EDIÇÃO 17 » ESPECIAIS

Peter Eastgate Ganha o Evento Principal da World Series of Poker 2008

O mais jovem campeão do Main Event


Ryan Lucchesi

Parte I: Os “Nove de Novembro” Se Tornam os Dois Últimos

Os Nove de Novembro finalmente se reencontraram para jogar a mesa final do Main Event da World Series of Poker 2008, no dia 9 de novembro. A pausa de 117 dias na ação fez dessa mesa final um dos eventos mais esperados da história do poker. The Penn and Teller Theater, no Rio All-Suite Hotel and Casino, foi o cenário para esse espetáculo, e estava lotado de fãs e jogadores de poker, mas principalmente de familiares e amigos de cada jogador sentado à mesa final (mais notadamente Dennis Phillips, que precisou de 359 ingressos para acomodar o grupo que ele trouxe de St. Louis, Missouri). Cada integrante trouxe para a mesa um pouco do clima da torcida, que chegou fazendo barulho e continuou a torcer por seus jogadores até tarde da noite, à medida que se aproximavam de ganhar mais de $9 milhões e a imortalidade no poker.

Kim foi all-in na primeira mão de jogo, e recolheu os blinds e antes de que ele dolorosamente precisava para manter seu pequeno estoque. No entanto, apesar dessa ação prematura, a primeira hora dos jogadores na mesa final foi um exercício para se livrar da ferrugem que tinham acumulado durante o prolongado hiato. Durante esse período, cada jogador tinha tido uma abordagem diferente do intervalo. Alguns tinham decidido passar o maior tempo possível na mesa de poker, como Scott Montgomery, que disputou quase todos os grandes torneios durante o ínterim, enquanto outros permaneceram na penumbra, como Darus Suharto, que voltou a seu emprego de contador durante a pausa. Um dos Nove de Novembro até obteve sucesso em outra mesa final da WSOP entre julho e novembro: Ivan Demidov acabou em terceiro lugar no Main Event de £10.000 da WSOP Europe no início de outubro, ganhando £334.850. Enquanto seus oponentes tinham que apressar o passo logo no começo, Demidov estava confiante e rapidamente tomou a liderança em fichas de Phillips para depois aumentá-la e servir de exemplo aos competidores.

Ivan Demidov Dispara na Liderança

Mão nº 18
Blinds/Antes: 150.000-300.000 com antes de 40.000
Estoque Inicial de Ivan Demidov: 22.380.000
Estoque Inicial de Dennis Phillips: 21.645.000

Do button, Ivan Demidov aumentou pré-flop para 1,025 milhões depois que Dennis Phillips entrou de limp em UTG. Então Phillips reaumentou para 3,525 milhões. Demidov subiu para 8,225 milhões, e Phillips pagou depois de cerca de 30 segundos de hesitação. O flop veio J108 e Phillips apostou 4,5 milhões. Demidov decidiu ir all-in, e Phillips ficou pensativo. Ele acabou largando, e Demidov ganhou o pote e aumentou sua liderança em fichas.

Estoque de fichas de Demidov após a mão: 35.875.000
Estoque de fichas de Phillips após a mão: 8.880.000

Muitos jogadores duplicaram seus estoques durante as primeiras horas de jogo, incluindo Kim, Suharto e Rheem, e depois da trombada com Demidov, até Phillips teve que duplicar para salvar sua vida no torneio. As eliminações eventualmente começaram depois de quatro horas de jogo, quando a trinca de setes flopada por Marquis (mão favorita de 24-1) perdeu para o runner-runner straight de Montgomery, que segurava A-Q e mandou Marquis para casa em nono lugar com $900.670 em dinheiro. Na mão seguinte, foi Kim que viu todas as suas fichas em risco e, pela segunda mão seguida, um jogador foi eliminado. Tanto Suharto quanto Demidov pagaram a aposta de Kim, que nem se deu ao trabalho de mostrar suas cartas quando descobriu que Suharto tinha acertado um par de noves para eliminá-lo na oitava colocação. Kim levou para casa $1.288.217. Rheem saiu em seguida, de uma maneira que lembrou a todos que assistiam acerca a crueldade do poker. Ele foi all-in com A-K e dominava Peter Eastgate, que tinha A-Q. Mas quando o bordo trouxe Q-7-5-9-4, Rheem foi fazer as malas em sétimo lugar, levando $1.772.650.

