Curitiba), Eduardo Saito (Ponta Grossa), Yuri Martins (Curitiba), Sérgio Bonfim (Curitiba), Salvinski (Curitina) e Pizzato (Ponta Grossa). O primeiro colocado do Ranking Paranaense, ao final das 7 etapas, ganhará o direito de disputar o Torneio da Confederação Brasileira de Texas Hold´em como representante da FPTH, tendo seu buy-in pago. Carlos Ferreo é o atual líder, pois venceu a 1ª etapa e chegou à mesa final da 2ª.
FEDERAÇÃO DE POKER DO ESPÍRITO SANTO
Capixaba Poker Tour 2009
O mês de maio foi muito movimentado para o poker capixaba. De uma só vez, aconteceram duas etapas do Estadual de Texas Hold’em, uma do Circuito Capixaba de Mixed Games, e se encerrou com a participação dos capixabas em Curitiba, no BSOP. Além disso, em maio surgiu a 4 Outs, parceira da FePES na cobertura de eventos e na organização de torneios de ponta no Espírito Santo, começando pelo High Roller. Visitem 4outs.com.br e assistam vídeos com entrevistas das etapas da FePES.
Antes do início da 6ª etapa, foram entregues os patches do FEPES TEAM para os jogadores que possuem títulos estaduais ou do Torneio dos Campeões da FePES. Receberam patches: Ricardo Paiva, Rodrigo Aguiar, Michel Rigotti, Bruno Oliveira, Jayr Fregona Jr., Geronimo Theml, André Cruz, Nicolai Bachkatoff, Antonio Valério e Cleyton Koehlert. Foi entregue também um patch especial a Patrícia Araújo, pela sua vitória no torneio da Alemanha, devido ao seu significado histórico.
Para a mesa final desta etapa foram os seguintes jogadores:
Victor Fernandes
71 K
Flávio Castelo
73K
Michel Rigotti
30K
Eduardo Cruz
76,5K
Victor Fellberg
47K
Victor Pimenta
52K
Marco Novaes
39K
Marleide Oliveira
23K
Gil Mascarenhas
54,5K
Destaque para Michel Rigotti, vencedor da 4ª etapa; Marco Novaes, que fez o HU da 5ª etapa; Victor Fellberg, vencedor de uma etapa ano passado; e Marleirde Oliveira. Este torneio teve uma peculiaridade: ele era dedicado aos blefadores, e por isso, quem puxasse um pote usando 9-3 ou 7-2 ganhava o direito de participar do sorteio do Livro dos Blefes, da Raise Editora. E a grande jogada desta etapa aconteceu na mesa final.
Os blinds estavam em 2k-4k com ante de 500. Flávio no SB dá raise para 10k, e Michel no BB paga. O flop veio A♦9♦8♦ e Flávio vai de all-in com 43k. Michel pensa durante um tempo e larga A♣2♣. Flávio então mostra 7♥2♠! Grande blefe de Flávio! Na etapa que homenageia os blefadores, Flávio mostrou que sabe blefar!
O torneio acabou sendo vencido por Victor Fernandes, que enfrentou Michel Rigotti no HU.
Depois foi a vez do Estadual de Heads-Up, que contou com a participação de 24 jogadores. O grande vencedor foi Bruno Oliveira, campeão do CIRCUITO DEEP STACK 2008 e Jogador Revelação 2007, que se sagrou campeão invicto! Na grande final, ele derrotou Márcio George, que tem grandes chances de ser eleito Jogador Revelação de 2009, graças aos resultados apresentados até aqui.
Já a 7ª etapa, que contou com a participação de 70 jogadores, terminou com a vitória de Dant Nicchio sobre o até então invicto em HU de torneios da FePES Cleyton Koehlert, que apesar da derrota voltou a assumir a liderança do ranking geral de 2009. Essa é a 3ª vitória de Dant em etapas do CPT.
Para a mesa final foram os seguintes jogadores:
José R. Pedretti
78K
Thiago Medeiros
141K
Dant Nicchio
17k
Jair Fregona Jr.
74k
Cleyton Koehlert
76K
Rafael Amado
59K
David Oliveira
36K
Silvio Martins
167K
Rafael Telles
63K
Destaque para os dois campeões estaduais de 2007 e 2008, respectivamente, Jayr e Cleyton.
No embate entre ambos, com os blinds em 8k-16k e ante de 4k, Cleyton dá raise de 36k no SB, Jair volta all-in de 38k no BB. Cleyton paga com Q♣Q♠, e Jayr apresenta Q♥K♥. O bordo vem 3♠8♦5♦10♠J♥, e o campeão estadual de 2008 derrota o de 2007. Jayr sai na 6ª colocação. No final, Dant e Cleyton foram para o HU, e em apenas uma mão Dant se tornou campeão.
