EDIÇÃO 18 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Multipotes

Teste Suas Habilidades


Matthew Hilger

Essas mãos são tiradas da nova e expandida edição de Internet Texas Hold’em: Winning Strategies for Full-Ring and Short-Handed Games. Faça este teste para avaliar suas habilidades. Essas são mãos de limit hold’em nos limites mostrados.

1. $0,25-$0,50: Você tem A3 em posição intermediária. Três jogadores pagam de posição inicial, você também, e o big blind pede mesa. Cinco jogadores veem 972. O UTG aposta, o próximo jogador paga e o seguinte aumenta. Há $2,35 no pote. O que você deve fazer?

Resposta: Você tem o nut flush draw, uma overcard e uma queda para straight na última carta. Já há três jogadores que comprometeram fichas no pote, e você deve ganhar essa mão pelo menos uma vez em três. Cada bet que entra no pote se soma a sua expectativa. Reaumentar também tem o benefício de lhe comprar uma carta grátis no turn. Além disso, o reaumento pode fazer com que uma mão como A-7 largue, lhe dando mais dois outs potenciais para o ás. Reaumente.

Na mão real, o jogador reaumentou e dois pagaram. O turn foi uma dama e o jogador ganhou uma carta gratuita, e conseguiu o flush no river.

2. $0,25-$0,50: Você posta no cutoff e recebe AT. Três oponentes pagam e o jogador a sua direita aumenta. Você paga, o big blind também e um dos jogadores em posição inicial dá fold (nunca largue diante de um raise simples antes do flop quando você tiver entrado de limp). Todos os outros pagam e cinco jogadores veem o flop de 972. O big blind dá bet, um jogador em posição intermediária aumenta, o seguinte larga e o que aumentou primeiro dá call. Há $4,10 no pote. O que você deve fazer?

Resposta: Você tem o nut flush draw e duas overcards. No mínimo, tem oito outs para o nut flush. O 9 não lhe dá o nuts, mas lhe dá uma mão muito forte. Tem-se também seis outs para suas overcards, embora deva descontá-las. Já existem três jogadores que comprometeram fichas no pote, e você tem muito mais do que 1-em-4 chances de ter a melhor mão até o river. Reaumente com seu draw forte.

Na mão real, o jogador reaumentou e conseguiu um ás no turn, apenas para perder para um full house no river.

3. $1-$2: Você recebe A3 em posição intermediária. Um jogador em posição inicial paga, um em posição intermediária também, assim como você, e o big blind pede mesa. Quatro jogadores veem o flop de J88. O big blind aposta, os jogadores de posição inicial e intermediária pagam. Há $7,50 no pote. O que você deve fazer?

Resposta: Geralmente, essa seria uma situação de aumento. Já há três oponentes no pote, você é o último a falar, tem posição e um flush draw com ás. No entanto, o par no bordo complica um pouco a situação. Pode-se muito bem ter apenas sete outs em vez de nove (ou mesmo 12). Com nove outs, suas odds para melhorar são de 2-para-1 contra, então você ganha expectativa positiva ao aumentar com três ou mais oponentes. Contudo, com apenas sete outs, tem-se cerca de 2,6-para-1 contra para melhorar. Se as odds fossem de 3-para-1, seria indiferente, já que ganharia 25% das vezes e é um dos quatro jogadores no pote. Com 2,6-para-1, tem-se uma expectativa ligeiramente positiva. Todavia, é preciso descontar seus outs um pouco mais, já que pode melhorar e conseguir um flush, mas perder para um full house. Por exemplo, se o J surgir, um flush é quase inútil. Aumentar poderia lhe comprar uma carta grátis, mas, por outro lado, você também arrisca um reaumento de alguém que tenha uma trinca.

O que se deve fazer? Na pior das hipóteses você tem sete outs, não está tão mal e não perde muito aumentando. Na melhor das hipóteses, você tem 12 outs. Aumente.

4. $1-$2: Você recebe 8 7 no small blind. O UTG aumenta, um jogador em posição intermediária paga e você dá um call questionável. O big blind desiste e três jogadores veem o flop de A103. Você pede mesa, o que aumentou aposta e o jogador em posição intermediária paga. Há $9 no pote. O que deve ser feito?

Resposta: Você tem nove outs, o que lhe dá 2-para-1 contra para melhorar. Diante de dois oponentes, você é indiferente ao fato de mais bets entrarem no pote, já que você ganha cerca de 33% das vezes – o que é uma situação de zero a zero, já que você contribui com uma das três bets que entram no pote. Quando se tem draws fortes, deve-se sempre levar em consideração se a agressividade lhe dá uma chance de ganhar o pote em streets posteriores. Por exemplo, se o bordo for K-9-4, você pode fazer mãos como A-Q, Q-J ou 8-8 largarem até o river, se você demonstrar agressividade. Contudo, nessa mão, diante da aposta e do pagamento no flop, é improvável que possa ganhar sem um showdown. Além disso, aumentando, corre-se o risco de ver um reaumento do jogador que deu raise primeiro, forçando o outro oponente a desistir. Nesse caso, você perderia expectativa contra apenas um oponente. Há também o problema de estar fora de posição na mão. Dê call.

Na mão real, o jogador pagou e conseguiu o flush no turn, e decidiu apostar.

5. $1-$2: Você recebe T9 em posição inicial. Os dois outros jogadores em posição inicial pagam, você também, assim como o button e o small blind, e o big blind pede mesa. Seis jogadores veem o flop de 865. O small blind aposta, o big blind aumenta, o UTG paga e o jogador seguinte desiste. Há $11 no pote. O que se deve fazer?

Resposta: Você tem um draw muito forte com um belo flush draw e queda para a gaveta. Também tem duas overcards. Com 12 outs fortes e três oponentes já no pote, deve-se tentar maximizar as apostas que entram no pote. Você também tem posição sobre o que deu bet e o que deu raise, então o reraise pode lhe dar uma carta grátis no turn. Reaumente.

Na mão real, o jogador pagou e todo mundo pediu mesa no turn. O jogador conseguiu o flush no river e obteve um call.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×