Enquanto a primeira leva de eliminações acontecia, Phillips começou a se reerguer e chamou sua torcida, que passou a ser conhecida como os “Phillipians”, devido às camisas brancas e bonés vermelhos do St. Louis Cardinals que os faziam parecer um exército de pessoas quer tinham decidido se vestir como Phillips para o Halloween. Na 86ª mão, Phillips voltou à disputa como sério candidato ao título.


Dennis Phillips Ganha um Grande Pote

Mão nº 86
Blinds/Antes: 250.000-500.000 com antes de 50.000
Estoque Inicial de Dennis Phillips: 18.150.000
Estoque Inicial de Ivan Demidov: 39.925.000

Phillips aumentou para 1,3 milhões pré-flop e Demidov pagou. O flop veio K33 e Demidov pediu mesa. Phillips apostou 2,55 milhões e Demidov pagou. O turn foi o 7 e ambos os jogadores pediram mesa. O river trouxe o K e Demidov pediu mesa. Phillips apostou 5 milhões e Demidov refletiu durante vários minutos antes de decidir pagar. Phillips mostrou K Q, levou o grande pote e foi impulsionado para o top três — e seus mais de 300 fãs foram à loucura, como de costume.

Estoque de fichas de Phillips após a mão: 27.550.000
Estoque de fichas de Demidov após a mão: 31.075.000

Suharto foi o próximo jogador a cair quando seu A-8 foi dominado pré-flop pelo A-Q de Montgomery, e ele não teve mais chances quando Montgomery acertou, no turn, um flush de espadas com ás, mandando seu companheiro canadense para fora do torneio em sexto lugar. Suharto faturou $2.418.563 em dinheiro. Montgomery sofreria destino similar alguns minutos mais tarde, mas não antes de se envolver no maior pote do dia contra Demidov.


Scott Montgomery versus Ivan Demidov

Mão nº 114
Blinds/Antes: 250.000-500.000 com antes de 50.000
Estoque Inicial de Ivan Demidov: 24.975.000
Estoque Inicial de Scott Montgomery: 32.050.000

Montgomery aumentou para 1,5 milhões pré-flop do small blind e Demidov reaumentou para 4,025 milhões do big blind. Montgomery pensou por um instante e então voltou all-in com seus 24,375 milhões restantes. Demidov deu call com K K, Montgomery mostrou A 9 e o bordo veio 6 6 4 10 3. Demidov sofreu com as duas cartas mais difíceis de sua vida e duplicou seu estoque ganhando a maior mão do torneio até então.

Estoque de fichas de Demidov após a mão: 50.100.000
Estoque de fichas de Montgomery após a mão: 7.075.000

Depois de Montgomery ter empurrado all-in na hora errada, foi só uma questão de tempo para que ele fosse eliminado. Da segunda vez que ele colocou seu estoque no meio pré-flop, Eastgate pagou com um par de seis. O A3 de  Montgomery não melhorou e ele levou para casa $3.096.678 pela quinta colocação.