O mês se encerrou com a brilhante participação dos jogadores do Espírito Santo em Curitiba, na 4ª etapa do BSOP. 30 capixabas estiveram presentes ao evento, sendo que desses, 7 se classificaram para o evento através dos satélites ao vivo da FePES, pagando apenas R$20,00! 9 capixabas foram para o Dia 2 e três ficaram ITM: Bruno Oliveira em 34º, André Melhem (único capixaba a jogar o WSOP em 2008, que caiu no dia 4) em 31º e Rafael Telles em 11º, quase beliscando uma mesa final! Parabéns aos capixabas, que mostraram que no ES também se joga poker de qualidade, fruto do bom trabalho desenvolvido pela FePES ao longo dos últimos anos. Agradecemos também a hospitalidade dos curitibanos e a atenção da organização da BSOP, além dos amigos do site Mebeliska, e de Guikalil, do Podcast da CardPlayer Brasil.
Queremos agradecer a CARDPLAYER BRASIL, nossa parceira de longa data, pelo espaço na revista. Quem desejar saber mais sobre a FePES, acesse fepes.com.br ou envie e-mail para fepes_adm@yahoo.com.br.
CAMPEONATO GOIANO DE TEXAS HOLD’EM
Por Júlio César
6ª ETAPA
Mais uma vez, Players Hold’em Club recebeu um público seleto para a etapa ocorrida no dia 26 de Abril. Depois de mais de oito horas de jogo duro, Dayane Cunha, na bolha da mesa final, foi eliminada por Brunno Castro, que se tornou chip leader disparado. No entanto, ele não conseguiu segurar e foi eliminado em 5º lugar. Restavam Bira Lopes, Marcos Cassol, Larissa Metran e João Rodrigues (Brasinha). O heads-up final ficou por conta do João Rodrigues e Cassol. Com A♦K♥, Cassol paga um all-in do “Brasinha”, que tinha A♥5♥. O bordo trás K♣8♣3♦4♣T♣, e Cassol sagra-se campeão da 6ª etapa. Parabéns, Cassol! Campeão de Rali e de Poker.
7ª ETAPA
No domingo, 17 de maio, o Players Hold’em Club orgulhosamente realizou outra etapa do Campeonato Goiano, com jogadores de diversas cidades de Goiás e do Distrito Federal. Nélio Ferreira, de Brasília, dessa vez foi o bolha da FT. Quando restavam somente três jogadores, o brasiliense Rogers Garcia (claro, um deles tinha que ser de Brasília – e como esses caras jogam!) deu de frente com um rochedo chamado Reinaldo Almeida. Após a eliminação do Rogers, Ralf, então chip leader, só tinha pela frente Reinaldo, um dos jogadores mais técnicos do Campeonato Goiano. Mas a noite era mesmo do Ralf, outro extraordinário jogador, que fechou a disputa de maneira surpreendente ao acertar um flush de Ás! Valeu, Ralf!
8ª ETAPA
Essa etapa, ocorrida no dia 07 de junho, foi uma das mais divertidas e emocionantes do ano. Em clima de muita tranquilidade, mais uma vez João Divino Dorneles Neto chegou à mesa final e, um a um, foi abatendo vários adversários até chegar ao heads-up decisivo contra Diego Cardoso. Dessa vez Diego levou a melhor. Mas João, mesmo ficando em segundo lugar, não se chateou com essa posição, uma vez que, com mais essa colocação, sua posição no ranking goiano lhe confere uma larga vantagem para o segundo lugar. É isso aí, João. Dificilmente alguém alcança esse garoto!
CIRCUITO ABC
No sábado, dia 09 de maio, aconteceu a 3ª etapa do Circuito ABC, que contou com mais de 60 participantes e a presença de alguns dos melhores jogadores da região. Lembrando que o Circuito oferece a “double chance”, e 15 participantes fizeram uso dela, aumentando ainda mais o pot, que acabou dando R$5.000 para o campeão!
Entre os participantes, mais de 13 entraram por satéite, o que reforça a importância e a qualidade desses torneios que estão sendo realizados pelo novo parceiro local, a Poker Leve, que também participou do evento com sua equipe própria.
Após várias horas de torneio, chegamos a mesa final:
A mão que definiu o heads-up foi a seguinte: Franja manda all-in de 16.000 fichas, Thiago dá call. No showdown, Franja mostra 8-3, Thiago apresenta A-2. O bordo vem 5-3-J-4-9, e Thiago acerta um straight, eliminando Franja na 3ª colocação.
Na última mão do torneio, Thiago manda all-in de 40.000 fichas e Julio dá call. No showdown, Julio mostra A♣K♦ e Thiago tinha Q♥7♣ . No flop, Q-8-J. No turn e no river batem, respectivamente, um 8 e um T. Dessa vez é Júlio Salvador que acerta a seguida no river e se torna o grande Campeão do ABC 3ª Etapa!!!
Agradecemos a todos os participantes por prestigiarem mais uma etapa do Circuito. Para maiores informações, envie email para circuitoabcdepoker@gmail.com.
CONHEÇA UM POUCO MELHOR O CAMPEÃO
Nome: Julio César Salvador
Idade: 43
Profissão: Técnico de Informática
Paixão: Poker
Um Livro: A Última Grande Lição
Um Filme: A Lista De Schindler
Uma Comida: Picanha na Brasa
Uma Bebida: Suco de Maracujá (para acalmar as bad beats)
O que pensa do poker nacional atualmente: sinto-me orgulhoso em ver tanta gente de bem se empenhando na organização de torneios, na formação de jogadores, na sofisticação de novas casas, na luta pela regulamentação que, tenho certeza, muito em breve estará concretizada.
Aproveite o espaço e deixe uma mensagem: como apaixonado que sou pelo poker, quero que cada vez mais seja aprimorado, divulgado, praticado, respeitado como esporte que é, e regulamentado. Pois esse esporte que envolve estratégia, perspicácia e respeito pelo adversário, mudou a minha vida para muito melhor. Foi possível fazer amizades com pessoas inestimáveis e respeitadas no mudo do poker – isso não tem preço. Espero alcançar o meu espaço e reconhecimento nesse meio, e vou me empenhar ao máximo para conseguir isso. Abraço a todos!
POKER LEVE
110 Freezout
Essa séries de torneios promovidos pela Poker Leve, dá aos jogadores a oportunidade de participar de eventos grandes em São Paulo. O 110 Freezout acontece toda quinta-feira às 20:30, no Tamoyo (São Caetano). Sua estrutura é de 10.000 fichas iniciais e blinds de 25 minutos.
A série conta com etapas semanais e ranking mensal, privilegiando a assiduidade.
Nos dois primeiros meses o torneio já demonstrou força, contando com a presença de mais de 100 jogadores rankeados, e com média superior a 30 participantes por etapa, garantindo a presença de quatro inscritos no Circuito Paulista: Marcelo “Justin” e Marcos “J4” Alfonso no primeiro mês, e Fabiano Sabor e Danilo Morais no seguinte; além de três jogadores no Circuito ABC: Cris Domeneghetti e Maycon no primeiro mês, e Danilo Molina no segundo.
Circuito Poker Leve
Com buy-in tão acessível, não é a toa que a média de jogadores, em plena segunda-feira, chega aos 60 inscritos. Ao longo de todo o circuito, já são mais de 700 participantes.
Com esse conceito, a Poker Leve promoveu no Rock Poker um torneio que chegou à marca de 85 jogadores em uma das 11 etapas. O Main Event do dia 25/05 teve Lizst como vencedor. Entretanto, alguns nomes mereceram destaques na temporada: Marcelo Magic (campeão), Athayde (vice) e Cláudio Romera (terceiro).
Entre os dias 22/06 e 03/08 acontecerá o Circuito de Férias 35 Nocaute de 5, com sete etapas. Entre os prêmios, troféus, camisetas exclusivas Poker Leve, e assinaturas da CardPlayer Brasil.
Circuito Por Equipes – 1º Etapa
Com a presença de 93 jogadores, distribuídos em 31 equipes, aconteceu no dia 15/05 a 1º etapa do Circuito de Equipes, em Santo André . Apesar da vitória de Gabriel, da equipe Everlast, o destaque ficou por conta da equipe Hotpoker, que colocou três jogadores entre os quatro primeiros, e abriu boa vantagem no ranking geral. Completa o pódium Edu Neto, da equipe TrucoPoker. A segunda etapa ocorrerá no dia 03/07/2009: forme sua equipe e venha participar!
Poker Leve Team
Leandro Skiter (1º), Gabriel Malfatti (2º), Erick Churras (3º), Elton Japa (4º) e Leonardo Uoya (5º), são os integrantes do Poker Leve Team que irão jogar o Circuito ABC em Junho. A seletiva que durou cinco quintas-feiras privilegiou a regularidade dos jogadores, já que o ranking é mensal e todos pontuam. Você pode participar no próximo mês, basta acessar pokerleve.com.br.
MSOP
3ª e 4ª ETAPAS 2009
O MSOP foi criado por um grupo de amigos, com o objetivo de levar o poker a sério. E desde então tem se firmado como um dos grandes torneios do Paraná. Com excelente estrutura física e tratando o poker com profissionalismo, tem proporcionado excelentes torneios a todos os participantes.
E o MSOP continua quebrando recordes no interior do estado. Na 3ª etapa da temporada 2009, ocorrida em abril, 128 jogadores se reuniram para disputar um super prêmio. Após mais de sete horas de torneio, a mesa final, concorrendo a mais um prêmio recorde, foi formada por: Sergio, Claudemir, Nemesis, SergioKM, Biga, Pica-Pau, Mandioca, Michups, Macarrão e Marelo.
E na 4ª etapa não poderia ter sido ser diferente. Os jogadores disputaram um belo prêmio, e os dez mais bem colocados foram: Shiba, Shapes, Paulin, Flavius, João Fernando, Rafael Lima, DuduEPL, Eibran, Carlão Gorini e Paulo Macedo.
Lembrando que os 10 melhores jogadores da temporada participarão da mesa dos campeões, cujo ranking está assim
No ranking por equipes os jogadores concorrem a uma mesa de poker profissional para a equipe melhor pontuada ao final da temporada. Fotos e mais detalhes sobre os torneios em www.msop.com.br