De Quatro a Dois em Quatro Horas
A mesa final tinha experimentado alguns abalos sísmicos até chegar aos últimos quatro e, embora a linha de chegada estivesse se aproximando com a definição do heads-up que decretaria o final da disputa no dia, nenhum dos jogadores restantes ia desistir fácil dos milhões de dólares em jogo. Os últimos quatro precisaram de quase quatro horas para que um fosse eliminado. Em um bordo com K82K5, Schwartz deu all-in blefando no momento errado, pois Eastgate tinha um par de cincos e não sairia do jogo com um full house. Schwartz timidamente revelou A10 depois que foi pago, e levou $3.794.974 para casa por seu quarto lugar. A mão também deu a liderança em fichas para Eastgate: com três jogadores remanescentes, ele detinha quase metade das fichas em jogo.

Apenas 14 mãos depois, o final da noite veio e Eastgate tinha muito mais da metade das fichas em disputa após a mão final (nº 169). Ironicamente, foi o homem que tinha sido o coração da mesa final o eliminado em terceiro lugar. Com seus últimos 14,55 milhões, Phillips decidiu ir all-in em um flop que tinha J43, e Eastgate ficou feliz em pagar, pois segurava um par de três, tendo flopado uma trinca. Phillips mostrou 10 9 e precisava de muita ajuda para acertar um runner-runner straight e manter vivas suas esperanças no torneio, bem como a torcida da maioria das pessoas no local. A esperança morreu quando um ás surgiu no turn, dando fim à primeira parte da mesa final. Phillips levou para casa $4.517.773 em dinheiro. Eastgate somou as fichas de Phillips ao seu já corpulento estoque, e foi para a cama com a liderança para a batalha heads-up contra Demidov.

Parte II: Eastgate Controla a Batalha Heads-Up e Se Torna o Mais Jovem Campeão Mundial da História

Às 22h da noite seguinte, os dois últimos jogadores retornaram para disputar o título e o enorme primeiro prêmio, e foram recebidos por uma casa lotada de fãs de poker, amigos e familiares. A batalha seria longa entre os dois, com os blinds e antes ainda permitindo que muito poker fosse jogado.

Contagem de Fichas no Heads-Up:
Peter Eastgate: 79.500.000
Ivan Demidov: 57.725.000

Quando tudo chegou ao fim, novos recordes foram atingidos na mais longa mesa final de um Main Event da World Series: tivemos os maiores blinds (500.000-1 milhão) atingidos na história do campeonato mundial e o mais jovem campeão de todos os tempos.

O jogo começou devagar entre os dois na 170ª mão da mesa final, e foi Demidov quem ganhou a maioria dos potes iniciais durante esse cuidadoso e comedido período de jogo, e ele recuperou a liderança em fichas. Porém, essa vantagem teve vida curta, e Eastgate retaliou ganhando todos os potes certos nos momentos certos. Eis as grandes mãos que prepararam o terreno para a vitória de Eastgate:

 

Eastgate Ganha o Primeiro Grande Pote do Heads-Up

Mão nº 204
Blinds/Antes: 400.000-800.000 com antes de 100.000
Estoque Inicial de Peter Eastgate: 73.225.000
Estoque Inicial de Ivan Demidov: 63.675.000

Demidov aumentou para 2,8 milhões pré-flop e Eastgate pagou. O flop veio AJ3 e ambos pediram mesa. O J veio no turn e Eastgate apostou 3,25 milhões. Demidov pagou, e o river trouxe o Q. Demidov pediu mesa e Eastgate abriu a ação mais uma vez com 6,95 milhões. Demidov pensou por um momento e então pagou. Eastgate revelou AQ e Demidov deu muck.

Estoque de Eastgate após a mão: 86.325.000
Estoque de Demidov após a mão: 50.575.000

Eastgate Atinge a Marca de 100 Milhões

Mão nº 208
Blinds/Antes: 400.000-800.000 com antes 100.000
Estoque Inicial de Peter Eastgate: 86.825.000
Estoque Inicial de Ivan Demidov: 50.075.000

Demidov aumentou pré-flop para 2,75 milhões e Eastgate pagou. O flop veio 976 e Demidov apostou 3,625 milhões. Eastgate pagou, e o J veio no turn. Ambos os jogadores pediram mesa, e a Q surgiu no river. Demidov apostou 7 milhões e Eastgate pagou. Eles viraram suas mãos e Demidov tinha A 10 contra J 8 de Eastgate.

Estoque de Eastgate após a mão: 100.300.000
Estoque de Demidov após a mão: 36.600.000

Demidov Sofre uma Grande Fatiada

Mão nº 267
Blinds/Antes: 500.000-1 milhão com antes de 150.000
Estoque Inicial de Peter Eastgate: 86.850.000
Estoque Inicial de Ivan Demidov: 50.050.000

Do button, Demidov aumentou pré-flop para 2 milhões, e Eastgate pagou. O flop veio K107 e ambos pediram mesa. O J apareceu no turn e Eastgate apostou 2,5 milhões. Demidov aumentou para 8 milhões e Eastgate pagou. O river trouxe o 3 e Eastgate pediu mesa. Demidov apostou 12 milhões e Eastgate pagou novamente. Eles revelaram suas mãos e Demidov tinha A9. Eastgate mostrou 74 e levou o pote com um flush de ouros, ganhando uma enorme liderança.

Estoque de Eastgate após a mão: 109.000.000
Estoque de Demidov após a mão: 27.900.000

Demidov sofreu um baque ainda maior quando Eastgate acertou um full house, com um par de três num bordo que tinha 8-8-5-3-9, o que reduziu seu estoque para apenas 20 milhões na 271ª mão da mesa final, e a última mão veio alguns minutos mais tarde.

Eastgate Ganha o Evento Principal da WSOP 2008 ($9.152.416)

Mão nº 274
Blinds/Antes: 500.000-1 milhão com antes de 150.000
Estoque Inicial de Peter Eastgate: 120.550.000
Estoque Inicial de Ivan Demidov: 16.350.000

Eastgate entrou de limp do button e Demidov pediu mesa pré-flop. O flop veio K 3 2 e Demidov pediu mesa. Eastgate apostou 1,25 milhões e Demidov pagou. A carta do turn foi o 4 e Demidov pediu mesa. Eastgate apostou 2 milhões e Demidov deu um check-raise de 6 milhões. Eastgate pagou, e o 7 surgiu no river. Demidov foi all-in com seus 7,95 milhões restantes e Easgate pagou. Demidov revelou 42, dois pares, mas Eastgate mostrou A5, uma seqüência terminada em cinco, e ganhou o torneio.

Eastgate correu até o grupo de amigos que o estava apoiando com uma barulhenta torcida a noite toda, e em celebração triunfante abraçou o também dinamarquês, vencedor de um bracelete de ouro da WSOP, Jesper Hougaard. Os dois são os únicos jogadores da Dinamarca que ganharam o ouro da WSOP, mas foi Eastgate quem se tornou o primeiro campeão mundial dinamarquês. Ele também se tornou o mais jovem campeão mundial da história, com 22 anos, 10 meses e 28 dias de idade, quebrando em quase dois anos o recorde de Phil Hellmuth (24 anos, 10 meses, 5 dias) em 1989. Eastgate também conseguiu a distinção de se tornar o quinto jogador estrangeiro a ganhar o Main Event da WSOP, e o primeiro a fazer isso desde Joe Hachem (Austrália) em 2005. Eastgate levou para casa $9.152.416 em dinheiro, o que instantaneamente o colocou em segundo lugar na lista dos que mais ganharam dinheiro na WSOP em todos os tempos.

Demidov recebeu $5.809.595 pelo vice-campeonato, e ganhou a distinção de se tornar o primeiro jogador a participar das mesas finais dos Eventos Principais da WSOP e WSOP Europe no mesmo ano. A vitória do dinamarquês contra seu oponente russo acontece em uma época em que os torneios high-stakes de poker estão passando por seu maior crescimento na Europa. Daqui a alguns anos, Eastgate pode muito bem ser considerado o Chris Moneymaker do poker europeu.

 

Uma Conversa Com o Campeão Mundial: Peter Eastgate

Questão: Você está muito calmo agora, levando em conta que é o novo campeão mundial de poker e ganhou mais de $9 milhões. Você já percebeu a dimensão de seu feito?
Peter Eastgate:
Eu ainda não percebi a grandeza disso, que vai vir nas próximas semanas e nos próximos dias.

Q: Você era muito competitivo quando criança?
PE:
Eu sou simplesmente um jogador. Tenho jogado há quatro anos e foi assim que aprendi poker. Eu adoro o jogo e seus esforços psicológicos. Nos primeiros dois anos, eu ficava no zero a zero, mas aprendi durante esse tempo.

Q: Como você se sente sendo o mais jovem campeão do Main Event?
PE:
Eu me sinto incrível, e me sinto melhor ainda por ter quebrado o recorde de Phil Hellmuth. Eu não me concentrava no recorde, mas no jogo. Estava determinado a vencer hoje.

Q: Que parcela do poker que você joga se dá online?
PE:
Eu adoro jogar na internet, e adoro cash games online. Aí é que está a ação, e eu adoro ação.

Q: Você detectava tells específicas dos jogadores cujos blefes você percebeu durante a mesa final?
PE:
Eu conseguia perceber os blefes absolutos, e tinha uma noção se eles estavam fortes ou fracos, ou se iam aumentar ou largar. Eu conseguia algumas leituras quando eles olhavam para suas cartas, e isso entregava a força de suas mãos.

Q: Muitos jovens jogadores vão lhe ver na TV e vão querer alcançar o mesmo feito que você alcançou. Que conselho você daria a eles?
PE:
O conselho seria praticar administração de bankroll e ser disciplinado no jogo. Você terá de melhorar seu poker jogando muitas mãos e gastando muitas horas. O valor de suas sessões virá com as situações críticas na mesa, e você certamente irá se tornar um jogador melhor e se aperfeiçoar à medida que ganhar experiência.



Uma Conversa Com o Vice-Campeão: Ivan Demidov

Question: Você está satisfeito com a maneira como jogou essa noite?
Ivan Demidov: É difícil dizer, provavelmente não, mas eu realmente não fazia idéia de como ele iria jogar nesse momento. Ele tinha mais experiência que eu, então talvez às vezes eu tenha feito calls ruins quando deveria ter simplesmente largado, mas eu achava que ele iria blefar... e fiz alguns blefes em momentos errados.

Q: Você foi quem tomou a iniciativa ontem e no começo do heads-up. O que o fez desacelerar e virar a mesa contra você na disputa com Peter Eastgate?
ID: Eu consegui algumas mãos no começo e achei que as joguei bem, e, depois disso, aconteceu o contrário. Eu não conseguia ganhar nenhum pote grande e não recebia mãos fortes, e foi isso.

Q: Quanto de sua experiência na mesa final do Main Event da World Series of Poker Europe lhe ajudou em termos de confiança e calma nessa mesa final?
ID:
Eu simplesmente aumentei meu nível de confiança. Eu realmente não aprendi nada de novo na mesa com apenas uma mesa final, e isso não mudou meu jogo, mas definitivamente me ajudou a me sentir confiante e menos nervoso.

Q: Essa disputa heads-up veio numa época em que está havendo um grande crescimento dos torneios high-stakes na Europa. Você acha que isso vai inspirar ainda mais jovens jogadores europeus a começar a jogar poker?
ID:
Sim, definitivamente. Nos últimos anos, muito mais jogadores europeus, especialmente russos, estão vindo jogar na World Series e em outros grandes eventos. Jogadores norte-americanos têm predominado, mas isso agora vai mudar, e vamos ver muitos jogadores europeus, sul-americanos e asiáticos ganhando também. O poker está crescendo.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×